Fortnite é removido da App Store

Em post publicado hoje (13) em seu blog, a Epic Games anunciou ter disponibilizado uma nova – e independente – forma de comprar V-Bucks, as moedas de Fortnite. Além de burlar o sistema de taxamento das plataformas App Store e Google Play, o pagamento direto transforma as taxas em descontos para os clientes. Enquanto V$1.000 custa US$10 via App Store e Google Play, direto da mão da Epic tá custando US$8.

Porém, poucas horas após a atualização do jogo com a nova opção de pagamento, Fortnite foi categoricamente removido da App Store.

A ousadia da Epic em burlar o sistema de pagamentos vem num momento bem peculiar, especificamente para a Apple, que é alvo de uma ampla investigação de antitruste na Europa. A empresa é acusada de aplicar práticas anticompetitivas e abusivas no gerenciamento de seu mercado de aplicativos. Até a Microsoft entrou nesse quebra-pau.

Em declaração feita ao The Verge, a Apple alegou violação das regras e diretrizes de sua plataforma por parte da Epic Games, as quais “são aplicadas para todos os desenvolvedores da App Store, e que a Epic concordou”. Apesar de dizer que “está se esforçando para resolver essas violações com a Epic”, a Apple também alega que os “interesses de negócios da Epic dão indícios de um special arrangement”, sugerindo que a empresa estaria tirando proveito monetário da situação.

O que a Apple não menciona é que a Epic Games está repassando a taxa de 30%, que deveria pagar para a plataforma, integralmente ao cliente, fazendo essa jogada estratégica ser muito mais pró-consumidor do que um golpe de pura ganância. Além disso, aplicativos como o Lift e Uber não pagam taxas a cada transação como todos os jogos pagam, o que mostra que os critérios de taxação da App Store são no mínimo… estranhos.

Procurada por veículos de mídia o Google não teceu nenhum comentário até o fechamento da matéria.