Nova Steam: curadoria, customização e descobertas são destaques

A Valve reformulou a Steam para os jogadores acharem mais fácil os jogos que querem. Com quase 4000 títulos para três sistemas operacionais – sendo que 1,300 chegaram só nos últimos nove meses, segundo a empresa – pode ser bem difícil descobrir novos jogos, ou, pelo menos, os jogos que realmente seriam bons para você, usuário da plataforma.

É ai que entra o “Update Discovery” da Steam, que é bem mais que só uma remodelação visual do serviço.

Uma das maiores mudanças no update é a nova página principal da Steam, com novas formas de customização, opções e filtros. A Steam agora disponibiliza recomendações personalizadas baseadas no que você está jogando recentemente, suas compras anteriores, sugestões dos seus amigos e jogos destacados pelos “Curadores Steam“, os novos “críticos” da Comunidade.

A nova home da Steam também mostra informações como novos lançamentos, destaques e promoções recentemente atualizadas. Tudo isso com o display da Lista de Descobertas, uma lista diária dos lançamentos mais recentes e mais vendidos que os usuários podem pesquisar e personalizar para recomendações futuras. Por essa lista é possível colocar jogos para a lista de desejos, seguir suas atualizações ou simplesmente ignorá-los.

Dá uma sacada como é a página da Lista de Descobertas:

Steam Discovery Queue
Baseada em informações de cada usuário, a Steam terá a Lista de Descobertas, completamente personalizada para quem a acessa.
Os novos filtros trazem a possibilidade de mostrar e esconder coisas como os lançamentos do Acesso Antecipado, software que não tem a ver com jogos e games já adquiridos, assim como DLCs para esses games.

Curadores Steam

Os usuários da Steam podem agora seguir curadores, outros usuários que recomendam e escrevem sobre os jogos disponíveis no serviço. Eles serão listados na homepage e na página de cada jogo e a Valve sugere que cada um dos jogadores procurem curadores que se encaixem com seus gostos gamísticos.

Para se tornar um curador, um usuário tem de fundar ou ser um moderador de um grupo na Steam, depois é só ter dez recomendações e pronto. Curadores podem linkar sites, vídeos do Youtube, podcasts, e tweets entre outras coisas, para melhorarem suas recomendações e a Valve diz que qualquer um pode fazer parte: programadores, jornalistas, artistas, críticos, etc. Os melhores curadores serão destacados baseados na quantidade de seguidores que tiverem na Steam, o que pode mudar com o tempo, explica a Valve.

Siga a Curadoria do Jogazera na Steam

Eis como é a página dos Curadores Steam:

Steam Curators Page
Os Curadores serão basicamente os criadores de tendências dentro da Steam e prometem formar opiniões sobre os jogos do catálogo.

A Valve diz que receberá o feedback dos usuários e continuará melhorando as opções da Steam Discovery com o tempo.

“Nós fizemos um grande esforço para aumentar o número de títulos publicados na Steam, que significa mais escolhas para os clientes”, disse Alden Kroll, designer de interface do usuário da Valve. “Essa atualização introduz múltiplos recursos e funcionalidades que ajudam os usuários a explorar o crescente catálogo da Steam, achando games que eles teríam mais interesse em jogar”

O Update Discovery já está disponível para todos os usuários da Steam.

Leia mais a respeito da atualização no site da Steam.

Fonte: Polygon

PS: a Valve oficialmente se refere ao seu serviço como O Steam. Eu, como tenho esse serviço como uma plataforma para PC, chamo de A Steam. Não vamos nos prender aos detalhes, sim? 🙂