Análise – American Truck Simulator

Conhecida pela ótima reputação no gênero com a série 18 Wheels of Steel e aproveitando o enorme sucesso de Euro Truck Simulator 2 (ETS2), em setembro de 2013, apenas 9 meses após o lançamento de ETS2, a SCS Software anunciou que estava desenvolvendo o aguardado American Truck Simulator.

A notícia foi super bem recebida pelos fans do gênero, ansiosos para retornarem ao solo Americano depois de anos dirigindo pelos países da Europa com os títulos anteriores da SCS. A ansiedade foi bem gerenciada pela SCS, que deixou claro aos fans que o projeto seria feito de forma gradual e não estava nem perto de ter uma data de lançamento, visto os recursos limitados da SCS e do foco na época estar quase que totalmente nas expansões que ETS2 iria receber.

O desenvolvimento de ATS foi realmente gradual, com updates esporádicos em meio as novidades de ETS2, até que finalmente em Dezembro de 2015 a data de lançamento foi divulgada: 3 de Fevereiro de 2016, praticamente 2 anos e meio após o primeiro anúncio.

A partir da definição do lançamento a SCS passou então a divulgar periodicamente mais e mais detalhes sobre o jogo a fim de alimentar ainda mais a ansiedade dos fans, o que de fato ocorreu. Só que ao mesmo tempo alguns jogadores mais ávidos e experientes em ETS2 começaram a questionar o quão similar ATS era do seu antecessor e se era justificável ser um jogo a parte.

ATS_img1

Gameplay

Você inicia como um motorista atuando por contrato, ou seja, dirigindo caminhões de empresas para fazer entregas rápidas. O objetivo inicial do jogo é que você vá juntando dinheiro suficiente para comprar seu primeiro caminhão, que lhe abrirá as portas para cargas que pagam mais do que as encomendas rápidas. Em comparação com ETS2 há pouquíssimas diferenças no gameplay, a citar as Balanças de Pesagem ao longo das estradas (mas nas 10+ horas em que joguei só vi uma) e carros de polícia que foram adicionados e funcionam como radares ambulantes. De resto, ATS é basicamente ETS2 em um mapa diferente. Não que isso seja ruim, mas creio que alguns elementos novos poderiam ter sido adicionados.

Dicas para iniciantes

  • Caso não possua um volante, ao menos jogue com um Joystick, como o controle do Xbox 360 para PC. Já ajuda muito.
  • Siga os passos de setup do jogo na primeira vez que rodar, especialmente o Wizard de controle se estiver usando Joystick.
  • Nas configurações é possível ativar/desativar simulador de fadiga, consumo real de combustível, limitador de velocidades e multas. Fica a critério de cada um, mas cuidado com as multas no início do jogo, elas são realmente pesadas, por isso sugiro desativar até você estar acostumado e ter comprado sua primeira garagem.
  • Não se assuste com o baixo valor das entregas rápidas. Assim que você terminar algumas cargas o Banco irá lhe oferecer um empréstimo.
  • Sempre escolha estacionar o caminhão no modo que dá mais XP, isso é importante para você ganhar level e ir liberando suas habilidades.
  • Pegue o empréstimo de U$ 100.000 assim que estiver disponível, mas não gaste com um caminhão ainda. Você precisará de mais dinheiro, mas precisa pegar este para liberar o de U$ 400.000.
  • Assim que o de empréstimo de 400k estiver disponível, pegue-o. Vá então a uma concessionária e compre seu caminhão. O mais barato fica em torno de 120k.
  • Vá fazendo suas entregas normalmente, e coloque todos os primeiros pontos de habilidade em Longa Distância – é a que dá mais dinheiro no início. Depois sugiro colocar 3 pontos em Carga Perigosa, depois 2 pontos em Altor Valor, e a partir daqui tanto faz, vá fazendo conforme sua preferência (deixe por último a parte de Economia de Combustível, é a menos relevante)
  • O seu próximo objetivo é comprar uma nova garagem (180k) + um outro caminhão (120k) e contratar um motorista (são pagos por entrega).
  • Não faça upgrade da sua garagem inicial. Não vale a pena pois custa os mesmos 180k e você só ganhará 2 slots a mais, visto que seu próprio caminhão ocupa 1. Compre uma garagem nova em uma cidade distante da sua, mas de preferência que seja uma das cidades principais pois possuem mais trabalho.
  • Assim que possuir dinheiro suficiente, compre então sua nova garagem + caminhão e contrate seu primeiro motorista. A partir daqui é que o dinheiro começa a entrar.
  • Vá fazendo suas entregas e ganhando mais dinheiro, e assim que possível compre mais 2 caminhões para lotar sua garagem, e depois continue repetindo o processo comprando mais garagens e caminhões.
  • Não esqueça de sempre contratar os motoristas, e também gerenciar as habilidades deles (coloque todos em Longa Distância)

Gráficos e interface

ATS utiliza a priori a mesma engine de ETS2. Nos meus testes notei que ATS roda um pouco melhor (mais FPS), mas infelizmente por ser a mesma engine ATS ainda utiliza DX9 e visualmente os jogos são idênticos, desde os menus até a maioria das opções de configuração, sendo possível inclusive copiar o arquivo de configuração de controle de um para o outro.

O resultado é que ATS tem gráficos de uma engine de 3 ou 4 anos atrás que já não é lá conhecida por sua qualidade – em ambos os games os gráficos deixam a desejar por possuírem um estilo mais cartoon e um tratamento onde as cores ficam meio “lavadas”. Isso faz praticamente obrigatória a utilização de ferramentas externas para melhorar a qualidade dos jogos, onde a mais conhecida e utilizada é a SweetFX. Saiba como configurá-lo aqui, e caso queira esse profile é o que eu uso.

Veja abaixo um comparativo mostrando o impressionante resultado alcançado com o SweetFX sem afetar em nada a performance.

[twentytwenty]
ATS_before ATS_after
[/twentytwenty]A esquerda o gráfico normal do jogo com tudo no máximo, a direita com SweetFX ligado.

Não que o jogo não seja capaz de produzir belas imagens, especialmente usando SweetFX, mas não ter suporte a DX11 em um jogo de 2016 é bem desanimador considerando que limita o uso de soluções multi-GPU e também o ganho ao utilizar placas top de linha.

Outro ponto importante de notar: ATS possui somente suporte oficial a sistemas 64-bits.

Dicas

  • Se você possuir monitor de 120Hz +, selecione a opção, não deixe no padrão.
  • Se seu PC aguentar, coloque as configurações de Dimensionamento em 200% ou 300%. Isso significa que o jogo será renderizado em uma resolução 2x ou 3x maior e reduzido para a resolução real, o que ajuda muito em melhorar a qualidade do jogo e no AA – mas claro, afeta a performance.
  • Se for utilizar o SweetFX, desative o AA do jogo, HDR e Correção de Cores.
  • Deixa todas as configurações de Retrovisores no médio.
  • Nas configurações de Jogo, recomendo colocar a Intensidade do Freio quase no máximo e a Estabilidade do Reboque no máximo. É nessa janela também que você pode mudar para utilizar o jogo em Português com medições em Km, Kg e Celcius.
  • Sugiro também dar uma boa olhada em Teclados/Botões e Controles para configurar conforme sua preferência.

Modificações (mods)

É uma das partes mais divertidas do jogo, possuindo suporte oficial como ETS2. Não há praticamente nenhuma restrição do que pode ser realizado com os mods, sendo possível adicionar novas cidades no jogo, novos caminhões, modificações de trânsitos, hacks, enfim, tudo que se pode imaginar. Dá até para iniciar um profile novo com tudo destravado, todas as garagens compradas, todos os caminhões… só não sei porque alguém iria querer isso.

O problema é que não há nenhuma diferença ou novidade ao suporte de mods dentro de ATS, ao menos por enquanto. Aqui, mais uma vez, os jogos são idênticos, o que dá uma grande vantagem a ETS2 por ser mais antigo e possuir uma enorme quantidade de mods  – a citar os incríveis RusMap e ProMods, que adicionam vários outros países da Europa + Rússia.

Dicas

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Conclusão

Para quem gosta do gênero como eu, American Truck Simulator pode render várias horas de diversão, e as estradas e visuais americanos são bem bancas. É notável o esforço da SCS de fazer as cidades menos genéricas e mais parecidas com as do mundo real (em ETS2 é tudo meio igual), e também de colocar mais “vida” com a adição de pedestres, carros estacionados e objetos pela estrada – algo que poderia ser feito em ETS2 através de um patch.

Só que nem tudo são flores, e o jogo vem sendo criticado pela “escala” escolhida pela SCS – 1:34 frente a 1:19 de ETS2 – que segundo jogadores americanos comprimiu demais as distâncias no jogo modificando o landscape e a sensação de distância nas estradas americanas. Unindo isso ao fato de que o jogo foi lançado com apenas 2 estados e algumas cidades / rodovias, em cerca de 10 a 15 horas de jogo você já terá passado por praticamente todos os locais. E o apelo de dirigir caminhões americanos não é nenhuma novidade para quem tem ETS2, visto que os mesmos caminhões estão em ETS2 através de mods há bastante tempo.

Com tudo isso, considerando todo o cenário concluo que as poucas diferenças existentes não justificam ATS ser um jogo a parte de ETS2.

Eu particularmente gosto muito da SCS Software, entendo as limitações que possuem por serem um desenvolvedor pequeno e queria muito poder dar uma boa nota para ATS. Mas como gamer não posso ignorar que em pleno 2016 estamos recebendo um jogo feito com uma engine de 2013 sem inovações e lançado com um conteúdo muito menor (e mal escalonado) que seu antecessor. O fato é que na maior parte do tempo dá para esquecer facilmente que trata-se de um novo jogo, ficando a forte impressão de que ATS poderia ser uma expansão de ETS2 – algo como Euro Truck Simulator 2: Going USA.

Talvez a própria produtora entenda isso já que o jogo custa 20 dólares nos EUA, mas infelizmente para outros mercados o valor baixo não se manteve, fazendo ATS custar absurdos R$ 79,00 na Steam brasileira – praticamente o dobro do valor de ETS2 a R$ 39,90.

Sendo assim, a menos que você faça muita questão de se sentir “dirigindo pela América”, recomendo que espere ATS evoluir e por enquanto fique com Euro Truck Simulator 2. É muito mais negócio.