Análise: Voltando aos tempos das velocidades alucinantes com Pacer

Quem for joga há mais de 20 anos vai lembrar que antigamente os jogos de corrida eram divididos entre realistas, futuristas e Mário Kart. Nos futuristas encontravam-se as corridas de naves em um futuro Hi-Tech onde campeonatos de naves armadas disputavam o primeiro lugar e era preciso se preocupar com a energia da nave para não explodir no meio da pista e atrasar teus planos de ser o campeão.

A diferença em Pacer é que a velocidade é um dos desafios a serem dominados, além das curvas fechadas e os adversários que estão sempre no melhor dos seus dias de pilotagem. Com Boost carregável e aceleradores espalhados na pista, além das incríveis velocidades finais que cada nave alcança, tua primeira lição é saber limitar sua necessidade por velocidade.

O grande porém de Pacer é que o jogo é muito difícil de dominar, mesmo que você tenha anos de experiência em jogos de corrida como F-Zero e Wipeout pois como o Design das naves respeita fielmente a mecânica de um veículo voador, até o modo de curvar é diferente, pois não segue a frente como em um carro, e qualquer toque no direcional já faz a nave curvar para o lado indicado, fatores que não mudaram desde que conversei com os criadores na BGS 2019.

Essa dificuldade inicial pode separar os mais fãs dos mais casuais, mas no mesmo dia se domina os comandos e o primeiro lugar numa corrida passa de sonho impossível para realizado, basta não ser ganancioso na velocidade e dominar os trechos mais difíceis de cada pista. Como o jogo conta com um sistema de pontuação para liberar corridas e melhorias na nave, mesmo que você chegue nos últimos lugares por algumas (muitas) vezes, você estará progredindo

Pacer não traz somente os clássicos modos de jogo como Campanha, Corrida rápida e Time Trial, como também os desafios inovadores de correr em uma tempestade magnética onde só uma cúpula permanece intacta, obrigando os pilotos a se manterem no limite imposto pela proteção, ou ainda a de sobrevivência, onde o Battle Royale rola solto na corrida e só o mais forte sobreviverá, e o inovador modo de correr o mais longe que puder enquanto a nave se deteriora até explodir.

Pode parecer bobagem, mas esses modos te ajudam a melhorar tua direção nas corridas normais pois ensinam a correr num limite de velocidade segura, atacar e defender-se e usar o melhor dos recursos e da pista pra correr o mais rápido possível. É como ser treinado sem perceber, e assim a curva de aprendizado de 90º se torna menos agressiva, e sempre faturando pontos para desbloquear mais pistas.

Pacer é um jogo sobre velocidade alucinante, tensão em como gerenciar energia e munição, as curvas e o tempo, onde o jogador não terá paz nem por um minuto evitando assim enjoar pela repetição de vitórias garantidas. Aqui cada erro valem segundos, e cada segundo vale muitas posições, ou metros percorridos pra se alcançar o adversário e tê-lo em sua mira.

Com modo campanha, Online, desafios e todas as opções de usufruir de uma pista com os modos corrida invertida, espelhada e de dia ou de noite. Além disso o jogo traz gráficos dignos de um Triple A e preço muito acessível. Por conta disso Pacer trará horas de diversão e adrenalina para os mais habilidosos!

Análise: Voltando aos tempos das velocidades alucinantes com Pacer
CONCLUSÃO
O sucessor espiritual de F-Zero e Wipeout chegou para sacudir a saudade dos fãs de jogos de corrida!
POSITIVOS
Real sensação de velocidade frenética
Gráficos maravilhosos
Muitas opções de jogo
NEGATIVOS
Curva de aprendizado muito cruel
Pequenos travamentos quando muitos recursos estão na tela
9
FRENÉTICO E BONITO!