Bem vindos de volta ao nosso guia Fallout Shelter para iniciantes. Na primeira parte (que você pode conferir clicando aqui), aprendemos a importância de planejar a construção das instalações de sua Vault e como fazer melhor uso dos atributos de cada um dos seus moradores. Porém, ficamos com a dúvida sobre o que fazer com os Dwellers que possuem vários status baixos e que, à primeira vista, não parecem bons para nenhum tipo de atividade. Não se preocupe, para tudo há remédio, e essa é a nossa dica número 3:
Dica #3: Faça bom uso dos equipamentos que você conseguir
Você irá perceber que conforme você progride em Fallout Shelter e cumpre as missões propostas, alguns prêmios serão dados como recompensa. Muitas vezes, entre tais prêmios, recebemos trajes e armas. Tais trajes, além de deixarem seus Dwellers mais estilosos, também causam um aumento em certos atributos, então uma das possibilidades nos estágios iniciais do jogo é procurar por aqueles moradores que não são bons em praticamente nada e equipar algum traje que o deixará aproveitável para alguma função.
Uma outra possibilidade é fazer o oposto, utilizar os trajes para dar um upgrade naqueles Dwellers que já são ótimos em determinado atributo e torná-los ainda melhores – assim eles podem dar uma turbinada na produção em suas respectivas salas de trabalho e acabar compensando um ou outro morador de status baixos que você também tenha colocado para trabalhar ali. O segredo é ir testando e ver o que fica melhor dentro da configuração de sua Vault.
Você pode conferir uma lista com todos os trajes disponíveis e seus respectivos atributos aqui (em inglês)
Conforme você for subindo de nível (aumentando o número total de moradores), logo estarão disponíveis para você algumas novas instalações que te permitirão treinar seus Dwellers e melhorar seus status, então não hesite em mandá-los para lá assim que tais salas forem construídas em sua Vault.
Outro aspecto que você deve prestar atenção é o uso de armas. Assim que consegui-las, já as distribua entre os Dwellers. Como nem tudo é perfeito, você perceberá que por mais que você cuide de cada detalhe, sempre surgirão ameaças inesperadas, que vão desde infestações de Radroaches (umas baratas gigantes feiosas que brotam de buracos no chão) até invasões de Raiders (uns malucos que arrombam sua porta e querem acabar com a raça dos seus moradores). Nunca os subestime; nas primeiras vezes eles são fáceis de lidar, mas conforme o jogo progride, eles começam a fazer grandes estragos (um grupo de Radroaches simplesmente exterminou seis moradores de nível 10+ em um dos meus cômodos de uma só vez). As armas ajudam muito nesses combates, então o ideal é ter pelo menos uma pessoa armada por cômodo, principalmente naqueles que ficam próximos à entrada da Vault (quanto mais, melhor). Uma outra dica é reservar parte de seus recursos para fazer upgrades na porta da Vault, assim ela resiste mais tempo em caso de invasões e te permite posicionar mais moradores para enfrentar os Raiders assim que eles consigam invadir. Você também pode escolher até dois Dwellers (de preferência armados) e deixá-los como vigias junto à porta.
Armas também são fundamentais quando você decide enviar um de seus moradores para explorar a Wasteland. Um Dweller armado sobrevive mais tempo e, por consequência, consegue chegar a locais mais distantes e trazer novos equipamentos para você. Antes de enviar alguém para fora da Vault, no entanto, não esqueça de checar mais uma vez os atributos: Dwellers com uma boa resistência (E) duram mais, e aqueles com uma boa sorte (L) conseguem achar coisas mais valiosas para trazer de volta para casa. O ideal é deixar seus Dwellers explorando por pelo menos uma hora; quanto mais tempo eles passam fora, melhores são os equipamentos que eles conseguem (e também maiores são as chances de que eles morram).
Caso algum de seus Dwellers morra em exploração, você tem a opção de pagar para ressuscitá-lo, ou apenas removê-lo (o mesmo vale para os que morrem dentro da Vault). Mas fique tranquilo: você pode coletar todos os equipamentos conseguidos pelo Dweller morto caso você decida descartá-lo.
E como repor os moradores que morrerem? Bom, isso é bem fácil de resolver:
Dica #4: Faça bebês
Sim, é isso mesmo. Uma das maneiras mais simples de aumentar o seu número de habitantes é fazer com que eles tenham filhos entre si. Para que o romance aconteça, basta colocar um casal em qualquer um dos dormitórios e aguardar. Muito em breve eles vão começar com um flerte tímido, que irá evoluir rapidamente para umas cantadas hardcore, nível pedreiro. Como não há tempo a perder, logo os pombinhos vão para um quarto reservado e magicamente a moça já sairá de lá com uma barriga de oito meses de gestação. As grávidas podem voltar a desempenhar suas antigas funções normalmente; a única diferença é que em qualquer situação de perigo elas fugirão para os dormitórios para protegerem seus bebês (então não conte com elas nessas circunstâncias).
Depois de um certo tempo, os bebês irão nascer e permanecerão como crianças por mais algumas horas, e você pode acompanhar esse progresso clicando sobre elas (assim como as grávidas, elas também se escondem em situações de perigo). Quando finalmente se tornarem adultas, você já pode colocá-las para trabalhar e para fazer novos bebês, e o ciclo se reinicia. Mas atenção: se não houver espaço disponível nos dormitórios, as grávidas continuarão grávidas eternamente, até que você construa um cantinho para as crianças ocuparem.
Aparentemente os Dwellers não ligam muito para monogamia, já que um mesmo morador engravidou várias das garotas da minha Vault e todo mundo continua vivendo em paz, amor e harmonia depois disso (pelo menos até agora). No entanto, por mais que você não lembre, eles reconhecem membros de sua família de primeiro grau, e não irão para o quarto com pais ou irmãos (a barbárie ainda não chegou a esse ponto, haha). Para saber se os membros de um casal em potencial são parentes próximos, você pode se atentar aos sobrenomes iguais (caso você não tenha alterado) e também para os diálogos entre eles quando você os colocar no quarto (eles dirão variações de “Great to be hanging out with my family“, algo como “é bom passar um tempo com minha família”).
Bebês são fofos, mas não se esqueça que eles representam mais bocas para alimentar e demoram um certo tempo para começarem a te ajudar de fato. Então, tente não se empolgar e sair cruzando seus habitantes como se não houvesse amanhã se não tiver como sustentá-los depois. Uma última coisa bacana sobre a reprodução dos Dwellers é que eles tem um aumento bastante significativo de felicidade depois de seus encontros amorosos, então mandá-los para os quartos pode ser uma boa ideia para levantar o astral daqueles que estiverem mais tristinhos (mas isso você provavelmente já devia ter imaginado sozinho, haha).
É isso, pessoal. Chegamos ao final do nosso guia básico para Fallout Shelter. Obviamente, essas são apenas algumas dicas para dar os primeiros passos no jogo, ainda existe muito mais para ser feito e descoberto, mas daqui em diante é com vocês.
Obrigado a todos que leram até aqui, e não esqueçam de deixar suas impressões e dicas sobre o jogo nos comentários!
Leia também: Guia Fallout Shelter: Em busca da Vault perfeita – Parte I
__
Fallout Shelter está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Saiba mais sobre Fallout 4 clicando aqui.