Bem vindos de volta ao nosso guia Fallout Shelter para iniciantes. Na primeira parte (que você pode conferir clicando aqui), aprendemos a importância de planejar a construção das instalações de sua Vault e como fazer melhor uso dos atributos de cada um dos seus moradores. Porém, ficamos com a dúvida sobre o que fazer com os Dwellers que possuem vários status baixos e que, à primeira vista, não parecem bons para nenhum tipo de atividade. Não se preocupe, para tudo há remédio, e essa é a nossa dica número 3:

Dica #3: Faça bom uso dos equipamentos que você conseguir

Você irá perceber que conforme você progride em Fallout Shelter e cumpre as missões propostas, alguns prêmios serão dados como recompensa. Muitas vezes, entre tais prêmios, recebemos trajes e armas. Tais trajes, além de deixarem seus Dwellers mais estilosos, também causam um aumento em certos atributos, então uma das possibilidades nos estágios iniciais do jogo é procurar por aqueles moradores que não são bons em praticamente nada e equipar algum traje que o deixará aproveitável para alguma função.

Uma outra possibilidade é fazer o oposto, utilizar os trajes para dar um upgrade naqueles Dwellers que já são ótimos em determinado atributo e torná-los ainda melhores – assim eles podem dar uma turbinada na produção em suas respectivas salas de trabalho e acabar compensando um ou outro morador de status baixos que você também tenha colocado para trabalhar ali. O segredo é ir testando e ver o que fica melhor dentro da configuração de sua Vault.

Você pode conferir uma lista com todos os trajes disponíveis e seus respectivos atributos aqui (em inglês)

fallout-shelter-special trajes

Nessa imagem vemos como o uso do traje aumentou os status de força (S) e resistência (E)

Conforme você for subindo de nível (aumentando o número total de moradores), logo estarão disponíveis para você algumas novas instalações que te permitirão treinar seus Dwellers e melhorar seus status, então não hesite em mandá-los para lá assim que tais salas forem construídas em sua Vault.

Outro aspecto que você deve prestar atenção é o uso de armas. Assim que consegui-las, já as distribua entre os Dwellers. Como nem tudo é perfeito, você perceberá que por mais que você cuide de cada detalhe, sempre surgirão ameaças inesperadas, que vão desde infestações de Radroaches (umas baratas gigantes feiosas que brotam de buracos no chão) até invasões de Raiders (uns malucos que arrombam sua porta e querem acabar com a raça dos seus moradores). Nunca os subestime; nas primeiras vezes eles são fáceis de lidar, mas conforme o jogo progride, eles começam a fazer grandes estragos (um grupo de Radroaches simplesmente exterminou seis moradores de nível 10+ em um dos meus cômodos de uma só vez). As armas ajudam muito nesses combates, então o ideal é ter pelo menos uma pessoa armada por cômodo, principalmente naqueles que ficam próximos à entrada da Vault (quanto mais, melhor). Uma outra dica é reservar parte de seus recursos para fazer upgrades na porta da Vault, assim ela resiste mais tempo em caso de invasões e te permite posicionar mais moradores para enfrentar os Raiders assim que eles consigam invadir. Você também pode escolher até dois Dwellers (de preferência armados) e deixá-los como vigias junto à porta.

Apenas mais um dia comum, lidando com uma invasão de Raiders

Apenas mais um dia comum, lidando com uma invasão de Raiders

Armas também são fundamentais quando você decide enviar um de seus moradores para explorar a Wasteland. Um Dweller armado sobrevive mais tempo e, por consequência, consegue chegar a locais mais distantes e trazer novos equipamentos para você. Antes de enviar alguém para fora da Vault, no entanto, não esqueça de checar mais uma vez os atributos: Dwellers com uma boa resistência (E) duram mais, e aqueles com uma boa sorte (L) conseguem achar coisas mais valiosas para trazer de volta para casa. O ideal é deixar seus Dwellers explorando por pelo menos uma hora; quanto mais tempo eles passam fora, melhores são os equipamentos que eles conseguem (e também maiores são as chances de que eles morram).

Caso algum de seus Dwellers morra em exploração, você tem a opção de pagar para ressuscitá-lo, ou apenas removê-lo (o mesmo vale para os que morrem dentro da Vault). Mas fique tranquilo: você pode coletar todos os equipamentos conseguidos pelo Dweller morto caso você decida descartá-lo.

E como repor os moradores que morrerem? Bom, isso é bem fácil de resolver:

Dica #4: Faça bebês

Sim, é isso mesmo. Uma das maneiras mais simples de aumentar o seu número de habitantes é fazer com que eles tenham filhos entre si. Para que o romance aconteça, basta colocar um casal em qualquer um dos dormitórios e aguardar. Muito em breve eles vão começar com um flerte tímido, que irá evoluir rapidamente para umas cantadas hardcore, nível pedreiro. Como não há tempo a perder, logo os pombinhos vão para um quarto reservado e magicamente a moça já sairá de lá com uma barriga de oito meses de gestação. As grávidas podem voltar a desempenhar suas antigas funções normalmente; a única diferença é que em qualquer situação de perigo elas fugirão para os dormitórios para protegerem seus bebês (então não conte com elas nessas circunstâncias).

"Ei, você vem sempre aqui?"( ͡° ͜ʖ ͡°)

“Ei, você vem sempre aqui?”  ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Depois de um certo tempo, os bebês irão nascer e permanecerão como crianças por mais algumas horas, e você pode acompanhar esse progresso clicando sobre elas (assim como as grávidas, elas também se escondem em situações de perigo). Quando finalmente se tornarem adultas, você já pode colocá-las para trabalhar e para fazer novos bebês, e o ciclo se reinicia. Mas atenção: se não houver espaço disponível nos dormitórios, as grávidas continuarão grávidas eternamente, até que você construa um cantinho para as crianças ocuparem.

Aparentemente os Dwellers não ligam muito para monogamia, já que um mesmo morador engravidou várias das garotas da minha Vault e todo mundo continua vivendo em paz, amor e harmonia depois disso (pelo menos até agora). No entanto, por mais que você não lembre, eles reconhecem membros de sua família de primeiro grau, e não irão para o quarto com pais ou irmãos (a barbárie ainda não chegou a esse ponto, haha). Para saber se os membros de um casal em potencial são parentes próximos, você pode se atentar aos sobrenomes iguais (caso você não tenha alterado) e também para os diálogos entre eles quando você os colocar no quarto (eles dirão variações de “Great to be hanging out with my family“, algo como “é bom passar um tempo com minha família”).

fallout shelter pregnant

As moças já saem bem grávidas dos quartos e depois de algumas horas você vê o resultado

Bebês são fofos, mas não se esqueça que eles representam mais bocas para alimentar e demoram um certo tempo para começarem a te ajudar de fato. Então, tente não se empolgar e sair cruzando seus habitantes como se não houvesse amanhã se não tiver como sustentá-los depois. Uma última coisa bacana sobre a reprodução dos Dwellers é que eles tem um aumento bastante significativo de felicidade depois de seus encontros amorosos, então mandá-los para os quartos pode ser uma boa ideia para levantar o astral daqueles que estiverem mais tristinhos (mas isso você provavelmente já devia ter imaginado sozinho, haha).

É isso, pessoal. Chegamos ao final do nosso guia básico para Fallout Shelter. Obviamente, essas são apenas algumas dicas para dar os primeiros passos no jogo, ainda existe muito mais para ser feito e descoberto, mas daqui em diante é com vocês.

Obrigado a todos que leram até aqui, e não esqueçam de deixar suas impressões e dicas sobre o jogo nos comentários!

Leia também: Guia Fallout Shelter: Em busca da Vault perfeita – Parte I

fallout-shelter-blink

__

Fallout Shelter está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Saiba mais sobre Fallout 4 clicando aqui.

Comentários

  • E mais uma vez , ajudou bastante ótimo Guia, Parabéns e Obrigado XD

  • Bruno Freitas

    Tinha feito um vault muito bom mas todos os meus dwellers ficaram envenenados com radiação quando fui dormir. Desisti dessa vault e iniciei outra usando muito das coisas ditas por aqui, além de eu ganhar o Jericho numa lunchbox, que e muito bom e trouxe muitos recursos da Wasteland. O apelão fica o dia inteiro fora da vault e não usa nem um stimpack kkk. E osso ficar coletando os recursos toda hora pros dwellers não ficarem envenenados e tristes, então comprei o pack com 5 Mr. Handy e cara vale muito a pena.

    • André C. Dominguez

      Então tive problema com isso, pois, pelo menos no meu smartphone, se eu não fechar o aplicativo ele fica rodando no fundo e consumindo e eu nem vejo. Tenho sempre que fechar caso eu não vá ficar coletando os recursos a cada 5 minutos.

    • Vitor Froes

      cara como eu almento a vida do Mr.Handy ?

      • Carla Machado

        Descobriu como?

  • Com essas dicas meus Dwellers estão bem contentes e produzindo bastante.

    • Daniel Ghirghi

      Produzindo ou reproduzindo? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Vitor Silva

    Vcs são fodas, adorei a redação do site, conteúdo de fácil entendimento sem perder o bom humor nos textos, gostei muito.

  • Vitória Braz

    Aconteceu de eu perceber um espião num dos meus laboratórios, ele ficava escondido e tocou uma musiquinha sinistra. Ganhei dinheirinhos ao tocar nele (“descobrir ele”). Agora sempre que ouço a musiquinha sinistra ele não está lá. O que ela significa?

    • Bruna Procópio

      Esse é o estranho misterioso, quando a musiquinha toca da primeira vez ele surge em um dos cômodos da sua vault e quando ela toca pela segunda vez ele some, se vc conseguir encontrá-lo entre os dois toque você ganha caps (dinheiro do jogo).

      • Lucas Mateus Gauer

        e se nao achar ele fas pegar 1 ou 2 comodos ter uma infestaçao ou fogo

  • Bruna Procópio

    Alguém sabe como vender armas e trajes pelo storage??

  • Michael Santana

    Alguem, pode me ajudar com os senhores Hanry, a cada saida e volta ao jogo eles aumentam, ja chegou a 128 e estão atrapalhando o funcionamento do jogo.

  • Silmar Santos

    Eu vi esse espião também, pensei ser um em na hora do café, e quando ia tocando nele, puf, sumiu.

  • Mateus Bissani

    Tem como deletar ou recomeçar uma vault?

    • Lucas Mateus Gauer

      tem so sei no pc que e pela steam

  • Mateus Bissani

    Como deletar ou recomeçar uma vault?

  • Jeff Winchester

    Mano, esse cara o ” Misterioso Estranho” fica tocando uma musica sinistra e eu vou procurar ele e eu nao acho!!! Nunca encontrei ele

    • Anderson Quinto

      Já ganhei mais de 1400 caps num Misterioso kkk

  • Djackson

    quanto tempo demora para a criança nascer?

  • Inês Isabel

    Alguém sabe como recuperar recursos ????

  • Caveira ON

    Gostei do guia,minha duvida já estão todas esclarecidas…

    • Caveira ON

      Qualquer dúvida estarei aqui

  • Jonathan

    Olá , gostei muito do seu artigo, vc poderia me ajudar ? Eu n estou conseguindo fundir os quartos, Quando eu coloco um quarto ao lado do outro eles não se fundem pode me dizer como resolver isso ?

    • João Vicente

      Talvez os quartos tenham upgrades diferentes, eles tem que ter o mesmo nivel de upgrade

  • David Gonçalves

    Tenho uma dúvida. Em alguns momentos do jogo, escuto um som seguido de uma vibração e isso se repete em poucos segundos. O que seria isso?

    • Rocco Silver

      É o Mysterious Stranger, um personagem que aparece aleatoriamente e por apenas alguns segundos em algum cômodo da sua Valt, se você conseguir encontra-lo e clicar no mesmo ganhará caps, as vezes pode ser uma boa quantidade inclusive.

  • Paulo Victor Freitas de Moura

    E uma boa ideia no início do jogo já colocar os caras nos na residência? Gostei do artigo achei bom.

  • Wellinton Pereira

    Dicas muito boas e simples pra uma boa jogatina valeu