Análise: The King of Fighters XV é a revigorada que a série precisava

Anunciado durante a EVO 2019 e planejado para ser lançado inicialmente em 2020, The King of Fighters XV chegou! Como o nome sugere, KOF XV é o aguardado 15º título de uma das séries de jogos de luta mais queridas da América Latina.

Com um gráfico colorido e detalhado, KOF XV se parece inclusive com outro jogo da SNK: Samurai Showdown. Isso por si só já mostrou uma atenção maior da empresa no desenvolvimento do novo título, uma vez que uma das coisas que mais decepcionaram em seu antecessor era a sua aparência crua. Essa mudança já foi o suficiente para chamar a atenção dos fãs desde o primeiro trailer de personagem, que nos apresentou o protagonista Shun’ei.

Mas será que The King of Fighters XV é só mais um jogo de luta? Ou será ele o responsável por voltar a colocar o nome da série nos holofotes da comunidade de jogos de luta? (Acho que o título do análise já deu spoiler.)

Fácil de aprender, difícil de dominar

Como todo bom jogo de luta, pelo menos na minha opinião, The King of Fighters XV segue o modelo “fácil de aprender, difícil de dominar”. O jogo tem apenas quatro botões de golpes: Soco Fraco, Soco Forte, Chute Fraco e Chute Forte. Além disso, ele traz todas as excentricidades que estamos acostumados em jogos da série KOF, como pulo curto e alto e rolar para desviar de golpes e projéteis.

A jogabilidade continua aquilo que sempre esperamos de The King of Fighters: partidas de times de 3 personagens que se alternam conforme eles são derrotados. E, assim como seus antecessores, a estratégia continua sendo deixar o seu melhor personagem por último, para ter a maior quantidade de barras para gastar. E variedade não é um problema, já que KOF 15 conta com 39 personagens diferentes divididos em 13 times para você escolher.

Dito isso, a melhor forma de ter certeza de que você domina The King of Fighters XV é indo para o modo treino (como todo bom jogo de luta), e ele não desaponta. É possível ver as informações de frames dos ataques que você usa, assim como configurar seu oponente para simular situações em que você está desconfortável, para te ajudar a treinar e aprender a melhor resposta para elas.

Modos de um jogador

Além disso, KOF XV traz um modo “História” que nada mais é do que o nosso bom e velho modo “arcade”. Então, se você esperava uma história um pouco mais cinematográfica, explorando seus personagens favoritos da série, sinto lhe informar que não será o caso.

KOF XV traz de volta o modo “missões”, em que o jogo lhe passa 5 combos diferentes para fazer com cada personagem disponível, indo de combos simples até outros mais complexos. Felizmente (ou infelizmente), os combos de KOF XV são bem menos infames do que os de KOF XIII e XIV. Mas, ainda assim, serão desafiadores para novos jogadores e podem os ajudar a aprender mais sobre as mecânicas, como o MAX Mode e MAX Mode (Quick).

Por fim, The King of Fighters XV conta com músicas de diversos jogos da série (talvez todos?). Basta você ir jogando e completando alguns objetivos, como usar um determinado time, que você começará a desbloquear as músicas dos jogos antigos. Todas essas músicas ficarão disponíveis depois, em um menu exclusivo par isso.

Habemus Rollback Netcode

A SNK ouviu os fãs e implementou o tão pedido rollback netcode em The King of Fighters XV! Caso você não esteja acostumado com jogos de luta, deve estar agora se perguntando “mas o que diabos é isso?”

Bom, resumindo de uma forma extremamente simples, é uma forma de fazer com que se tenha o mínimo possível de lag entre partidas online. Esse, por sinal, é o mesmo sistema implantado no modo online de outros jogos de luta, como Mortal Kombat 11 e Guilty Gear Strive. Por conta desse netcode é que esses jogos podem ser jogados online de uma forma muito melhor do que outros jogos de luta, como Dragon Ball FighterZ, por exemplo, que usa ‘Delay Based Netcode’.

Além dos modos tradicionais de jogos de luta, The King of Fighters XV traz uma opção exclusiva para ir atrás de replays, tanto seus quanto de outros jogadores. Isso ajuda no processo de aprendizagem, facilitando ver como outros jogadores usam os seus personagens, assim como oferece a opção de rever suas partidas para observar onde você está errando.

Por fim, KOF XV traz um dos modos online mais importantes, na minha opinião: Treino. Nada melhor do que juntar você e um amigo para aprenderem juntos as techs do jogo. Além do fato de que ter um amigo para ajudar a lidar com aquele personagem problemático, que você está tendo mais dificuldade, é show. Também é uma das melhores formas de ajudar um amigo novo em jogos de luta a pegar o jeito com os fundamentos mais básicos. Afinal, ninguém aprende a jogar um jogo como KOF 15 da noite para o dia.

Conclusão

The King of Fightes XV é um jogo de luta quase completo, não fosse pela falta de mais conteúdo para apenas um jogador, que é sentida. Levando em conta que até os jogos de luta japoneses já começaram a se adaptar à formula de história cinematográfica popularizada pela NeatherRealm, era de se esperar que KOF XV tivesse algo do tipo, por mais simples que fosse. No entanto, o título apresenta apenas um modo arcade com o qual já estamos mais do que acostumados e desperdiça uma oportunidade para surpreender o público.

Apesar disso, KOF XV traz um modo online estável, um modo treino robusto e é quase que uma carta de amor aos fãs dessa série que já passou por tantos trancos e barrancos nos últimos anos. Por fim, posso sim dizer que tive minhas “expectativas quebradas” e me surpreendi ao perceber o quão viciante é jogar KOF XV.

Obs: Essa análise foi feita a partir de uma versão de PlayStation 5 cedida gentilmente pela distribuidora.

Análise: The King of Fighters XV é a revigorada que a série precisava
CONCLUSÃO
Apesar das poucas opções para apenas um jogador, KOF XV traz um modo online estável, um modo treino robusto e é quase que uma carta de amor aos fãs dessa série que já passou por tantos trancos e barrancos nos últimos anos.
POSITIVOS
Online estável
Modo treino online
Fácil de aprender
NEGATIVOS
Poucas opções single player
8.5
ÓTIMO