Mais de 77 mil contas no Steam são hackeadas todo mês

Você se importa com a sua conta no Steam e com todos as suas cartinhas e itens nela? Então essa notícia pode ser de seu interesse, além de ser um informativo bem interessante por parte da Valve.

Caso tenha o costume de jogar games no PC ou pelo menos frequenta sua conta no Steam regularmente, deve ter notado que alguns avisos apareceram na sua tela sobre quesitos de seguranças que você deve adotar. Inclusive, fazendo um deles, te garante uma nova insígnia para ostentar no seu perfil: a autenticação de dois fatores da sua conta junto com o seu celular.

Esse novo sistema de autenticação foi reforçado pela Valve com tanta ênfase que caso você não utilize esse sistema, qualquer coisa que você trocar (trade) com alguém, é preciso esperar pelo menos três dias para receber os itens trocados. Se a pessoa com qual você está trocando é seu amigo no Steam a mais de um ano, a espera cai para um dia.

steamm

A Valve explica que esse sistema dificulta a vida de hackers ao prolongar a espera de itens roubados de contas hackeadas, dando mais tempo para o usuário afetado notificar a empresa e congelar sua conta em função de paralisar a ação desses indivíduos. Entretanto, é mais uma forma de você deixar sua conta mais segura fazendo a autenticação de dois fatores e não ter dor de cabeça depois.

Toda conta no Steam pode ser um alvo, já que qualquer item que você possui no seu inventário tem um valor no mercado que afeta a economia interna desse sistema. São tantos itens, tanto dinheiro movimentado por dia que foi algo chamativo para grupos de hackers extremamente habilidosos. A Valve dissertou um pouco sobre isso:

Há dinheiro o bastante sendo movimentado no sistema que roubar itens virtuais no Steam se tornou um negócio real para hackers habilidosos. Praticamente, toda conta no Steam é envolvida na economia: seja por cartas ou itens, esse conjunto de coisas tem valor o suficiente para valer o tempo dessas pessoas.

O que era apenas alguns grupos pequenos de hackers, agora é uma rede altamente eficiente que se especializou em roubar e vender itens. Seria bem mais fácil para eles atacarem usuários que não tem muita noção de como se manter seguro na rede, mas a mercado gerado por esses itens fizeram qualquer usuário virar um alvo em potencial.

Vemos um total de 77 mil contas sendo hackeadas e saqueadas todo mês. Hackers podem esperar meses para o seus “pagamentos”, enquanto tentam invadir outras contas sem o menor pudor. É uma batalha que estamos perdendo contra pessoas que querem roubar seus itens e fazer disso um meio de ganhar dinheiro.

Nós ajudamos os usuários que tiveram suas contas roubadas restaurando seus itens e sua conta, mas isso não é o suficiente para deter o negócio de roubar contas alheias. Só está ficando pior.

Espero que isso seja o suficiente para você reservar 5 minutos do seu dia e manter sua conta protegida, né?

Via: VG24/7