YAKUZA 0_20180803144901

Quarentena e Xbox Game Pass – Parte 1

Com a crise do novo coronavírus, de repente nos encontramos presos em casa (por uma boa razão). Enquanto alguns aprendem tricô, marcenaria ou mesmo política internacional, todos sabemos que a alternativa correta é aproveitar pra botar todos aqueles jogos em dia – e adicionar tantos outros à fila. Pensando nisso, eu, Matheus Reis (@mat_reis), venho como convidado especial do Jogazera para trazer a vocês uma pequena seleção de jogos que estão disponíveis no Xbox Gamepass (e claro, para compra em geral).

Não vou analisar os “Big Four” – The Witcher 3, Final Fantasy IX, Red Dead Redemption II e Final Fantasy XV – pois você pode encontrar uma análise bem mais detalhada nos links.

Yakuza 0

Neste prequel para o clássico jogo original da série, voltamos ao bairro de Kamurocho, Tóquio, em 1988, sendo tragados por uma grande conspiração dentro da máfia pelo controle da região. Conhecemos um Kazuma Kiryu jovem, ainda buscando seu espaço dentro da família Dojima; mas também controlamos um sinistro Goro Majima fazendo de tudo para voltar a fazer parte de seu clã.

Um dos fatores que tornam Yakuza 0 um excelente jogo é a diversidade de coisas a se fazer. Gerenciar um cabaré, jogar boliche, pescar, clube da luta, ter sua empresa de real estate, namorar por telefone, dardos, sinuca, mahjong, karaokê e tantas, tantas outras possiblidades estão espalhadas pela cidade para quando se deseja dar uma parada na pancadaria. Não que esta seja chata; pelo contrário, com mais de seis estilos diferentes (e uma infinidade de armas), é difícil enjoar do combate.

Ah, isso para não citar as diferentes 100 substories presente na aventura, que trazem o carisma e confusão de Karumocho à vida: algumas com um tom sério, representando e questionando os problemas da sociedade; outras… bom, a imagem abaixo fala por si:

Yakuza 0 foi um jogo que baixei despretensiosamente, por sugestão de um amigo, e acabei tendo quase 100h de jogo. Com uma história cativante, um belo ambiente a se explorar e uma diversidade de coisas a se fazer, é um jogo que recomendo a todos hoje em dia.

Untitled goose game

Ganhador de dez prêmios e uma nomeação para melhor jogo independente no The Game Awards 2019, Untitled Goose Game foi uma das mais interessantes experiências que já tive com jogos. A proposta do jogo é bem direta: você é um ganso, e gansos são ******** por natureza. Então sua missão é simples: causar a discórdia e o caos em um vilarejo que teve o azar de estar perto de sua toca.

Com um visual original, uma trilha sonora extremamente delicada, e diversas maneiras de realizar seus truques, Untitled Goose Game é um jogo muito agradável, ideal para momentos de relaxamento. Não é muito longo (acho que terminei em umas 4h, sem fazer as quests extras – que são consideráveis), porém isso não tira seus méritos; pelo contrário, achei que se encaixou perfeitamente em sua proposta.

Untitled Goose Game é o jogo ideal para uma tarde chuvosa, ou quando você precisa daquele momento para desestressar, além de bastante family-friendly. Uma outra (boa) surpresa que tive. E lembre-se: peace was never an option. HONK!

Shadow Tactics: Blades of the Shogun

Misturando Tenchu e Hitman, Shadow Tactics te leva para o Japão Feudal, onde um grupo conspira contra o xogunato. Você deve cumprir missões em mapas extremamente elaborados, indo desde assassinatos até furtos de documentos, utilizando as mais diversas táticas para eliminar seus adversários permanecendo oculto.

Você assume o controle de até cinco personagens por missão, cada um com características e habilidades específicas; saber utilizar o potencial de cada um é essencial para concluir as tarefas. Cada missão também conta com desafios extras próprios para aqueles que desejam um desafio extra. Ademais, o jogo conta com um mecanismo de planejamento/sincronização de ações muito interessante, que, se bem executado, permite limpar uma área rapidamente sem chamar atenção (além de realizar combinações elaboradas para problemas complexos).

Infelizmente o jogo não se encontra mais disponível no Game Pass, mas vale a pena compra-lo caso ele esteja com um valor bom!