YouTubers recebiam até US$30 mil para fazer propagandas falsas sobre o Xbox One

Ao que tudo indica, a network Machinima está envolvida em uma coisa bem séria. E não é nada legal. De acordo com o US Federal Trade Commission, a rede estaria pagando até 30 mil dólares para YouTubers famosos fazerem uma propaganda positiva e falsa sobre o Xbox One em seu lançamento, não declarando que tal feito era um acordo de publicidade.

Não é a primeira vez: Microsoft paga por vídeos positivos no Xbox One

Como parte do negócio, os vídeos tinham que “mostrar os produtos da Microsoft de uma maneira positiva”. Dentre os envolvidos no acordo estão os canais Syndicate que recebeu 30 mil dólares e o canal SkyVsGaming ganhando uma bolada de 15 mil dólares para enviar seus respectivos vídeos com um charme pro lado da Microsoft.

Foi reportado também que o Machinima teria pago outros YouTubers um outro total de 25 mil dólares para fazerem vídeos que “não teriam qualquer conteúdo negativo ou depreciativo sobre o Machinima, Xbox One ou qualquer outro lançamento” e “manteriam a confidencialidade sobre o acordo”.

Não é novidade, mas o artigo completo sobre o caso só saiu hoje

O US Federal Trade Commission classificou essas promoções como “falsas e enganosas”, já que não foram produzidas de maneira independente em sua totalidade ou parcialidade.

“Em inúmeras instâncias, [Machinima] falhou em divulgar, ou divulgar adequadamente, que os indivíduos que divulgaram esses materiais foram compensados com seus endossos. […] Esses materiais poderiam ser decisivos para consumidores ao realizar suas compras em relação ao Xbox One ou lançamentos. A falha em divulgar adequadamente esse fato, nas circunstâncias feitas, foi, e é, uma prática enganosa.”

O artigo completo está disponível em PDF nesse link.

Via: VG24/7