Ubisoft se explica sobre ‘downgrade’ e arquivos secretos de Watch Dogs

[dropcap]A[/dropcap]pós as diversas críticas sobre o downgrade que Watch Dogs recebeu desde a sua primeira apresentação na E3 2012 e  também com a descoberta de arquivos de configurações do jogo na versão de PC que habilitam os mesmos gráficos da primeira apresentação do game, a Ubisoft vem à público tentar se explicar.

A equipe de desenvolvimento é totalmente dedicada para obter o máximo de cada plataforma, por isso, a ideia de que nós diminuímos a qualidade é contrário a tudo o que se propõe atingir. Nós testamos e otimizamos os nossos jogos para cada plataforma em que eles forem lançados, esforçando-nos para a melhor qualidade possível.
A versão para PC, de fato, contém alguns antigos e não utilizados arquivos de configurações que foram desativados por uma variedade de razões, incluindo possíveis impactos sobre a fidelidade visual, estabilidade, desempenho e qualidade geral do jogo.
Modders geralmente são jogadores criativos e apaixonados, e enquanto nós apreciamos o seu entusiasmo, a modificação em questão (que usa essas configurações antigas) subjetivamente aumenta a fidelidade visual do jogo em certas situações, mas também pode ter diversos impactos negativos, que podem variar de problemas de desempenho, dificuldade na leitura do ambiente, depreciar a jogabilidade, o que poderia tornar o jogo menos agradável ou mesmo instável.

Obrigado por jogar Watch Dogs e fique seguro nas ruas de Chicago.

– A Equipe de Watch Dogs

O site que noticiou as desculpas também afirma que alguns usuários relatam algumas instabilidades usando esses mods. Por outro lado, em outros sites era possível ver relatos que o game rodava até mais estável e fluido, com FPS (frames per second) mais altos, usando os mods. Será que é só papo furado da Ubisoft?

ENTENDA

Durante essa semana, o modder TheWorse descobriu arquivos escondidos de Watch Dogs que habilitavam diversos efeitos e características do game, como maior densidade de civis e NPCs, sombras do personagem na frente das luzes dos carros, e até um efeito com o curioso nome de “E3 2012 Bloom”.

Após divulgar a façanha em um fórum, diversos usuários começaram a modificar seus games, e postar os resultados no YouTube, desde as esperadas melhorias gráficas, e até estranhas melhorias na estabilidade geral do game (quando se tem um aumento na qualidade gráfica, o esperado é o contrário). Veja:

As comparações começam com 1:36 de vídeo.