Square Enix revela informações sobre mundo e personagens de Final Fantasy XVI

Fazem quase dois meses que vimos o trailer de anúncio de Final Fantasy XVI e, fora o painel do produtor Naoki Yoshida durante a TGS 2020, não tivemos nenhuma nova informação nesse meio tempo. Mas isso mudou hoje com o lançamento do site oficial do jogo.

O site trouxe diversos novos detalhes sobre, não só o mundo de Final Fantasy XVI, mas também de três dos seus personagens principais.

Final Fantasy XVI se passará em Valisthea, uma terra que, de acordo com a Square Enix, foi “abençoada pela luz dos Mothercrystals”.

“A terra de Valisthea é cravejada de Mothercrystals – brilhantes montanhas de cristal que se erguem sobre os reinos ao redor deles, abençoando-os com éter. Por gerações, as pessoas se aglomeraram nesses faróis para tirar vantagem de sua bênção, usando o éter para conjurar magias que lhes permitem viver uma vida de conforto e abundância. Grandes poderes cresceram em torno de cada Mothercrystal, e uma paz incômoda reinou entre eles. No entanto, agora a paz esmorece enquanto a propagação da Praga ameaça destruir seus domínios.”

A Square Enix explicou o que é fênix do logotipo do jogo. De acordo com a desenvolvedora eles são os Eikons, os “seres mais poderosos e mortais de Valisthea.” Ao que tudo indica eles existem apenas dentro de um Dominant, que são pessoas abençoadas com a habilidade de convocar seu incrível poder.

“Em algumas nações, esses Dominants são tratados como realeza por admiração a essa força – em outras, eles são presos por medo dela e forçados a servir como armas de guerra. Aqueles que nascem como Dominants não podem escapar de seu destino, por mais cruel que seja.”

Parece que os “Eikons” nada mais são do que as clássicas invocações da franquia Final Fantasy, mas dessa vez com uma mecânica um pouco diferente.

Os seis reinos de Valisthea

Também tivemos detalhas dos seis reinos de Valisthea. Confira a seguir:

O Grão-Ducado da Rosaria

“Há muito tempo, um grupo de pequenas províncias independentes no oeste de Valisthea se uniram e formaram o Grão-Ducado de Rosária. Depois de anos de relativa prosperidade, o ducado agora se encontra ameaçado pela disseminação da Praga – uma ameaça que, se não for controlada, sem dúvida levará o reino à ruína. Rosaria extrai seu éter de Drake’s Breath, um cristal-mãe situado em uma ilha vulcânica na costa do reino.”

O Sagrado Império de Sanbreque

“Sanbreque é a maior força teocrática em Valisthea. A capital sagrada do Império, Oriflamme, foi construída ao redor de Drake’s Head, o cristal-mãe que abençoa as províncias vizinhas com éter abundante. O povo tira proveito disso, vivendo com conforto e segurança sob o olhar vigilante do Santo Imperador, a quem cultuam como a encarnação viva da única divindade verdadeira.”

O Reino de Waloed

“Waloed reivindica a totalidade de Ash, a metade oriental de Valisthea, como seu domínio. O controle do reino no continente tem sido constantemente testado pelos orcs e outros homens-fera que fazem de lá seus lares, mas o atual governante do reino conseguiu reprimir suas rebeliões. Usando o poder do cristal-mãe do reino, Drake’s Spine, este novo rei construiu um poderoso exército, com o qual ele pretende botar a teste as fronteiras de seus vizinhos.”

República Dhalmekiana

“A República Dhalmekiana é composta por cinco estados, dos quais são retirados os membros do parlamento do governo.”

O Reino de Ferro

“Um pequeno grupo de ilhas na costa de Storm, a metade ocidental dos reinos gêmeos de Valisthea. Aqui reina supremo o Cristalino Ortodoxo, uma religião extrema que adora cristais. Isolados e distantes das nações do continente, os Sangue de Ferro falam sua própria língua. A doutrina ortodoxa julga que os Domiants são abominações ímpias, e qualquer um azarado o suficiente para nascer nas ilhas é executado.”

O Domínio Cristalino

“O Domínio Cristalino fica no coração de Valisthea, construído em torno do mais alto de todos os Mothercrystals, a cauda de Drake. Muitas batalhas sangrentas foram travadas pelo controle deste pequeno pedaço de terra devido à sua importância estratégica, até que os reinos em guerra finalmente concordaram com um armistício. Como parte do tratado de paz, as ilhas ao redor da cauda de Drake se tornaram um domínio autônomo liderado por um conselho de representantes das nações vizinhas – cada reino desfrutando de igual direito à bênção do Mothercrystal. Nenhum Dominant faz de lá a sua casa.”

Os personagens de Final Fantasy XVI

A Square Enix também apresentou os três personagens principais da trama de Final Fantasy XVI. Seus nomes são Clive Rosfield, Joshua Rosfield, e Jill Warrick.

Clive Rosfield

“O primogênito do Arquiduque de Rosária. Embora todos esperassem que ele herdasse as chamas da Fênix e despertasse como seu Dominant, o destino escolheu seu irmão mais novo, Joshua, para carregar esse fardo. Em busca de um objetivo próprio, Clive se dedicou a dominar a lâmina. Seu treino valeu a pena, pois com apenas quinze anos de idade, ele venceu o torneio ducal e é apelidado de Primeiro Escudo de Rosária – encarregado de proteger a Fênix e abençoado com a habilidade de manejar uma parte de seu fogo. Infelizmente, a carreira promissora de Clive terminará em tragédia nas mãos de um misterioso Eikon sombrio, Ifrit, colocando-o em um caminho perigoso de vingança.”

Joshua Rosfield

“O segundo filho do arquiduque de Rosária e irmão cinco anos mais novo de Clive. Joshua acordou como o Dominant da Fênix logo após seu nascimento. Apesar de sua educação nobre, Joshua trata todos os súditos de seu pai com calor e afeto – mas ninguém mais do que Clive, a quem ele admira profundamente. Joshua frequentemente lamenta que foi ele, o filho mais novo frágil e estudioso, que recebeu o comando das chamas do pássaro de fogo, e não seu irmão mais forte e corajoso. Embora Clive tenha o prazer de se jogar em qualquer perigo, Joshua se encolhe ao ver uma cenoura em seu prato. Mas cenouras se tornam a menor de sua preocupação quando ele também é levado para os trágicos eventos que mudam a vida de Clive para sempre.”

Jill Warrick

“Nascida nos Territórios do Norte caídos, Jill foi tirada de sua terra natal quando jovem para se tornar uma pupila de Rosaria, garantindo a paz entre as duas nações em guerra. O arquiduque insistiu que ela fosse criada ao lado de seus filhos, e agora, aos doze anos de idade, ela faz parte da família Rosfield tanto quanto Clive e Joshua. Sempre gentil, cortês e despretensiosa, Jill tornou-se uma amiga íntima de confiança dos irmãos.”

Provavelmente não veremos mais nenhuma informação nova de Final Fantasy XVI por algum tempo. Entretanto, ver essa transparência de Yoshida e da Square Enix com os detalhes do desenvolvimento do jogo ajuda a conquistar a nossa confiança.

Final Fantasy XVI ainda não tem data de lançamento, mas o jogo deverá chegar como exclusivo temporário para o PlayStation 5.