A Telltale Games está em processo de liquidação de seus ativos em preparação para um fechamento total. Nesse processo, os jogos desenvolvidos pelo estúdio estão começando a desaparecer do Steam e de outras lojas digitais.

Como notado por alguns veículos de mídia, as páginas do Steam de Tales of Monkey Island, Back to the Future: The Game, The Walking Dead e outros trabalhos do estúdio não têm mais um botão de compra. Parece que alguns, como Batman, The Wolf Among Us e Game of Thrones, ainda continuam disponíveis para venda.

De acordo com um relatório da GameDaily, a Telltale está passando por “processos de atribuição”, que é semelhante a decretar falência, mas de uma forma mais amigável. A liquidação está sendo feita por uma empresa de consultoria chamada Sherwood Partners.

Uma empresa pode sair do mercado sem falir. Tudo isso significa que eles foram capazes de encontrar alguém para vender seus ativos por dinheiro suficiente ou que eles tinham essa quantia em mãos ”, explicou o fundador da Odin Law & Media, Brandon Huffman. Em outras palavras, os ativos da empresa (direitos sobre jogos, propriedades intelectuais, etc.) serão vendidos para pagar os credores.

Acreditava-se inicialmente que a Telltale continuaria com uma equipe reduzida de 25 pessoas, conforme dito pelo CEO Pete Hawley quando a notícia do fechamento iminente do estúdio veio à tona em setembro. No entanto, desde então, a desenvolvedora silenciosamente demitiu o restante de sua equipe. Um dos funcionários que foram demitidos disse à GameDaily que seu seguro de saúde pós-emprego terminaria em 30 de novembro.

Com a empresa agora em liquidação, muitos funcionários estão alegando que esse seguro, ao qual teriam direito, está sendo revogado. Alguns deles estão inclusive processando a Telltale por violação de leis trabalhistas.

Há mais informações no relatório da GameDaily (aqui, em inglês), mas elas se resumem essencialmente ao que todos imaginávamos que aconteceria após as notícias de setembro – ainda que de uma maneira mais confusa. Até que outra empresa adquira os direitos, IPs e tudo que a Telltale está vendendo, não será possível comprar nenhum trabalho do estúdio.

Quanto ao último projeto em andamento, até o momento sabemos que a Skybound Games terminará o restante de The Walking Dead: The Final Season, possivelmente até o final do ano. Ficamos na torcida para que não aconteçam mais complicações e que isso se concretize de fato.

Via VG24/7