Suporte – Guia de Classe | Guia Evolve

Se o time é um edifício, o suporte é seu alicerce. Dar suporte tático é a sua obrigação.

A vida de suporte não é fácil em nenhum jogo. Enquanto de um lado ninguém quer ficar alguns passos atrás pra manter o time conciso e seguro, do outro estar na pele do suporte é viver sob pressão por todos os lados.

Quem põe as mãos no suporte tem acima de tudo cooperar com o time e só quando puder estar na linha de frente. Em Evolve, por terem armas brutais, alguns jogadores acham que são assalto e não o são. A obrigação do suporte é fazer o time aguentar toneladas de dano e evadir sorrateiramente sem levar um arranhão. É muito mais fácil só bater no Monstro, mas quem é suporte sabe, vivemos no HARD. Não é à toa que o chefe dos caçadores é um suporte.

Habilidade de Classe | Hank | Bucket | Cabot


HABILIDADE DE CLASSE

Campo de Ocultação

Campo de Ocultação | Cloaking Field

Cada classe em Evolve tem uma habilidade que está sempre presente, independente de quem está preenchendo a vaga. No caso dos suportes a habilidade é um Campo de Ocultação que deixa todos os aliados invisíveis em um raio em volta do suporte. Tem duração de 30 segundos e para de funcionar caso alguém sob seu efeito atire, voltando automaticamente quando armas não forem usadas.

O Monstro ainda pode farejar para ver as pegadas e notar rajadas do propulsor de caçadores invisíveis. Cloaking Field lhe deixa invisível, não indetectável!


HANK

Hank Portrait Henry Allen

Ele acredita nas coisas simples, como o valor de um duro dia de trabalho ou a maravilha de atirar indiscriminadamente seu cortador a laser em predadores. É por isso também que ele preza tanto pela calmaria logo após de chamar uma Barragem Orbital em qualquer criatura que esteja enchendo seu saco. O bombardeio de morte em chamas ajuda a ver as coisas de um ângulo diferente.

Sabe-se que Hank trabalhava como minerador, mas o jogo não especifica onde nem do quê. Seus pais foram os fundadores do planeta Mercúrio, seu planeta natal, mas ele nunca foi o tipo de cara que fica num canto por muito tempo. E ei-lo aqui, longe de casa, ajudando os humanos na evacuação de Shear.

Hank é o primeiro suporte jogável em Evolve. Por mais que suas habilidades sejam bem básicas, sua capacidade de fazer o time absorver danos colossais faz dele um dos suportes mais insuportáveis (heh!) do jogo. Ao primeiro contato pode parecer realmente difícil não usar o cortador a laser que ele carrega como arma primária já que ela tem um dano INSANO, mas quando o suporte entende que é muito mais útil jogar um escudo em aliados que estão sendo atacados e desaparecer com um time inteiro que está batendo em retirada é que você entende que o cortador a laser é só um detalhe em todo o poderio que Hank. E eu nem disse que ele faz chover fogo.

Equipamento

Cortador Laser | Laser Cutter

Usado na hora de descolar minério de rochas brutas, o cortador de laser dá um dano consistente com velocidade e precisão consideráveis. Essa belezinha é capaz de perfurar o lastro de um navio e, mais convenientemente, quaisquer predadores alienígenas que por ventura atravessem o caminho de Hank.

  • O Cortador funciona continuamente por 10 segundos e depois precisa de 5 para recarga
  • Utilize-o de forma dinâmica, atirando em pontos frágeis nos monstros ou em amplificadores de danos dos médicos
  • O laser que o cortador emite é muito luminoso, deixando óbvia sua posição. Cuidado
Sinalizador da Barragem Orbital | Orbital Barrage

E quando o cortador não era o bastante pra desfazer as rochas, Hank convocava a Barragem Orbital para reduzir tudo a pó e hoje, usa para esfacelar monstros agressivos. A Barragem é uma chuva de explosivos que começa num ponto fechado que vai abrindo e ficando cada vez mais rápido, com um dano massivo aos monstro e empurrando para longe quaisquer caçadores que estejam em sua área de efeito.

  • A barragem orbital tem um minuto de tempo de recarga
  • Há um tempo entre convocar e a queda da barragem, então é necessário calcular bem para acertar um alvo em movimento
  • Pode ser utilizado bem defensivamente em um aliado caído, evitando que ele seja morto imediatamente e dê tempo do time acudi-lo
Projetor de Escudo | Shield Gun

Ao contrário de todo o seu poder de fogo brutal, a ferramenta mais relevante de Hank é o projetor de escudo. Ao ativá-lo em um aliado ele o dá um escudo pessoal que absorve dano massivo e pode ser reativado logo após ser danificado, protegendo a vida de aliados de poderosos ataques.

  • Ao ser danificado por completo o projetor demanda um bom tempo de recarga
  • É necessário contato visual direto com o aliado para continuar ativado
  • O escudo funciona mesmo quando um aliado está invisível, o que obviamente não é uma boa ideia. na maioria das vezes


BUCKET

Após alcançar um nível em cada equipamento de Hank, você destrava Bucket.

Responsável pela pilotagem de Laurie-Ann, nave de Cabot que serve como transporte para os caçadores, Bucket (que tecnicamente é só a cabeça robótica) é o primeiro caçador não-humano. Ele usa um chassi de robô de reparos quando chega a hora de ajudar seus companheiros humanos no chão. Seu poder de fogo faz dele um considerável inimigo para qualquer coisa orgânica. Originalmente foi programado no planeta Terra mas só ativado em Ganymede e por isso não possui memórias de seu planeta natal. Sabe-se que antes de ser chamado para essa missão Bucket teve outros trabalhos em comum com Cabot.

Bucket é outro tipo de suporte tático. Ao invés de ativamente proteger os aliados com escudos, o robô amarelo coopera com o time ao ter uma postura mais ofensiva, podendo rastrear o posicionamento de inimigos, minar o chão de robôs torreta e explodir a cara dos monstros com seu lança-foguetes.

Equipamento

Lança Mísseis Guiado | Guided Missile Laucher

Pra que ter um braço direito se você pode ter um lança foguetes? O lança mísseis de Bucket possui dano moderado, então use-o combinando com amplificadores de dano como o marcador dos médicos e de preferência só quando o chão estiver lotado de sentinelas.

  • Possui carga de quatro mísseis que podem ficar no ar simultaneamente
  • Os mísseis só explodem no impacto e não podem ser detonados remotamente
  • Após lançados, os mísseis são guiados pelo laser no centro da visão de Bucket
Sentinelas | Sentry Gun

Para complementar seu poder de fogo, Bucket remove de seu peito pequenos robôs atiradores que atacam o monstro e quaisquer inimigos que apareçam pela frente.

  • Sentinelas conseguem detectar pontos fracos dos monstros e mirarão neles
  • Elas miram no inimigo mais próximo, então nem sempre focam quem Bucket quer
  • Demoram cerca de três segundos para serem ativadas
VANT | UAV

Uma das melhores formas de achar o monstro é alcançar uma boa altura e procurá-lo aereamente. Quando o momento certo chega, Bucket arranca a sua cabeça (que, tecnicamente, é ele mesmo) e se transformar em um Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT. Desse modo, VANT consegue marcar o monstro para o resto do time. Em compensação, o chassi de Bucket é desativado, ficando pra trás do time e vulnerável a ataques.

  • A bateria de VANT dura 30 segundos
  • VANT pode ser destruído pelo monstro
  • Centralizar o monstro na visão por alguns segundos faz VANT lançar um dardo de rastreamento que dura 15 segundos. Não é possível marcar monstros no modo furtivo.


CABOT

William Cabot

Após alcançar um nível em cada equipamento de Bucket, você destrava Cabot.

Eis o único homem capaz de liderar a tentativa desesperada de resgatar os últimos colonos de Shear: William Cabot. Ele não é só o dono da nave que os caçadores usam para se jogar toda vez, ele é o capitão dos caçadores e eles frequentemente se referem a Cabot como chefe. Vários caçadores só aceitaram o trabalho – Griffin, particularmente – por ter sido Cabot que os recrutou pessoalmente.

Aposentado do trabalho de domesticar planetas, Cabot aceitou o pedido de ajuda da corporação NORDITA e com seu parceiro Bucket reuniu o melhor time de caçadores da história. Suas habilidades podem ser excepcionalmente prejudiciais aos monstros, mas isso tem um preço.

Jogar com ele não é uma das coisas mais simples. Sua arma primária é complicada de usar e ao contrário do que imaginamos quando pensamos em “canhão”, ela não é confiável a longa distância. Enquanto os outros suportes possuem uma versatilidade de poder de fogo para lidarem com a vida selvagem e os monstros, Cabot tem que fazer cada tiro valer a pena. E sim, quando você acerta uma marcação de pó pode até se sentir muito bem e mudar o rumo da partida, mas quando você erra tem de esperar um tempo de recarga agonizantemente longo, especialmente se logo após você ver o monstro, que poderá fugir tranquilamente.

Equipamento

Canhão Elétrico | Rail Cannon

Todos os suportes tem armas poderosas, mas só Cabot tem uma que pode atirar através de rochas. Se ele consegue ver a silhueta do monstro, ele pode matá-lo. Se a linha de visão está obstruída por árvores, paredes, rochas ou qualquer coisa, o projétil do canhão viaja do mesmo jeito em formato cônico em uma distância de 40 metros. Cada vez que atravessa um obstáculo o projétil perde metade de seu dano.

  • Cada tiro precisa de 1 segundo de tempo de recarga
  • Multiplica seu dano em pontos frágeis do monstro
Amplificador de Dano | Damage Amplifier

O amplificador de dano de Cabot faz com que seu alvo receba o dobro de dano. Usado em conjunto com, por exemplo, o sniper perfurador da Val, possibilita o time dar toneladas de dano em pouco tempo. O amplificador se consome rápido e por isso precisa de uma recarga frequente, mas o bônus que essa arma entrega a faz ser obrigatória e usada frequentemente por Cabot.

  • O amplificador tem um carregador com 500 de munição. A cada 2 de dano amplificado é consumido 1 de munição.
  • Demanda 18 segundos para recarregar completamente
  • Assim como a arma de cura da Val e o projetor de escudo de Hank, o amplificador persegue o alvo e demanda contato visual, mas tem um alcance bem menor que os outros dois citados.
Marcação com pó | Dust Tagging

A orbital marcação com pó de Cabot cobre uma área enorme com poeira radioativa, grudando em qualquer coisa que toque, marcando a silhueta de monstros por 20 segundos após o impacto. Combinado com um armadilheiro realmente competente faz com que a fuga do monstro seja praticamente impossível.

  • 1 minuto de tempo de recarga
  • 45 metros de área de efeito

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