Jogos grandes podem ajudar na diminuição da pirataria?

Só esclarecendo uma coisa antes de começar: quando me refiro a ‘grande’, falo tecnicamente, em questão de Gigabytes. Então, tudo certo? Ok, vamos lá.

Uma notícia saiu recentemente no site VG247 sobre o quanto o recém lançado Wolfenstein: The New Order foi pirateado até agora com base nos dados obtidos no TorrentFreak, e os números são bem grandes: 100,000+ foi o número de downloads ilegais do game até o momento que escrevo essa notícia. É um valor alto, bem alto. Considerando que o jogo lançou tem pouco mais de uma semana.

Mas aí é que tá a questão: os 43.65GB do jogo ajudaram ou contribuíram à deter a ânsia do desejo dos piratas para que eles pensassem duas vezes antes de deixar o computador ligado por dois dias pra baixar o game? Bem, talvez. Alguns usuários reportaram sua insatisfação ao ver o tamanho dos arquivos e hesitaram em comprometer sua banda larga dessa forma.

[one_half]“43GB, mas que merda? Vou esperar o preço cair para £29.99”. “Eu iria pegar esse torrent, mas eu vi o tamanho e o quanto iria demorar pra baixar. Apenas disse ‘f*da-se, vou pegar no Steam’. Me levou duas horas pra baixar, incluindo o patch de day one”. “Eu tenho que desinstalar tipo 10 jogos pra jogar essa merda!” Foram alguns dos comentários dos usuários de Torrent ao se deparar com o tamanho do game.

Há quem diga que isso foi uma jogada da própria Bethesda para tentar combater a pirataria, colocando inúmeras texturas que não foram compressas e arquivos que são simplesmente lixos de dados. Se foi esse o caso, devo dizer que foi uma jogada esperta, mas ainda sim, não totalmente eficaz. O ponto é: como todo plano estratégico desse ‘porte’, vai levar tempo para surgir algum efeito. Imagine todo game que vai ser lançado a partir de agora tivesse arquivos monstruosamente gigantes como os de Wolfenstein, ou ainda pior? Com certeza vai fazer muito Jack Sparrow pensar antes de depender da boa vontade de seeders mundo à fora.[/one_half]

[one_half_last]

Watch Dogs
Fazendo uma rápida comparação com Watch Dogs que possui mais ou menos 20GB de tamanho no PC. Leve em conta que Watch Dogs é um game mundo aberto e multiplayer, e Wolfenstein possui apenas modo campanha.

[/one_half_last]Isso, claro, abrangendo o mundo dos jogos de PCs. Pirataria nos consoles da nova geração não pode ser uma realidade, mas com certeza é um fato que irá se concretizar, infelizmente. Pelo menos ninguém vai querer baixar 50GB de Killzone: Shadow Fall no PS4.