A Vida Selvagem em Evolve | Guia Evolve

A fauna e flora do Planeta Shear é tão organicamente viva que quase serve como um sexto jogador. Elas têm habilidades, matam e morrem do mesmo jeito. A vida selvagem em Evolve é tão relevante que chega a ser perigosa até pro monstro. Nessa parte do Guia Evolve você verá as criaturas mais importantes que povoam o exótico Shear e ficará preparado pro que está por vir.

Cada criatura têm seu comportamento e boa parte delas têm uma versão Elite que carregam acima de si um pequeno indicador flutuante, são albinas e possuem uma habilidade temporária que pode ser coletada ao serem mortos.  Esses benefícios têm efeitos diversos que diferem do monstro pros caçadores.

Criaturas Inofensivas

Criaturas Defensivas

Criaturas Agressivas


CRIATURAS INOFENSIVAS

Essas criaturas não representam perigo nem pros caçadores e menos ainda ao monstro. Os de porte médio são mais relevantes para um jantar interessante.

Cadáveres humanos

Cadáveres não são exatamente uma vida selvagem em Shear, mas por eles preencherem 02 barras de escudo, valem a menção por aqui. Procure por eles perto de construções e do gerador principal do modo Caçada.

Arraias/Morcegos (Batrays)

batrays
“O monstro assustou os pássaros!”

Arraias se assustam quando o monstro ataca ou deixa pegadas por perto. Em sua fuga emitem um som agudo que sinaliza sua posição aos caçadores. Eles não podem ser mortos ou comidos. Uma habilidade em área pode fazer boa parte deles se dispersarem mais rápido, dificultando os caçadores localizarem onde estavam.

Há uma variação dos morcegos chamada de harpia (harpy). Ao contrário dos morcegos, as harpias só aparecem quando o monstro mata muitas criaturas de uma vez só. Elas descem dos céus já avisando aos caçadores e começam a comer todas as carcaças por perto, roubando a carne do monstro, assemelhando-se assim com os carniceiros. Não há como evitar que elas venham e quanto mais o monstro evolui, maior é a probabilidade delas caírem em seu jantar.

Glaciópoda (Glaciapod)

glaciópoda

Glaciópodas são estranhas criaturas que cospem um gel azul que pode restaurar a armadura do monstro caso consumido. Ao morrerem explodem em um gel azul que desaparece, não deixando cadáver nenhum.

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Glaciópoda
01 barra de armadura (o gel cuspido por ele)
Encontrado nas cavernas da Destilaria
Por não deixarem cadáveres, não possuem versão elite

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Observador (Spotter)

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“Quem você pensa que é pra dizer que devo ser ignorado? Você me conhece? Eu sou um espécie muito interessante, pra você que não sabe!”
Minúsculas criaturas passivas irrelevantes. Ignore-os assim como todas as criaturas ínfimas do jogo. Ao verem o monstro, seu papo incha e emitem um barulho estridente que chama atenção dos caçadores e ativa até os sensores sonoros do Griffin, o que fazem deles um ótimo aliado dos humanos.

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Observador
01 barra de evolução/armadura
Encontrado na Central Nuclear, Aviário e Broca Orbital
Versão Elite p/ Monstro: +100% Alcance da Farejada
Versão Elite p/ Caçador: Ainda desconhecido

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Andarilho do Pântano (Marsh Strider) e Pássaro Gigante (Mammoth Bird)

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Citados no Manual para Noobs, na parte anterior do guia, são realmente os melhores aperitivos pro monstro. Geralmente andam em bando e são bem fracos. A diferença do andarilho pro pássaro é que, esse último, ao ver que não consegue fugir, solta uma descarga elétrica de dano irrisório quando sozinho, mas evite ficar cercado de vários desses bichos pra não ser eletrocutado. O andarilho possui uma variação desértica chamada Andarilho da Ravina, com as mesmas características.

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Andarilho do Pântano/Ravina
Encontrado na Torre de Reabastecimento e Central Nuclear
Versão Elite p/ Monstro: +30% Velocidade de Movimento
Versão Elite p/ Caçador: +30% Velocidade de Movimento

Pássaro Gigante
Encontrado em Aviário, A Represa e Arsenal
Versão Elite p/ Monstro: +50% Velocidade de recarga das habilidades
Versão Elite p/ Caçador: +50% Velocidade de troca e recarga de armas

Ambos preenchem 03 barras de evolução/armadura.

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Cefalópode (Celphopods)

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Cefalópode elite, com a coloração albina

O Cefalópode é uma enorme criatura que parece ter um polvo (que é um cefalópode mesmo) como cabeça. São passivos, mas se você se aproximar demais eles vão atacar e isso vai doer. A não ser que você seja o monstro, nesse caso eles são criaturas tão deliciosas quando os pássaros gigantes – mas mais resistentes.

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Cefalópode
03 barras de evolução/armadura
Encontrado na Destilaria
Versão Elite p/ Monstro: +50% Velocidade de alimentação
Versão Elite p/ Caçador: Todos os animais ficam passivos

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Besouro Obsidiano (Obsidian Beetle)

obsidian evolve
O besouro entra em sua carapaça se camuflando por parecer muito com uma rocha qualquer. Não nesse caso, pois ele escolheu o meio de uma escada pra fazer isso…

Esses carinhas inofensivos são uma espécie de tartaruga de Shear, andam solitariamente e entram em sua carapaça quando se sentem ameaçados. São bastante resistentes pro seu tamanho e só vale a pena perder tempo com ele quando for uma versão elite.

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Besouro Obsidiano
01 barra de evolução/armadura
Encontrados na Represa
Versão Elite p/ Monstro: As arraias morcego não tem mais medo de você e te ignoram
Versão Elite p/ Caçador: +75% Mais munição

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CRIATURAS DEFENSIVAS

Como o nome sugere, esses animais lhe atacarão caso sintam-se ameaçados.

Nômade (Desert Nomad)

Os nômades podem ser considerados as girafas de Shear. Ele lhe deixará em paz se você deixá-lo em paz. No entanto, caso seja atacado, ele lhe chutará com suas longas pernas que dão um bom dano. Como monstro evite-o quando estiver no primeiro estágio e tente não atirar acidentalmente nele como caçador.

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Nômade
04 barras de evolução/armadura
Encontrado na Represa
Versão Elite p/ Monstro: +50% Velocidade de recarga da habilidade de movimento
Versão Elite p/ Caçador: +200% Velocidade de recarga do propulsor

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Preguiçoso (Crowbill Sloth)

Já a preguiça gigante de Shear é um herbívoro bem territorial. Se qualquer humano ou monstro tenta entrar em sua área, ele os ameaçará com rugidos e pisoteando o chão. Caso os invasores não saiam em poucos segundos, ele os atacará e os perseguirá até a borda de seu território. Tem uma forte semelhança com o Megatério, uma preguiça colossal pré histórica que foi extinta há 11 mil anos atrás.

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Preguiçoso
04 barras de evolução/armadura
Encontrado na Central Nuclear e Destilaria
Versão Elite p/ Monstro: +35% de dano geral
Versão Elite p/ Caçador: +35% de dano geral

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Vapordom (Steamadom)

vapordon evolve

Essas criaturas vivem geralmente em cavernas e locais cobertos e são consideravelmente fortes, apesar de preferirem ter uma postura defensiva. Ao se sentir ameaçado o vapordom solta uma densa nuvem de fumaça que obstrui completamente a visibilidade das redondezas, criando uma valiosa oportunidade para fuga e destruindo severamente investidas agressivas.

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Vapordom
03 Barras de evolução/armadura
Encontrado na Destilaria
Versão Elite p/ Monstro: Ataques dão lentidão
Versão Elite p/ Caçador: Munição dá lentidão

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CRIATURAS AGRESSIVAS

Esses são os bichos que você tem que tomar cuidado. Ao lhe encontrar, eles não vão parar de lhe atacar até conseguirem jantar sua carne. Derrube-os rapidamente ou continue correndo para evitá-los. Caçadores: mantenham-se agrupados!

Planta Mastigadora (Chomp-plant)

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A planta mastigadora acha seu tornozelo muito interessante

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Espécies ancestrais da planta

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Essa planta carnívora se disfarça ficando aberta no chão, camuflando-se entre a flora de Shear. Se um caçador pisar nela a planta dá o bote, fechando-se e prendendo o caçador dentro de si. Ela atacará o jogador até levar dano de outro humano ou matar o preso. Ainda não se tem informações se ela deixa um cadáver após matar um caçador. Existem várias dessas em todos os mapas, então preste atenção e cuidado onde pisa!

Não oferece perigo ao monstro; em compensação não enche nenhuma barra de evolução e não possuem buffs (os monstros são carnívoros – duh!).

Devorador (Reaver)

“VEM CÁ CAÇADOR, EU E MINHA GALERA SÓ QUEREMOS BATER UM PAPINHO COM VOCÊ, VEM CÁ BROTHER”

Essa coisa linda é pequena mas não se sente nem um pouco ameaçada, nem pelos humanos e nem pelo monstro, e anda sempre em um numeroso grupo, o que fazem deles um inimigo relevante. Geralmente encontram-se perto de penhascos ou dentro de cavernas e são extremamente irritantes pro monstro por comerem toda carcaça que estiver por perto, até os cadáveres de sua própria espécie. Armas e skills de dano em área acabam com eles facilmente e, felizmente, não são muito perigosos para nenhum dos dois times, caso estejam de life cheio.

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Devorador
01 Barra de evolução/armadura
Encontrado na Central Nuclear
Versão Elite p/ Monstro: +30 de Regeneração de Escudo
Versão Elite p/ Caçador: -35% de consumo de combustível do propulsor

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Carniceiro (Trapjaw)

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Daisy, companheira da Trapper Maggie é um Trapjaw domesticado

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Os carniceiros são as hienas de Shear: podendo surgir perto do monstro quando houver uma boa refeição no chão, comendo tudo o que estiver morto e atacando todos os jogadores que estiverem vivos por perto. Aparecem em grupo, empurrando o monstro para longe enquanto se alimentam do que ele caçou, o que fazem deles bem mais irritantes do que os devoradores. Ataque-os apenas no estágio 2 ou quando tiver uma boa habilidade de dano em área.

Para os caçadores eles não significam muito perigo, já que só aparecem perto de muitos cadáveres. Isso significa que, se há trapjaws por perto, o monstro não está longe!

Aparentemente os carniceiros não possuem uma versão elite, mas caso isso seja verdade é compreensível: assim como as harpias, os carniceiros só aparecem por causa do monstro, então isso daria ao monstro sempre um benefício, mesmo que não fosse toda vez que eles aparecessem.

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Carniceiro
01 Barra de evolução/armadura
Encontrado em Broca Orbital, Torre de Reabastecimento, A Represa e Central Nuclear

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Cão Peçonhento (Venom Hound)

Um delicioso beijo de língua de um Cão Venenoso

Essas coisinhas odiosas são pequenas criaturas perversas de mordida venenosa. Têm a habilidade de pular em cima dos caçadores, dando um pequeno dano, mas os infectando com um veneno que drena a vida por um longo período, cancelando inclusive o talento de regeneração de vida que o jogador possa ter. Caso sem a regeneração, o caçador verá sua vida deteriorar lentamente por um bom tempo até o efeito do veneno acabar.

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Cão Peçonhento
01 Barra de evolução/armadura
Encontrado na Central Nuclear
Versão Elite p/ Monstro: Ataques venenosos
Versão Elite p/ Caçador: Munições (projéteis) venenosas

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Besouro de Dunas (Dune Beetle)

O simpático Dune Beetle

Os besouros são predadores perigosos. Atacarão o que tiver no campo de visão e comerão qualquer carcaça que estiver por perto. Além disso, não é anormal estarem em duplas, o que aumenta o desafio de derrubá-los.

Como monstro, considere subir de nível antes de atacar essa criatura e tenha um escudo cheio para absorver seus ataques. Como caçador: CORRA PELA SUA VIDA ou organize-se com o time para derrubá-lo rapidamente.

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Besouro de Dunas
04 Barras de evolução/armadura
Encontrado na Represa
Versão Elite p/ Monstro: Ainda desconhecido
Versão Elite p/ Caçador: Ainda desconhecido

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Velopardo (Blitz Leopard)

Belos predadores, os velopardos são criaturas com uma ofensiva poderosa. Possuem caudas bioluminescentes que os ajudam a caçar e espinhos nas costas. São frágeis e facilmente mortos, mas se tiverem a oportunidade podem avançar num caçador, atacando-o até levar dano de outro humano. Geralmente anda em duplas ou trios que podem matar um caçador solitário com facilidade.

Não significa muito perigo para o monstro se for rapidamente derrubado.

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Velopardo
02 barras de evolução/armadura
Encontrado na Destilaria e Torre de Reabastecimento
Versão Elite p/ Monstro: +50% Velocidade de escalada
Versão Elite p/ Caçador: +400% Altura do pulo

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Armadom

armadon guia evolve

Armadons são gigantes criaturas elefânticas. Possuem uma armadura espessa e são bastante fortes e territoriais, ficando agitados e atacando os caçadores caso sintam-se invadidos. Quando morrem, carniceiros ou devoradores escavam seus cadáveres e usam como abrigo para fazer emboscadas. São encontrados já mortos na maioria dos mapas. Na luta são extremamente fortes e seus ataques dão um dano considerável, então é bom evitar confronto com eles a não ser que haja armadura o bastante. Assim como o preguiçoso, caso veja seu território invadido ele começará a pisotear o chão e, se os caçadores, ou o monstro, não saírem em poucos segundos, ele investe e ataca os invasores. Por dar uma quantidade considerável de barras de evolução, o Armadom é uma atraente presa para o monstro, mas deve ser levado em consideração que ele é extremamente forte e pra conseguir derrubá-lo muito tempo e armadura se perde, então só mate-o se tiver extrema certeza que é o melhor a se fazer na partida.

Por esse motivo os caçadores devem evitar matar o Armadom, a não ser que ele seja uma versão elite; caso contrário estará ajudando mais o monstro do que seu time.

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Armadom
4 barras de Evolução/Armadura
Encontrado na Broca Orbital e Torre de Reabastecimento
Versão Elite p/ Monstro: +35% de Defesa
Versão Elite p/ Caçador: +35% de Defesa

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Megaboca (Megamouth)

Junto com o Tirano está no topo das criaturas mais detestáveis do jogo. O Megaboca se disfarça de rochas no cenário para emboscar um caçador desatento. Quando perto o bastante o Megaboca dá o bote, espancando e esmagando sua presa até a morte em dez segundos. Caso o jogador esteja com pouca vida, ele simplesmente dá uma única dentada que engole o caçador instantaneamente, matando-o no processo. Um aliado pode salvar um jogador preso atacando o bicho dentro desses dez segundos. O Megaboca se levantará e começará a atacar com suas garras, mas se ele já tiver engolido o caçador, já era, só no próximo drop-in.

Como monstro, essa coisa é um desafio e tanto. Evite-o estando no primeiro estágio, a não ser que você tenha certeza absoluta do que está fazendo.

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Megaboca
4 barras de Evolução/Armadura
Encontrado na Represa
Versão Elite p/ Monstro: Aumenta dano do ataque furtivo
Versão Elite p/ Caçador: -50% Velocidade de recarga da habilidade de classe

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Tirano (Tyrant)

Evolve tirano
Tirano fazendo a egípcia e fingindo que nem tá te vendo.

Criatura odiável que possui a mesma conduta do Megamouth, o Tyrant fica à espreita nas águas de Shear, esperando algum caçador se banhar desprevenidamente  para abocanhá-los numa mordida só, cuspindo apenas se for atacado por outro humano. Essa coisa se camufla perfeitamente na água, devido à sua coloração escura, e dá um dano massivo. Mas em compensação, não sai da água, o que torna simples de matá-lo. É amigável com o monstro a não ser que seja atacado por ele, e pode ser usado estrategicamente pelo mesmo em lutas contra os caçadores, tornando o combate bem mais problemático.

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Tirano
4 barras de Evolução/Armadura
Encontrado na Central Nuclear
Versão Elite p/ Monstro: Regeneração de vida
Versão Elite p/ Caçador: Regeneração de vida

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