Entrevistado pelo UOL Jogos, Yoshiaki Hirabayashi, produtor do futuro Resident Evil HD Remaster, comentou sobre sua produção, os desafios e satisfações de poder trabalhar no título. Comentou também sobre a postura da Capcom de fazer a remasterização do game, mesmo após 15 anos.
Questionado do porquê trabalhar na remasterização do título, Hirabayashi responde que muitos fãs consideram Resident Evil 1 como uma verdadeira obra-prima, nisso a Capcom se viu com uma ótima oportunidade em mãos para fazer esse projeto. Com a nova geração e adventos dessas novas tecnologias, a empresa se sentiu confiante ao inserir elementos inéditos no game.
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Yoshiaki comenta que o remake de 2002 para Game Cube foi feito com bastante perícia e erudição, e que foi um verdadeiro desafio remasterizar o jogo. A ideia principal por trás desse Remaster não é apenas dar um up na resolução, mas sim trabalhar nos mínimos detalhes os gráficos e efeitos em geral. Diz que o trabalho é parecido ao se restaurar um relógio antigo: se desmonta e pole cuidadosamente cada peça, para depois juntá-las novamente.
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A remasterização se deu num processo muito além da melhoria da resolução, como a adição de novos efeitos de luz e iluminação, além da recriação de alguns modelos poligonais para aumentar ainda mais a qualidade. E não só do cenário em si, mas também dos personagens e inimigos.
Hirabayashi também fala que é importante pensar nos novos jogadores que irão encarar o Remaster, por isso a adição de um novo esquema de controles (mais próximo ao que atual em jogos novos) além da inclusão de mais um nível de dificuldade mais fácil do que a presentes na versão do Game Cube. Fato que foi um desafio, mediar essa nova dificuldade mais fácil e preservar o clima de survival horror.
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Shinji Mikami não deixou de ser citado por Yoshiaki como um dos grandes responsáveis pelo sucesso da franquia até hoje. O atual produtor comentou que as ideias originais de Mikami ainda estão presentes no Remaster, e que houve uma dedicação enorme para se manter a essência destas.
Finalizando, Hirabayashi foi perguntado sobre uma possível remasterização de Resident Evil 0. Se esquivando – provavelmente para não deixar escapar nada -, o mesmo diz que não tem nada para comentar sobre isso no momento. Porém, se considera um grande fã de RE 0 e adoraria trabalhar num projeto sobre ele.
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Fonte: REVIL
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