Análise: Pikmin 3 Deluxe é mais um dos destaques do WiiU que tem sua segunda chance no Switch

Conhecendo um pouco mais dos pequenos heróis

Pikmin é uma das franquias menos conhecidas da Nintendo, mas há uma boa quantidade de história por trás desses pequenos trabalhadores e exploradores. Shigeru Miyamoto criou Pikmin inspirado em observar como alguns insetos, como formigas, trabalhavam em conjunto para carregar diversos objetos maiores.

Em Pikmin, você controla pequenas criaturas humanoides que desembarcam em um planeta desconhecido, habitado pelos Pikmin. A raça de criaturas que leva o nome da série é composta por diferentes variedades, cada um com suas características específicas, que trabalham em conjunto com os pequenos exploradores para superar puzzles espalhados pelo cenário e enfrentar outros monstros maiores.

A série conta com apenas 3 jogos principais e um spin-off e foi originalmente lançada em 2001 para o GameCube, recebendo o segundo jogo em 2004. Pikmin 3 chegou quase 10 anos depois, em 2013, para o WiiU, mas com o baixo número de vendas do console, acabou não se popularizando tanto quanto os outros jogos. O spin-off da série é Hey Pikmin, que foi lançado para o 3DS em 2017 e se trata de um jogo de plataforma 2.5D, sem os elementos de exploração e estratégia da série original.

Três novos Protagonistas e Novas espécies de Pikmin

Pikmin 3 Deluxe te coloca no controle de três protagonistas que caem no planeta chamado de PNF-404 e precisam descobrir um modo de voltar para casa. Alph, Brittany e Charlie precisam trabalhar em conjunto com os pequenos Pikmin para conseguir uma peça da nave que quebrou na queda e, ainda, encontrar um outro explorador do planeta Hocotate que também está por ali (o Capt. Olimar, protagonista dos dois primeiros jogos).

Existem 5 variedades de Pikmin que são apresentados durante a história:

  • Pikmin Vermelho – São resistentes à fogo e são os principais Pikmin para o combate.
  • Pikmin Amarelo – São mais leves e conseguem ser jogados mais alto que os demais Pikmin e também conseguem conduzir eletricidade
  • Pikmin Azul – São os únicos Pikmin que podem resistir à água.
  • Pikmin Rocha – Introduzidos em Pikmin 3, eles são mais resistentes e podem quebrar cristais espalhados pelo mapa.
  • Pikmin Alado – Também introduzidos em Pikmin 3, essas pequenas criaturas conseguem voar e alcançar objetos em locais mais altos.

O jogo começa com quebra-cabeças simples, que podem ser resolvidos com poucos Pikmin e, aos poucos, introduz mecânicas mais complexas e que vão exigir um pouquinho de pensamento fora da caixa para completá-los.

Você precisa comandar os Pikmin para realizar diferentes tarefas no mapa, que vão desde carregar e recuperar objetos para a Nave, como objetos que dão pistas de onde as peças faltantes da nave estão, frutas para que a tripulação possa continuar sua missão e até os restos das criaturas que você enfrentar, que são convertidos em novos Pikmin. Outras tarefas comuns são quebrar barreiras e empurrar objetos, abrindo novos caminhos no mapa.

Existe um limite de tempo, determinado pelo ciclo de dia e noite, em que você pode explorar o planeta PNF-404; dessa forma, há um período de tempo em que você precisa fazer os objetivos daquela missão, caso contrário precisará voltar no dia seguinte. Qualquer Pikmin que você deixar perambulando pelo cenário durante a noite será devorado pelas criaturas que habitam o planeta. Cada dia consome um frasco de suco, feito a partir das frutas coletadas pelos Pikmin nas incursões no planeta.

Não se preocupe, pois diferente do primeiro Pikmin, você não possui uma quantidade de dias limitado para poder terminar o jogo

As melhorias da versão Deluxe

Pikmin 3 Deluxe traz consigo todas as missões de DLC lançadas para o WiiU, que são as aventuras do Capitão Olimar. Essas missões são mais contidas e não possuem a liberdade de exploração dos mapas convencionais. Você precisa realizar as tarefas com a quantidade e os tipos de Pikmin que possui disponível, sem poder recrutar novos ajudantes.

Há outras adições interessantes para a versão Deluxe, como ajustes para os controles e a possibilidade de selecionar entre três níveis de dificuldade: Normal (que na verdade é uma versão mais fácil do jogo), Hard (que seria a dificuldade regular de Pikmin 3) e Ultra Spicy, que limita o número de Pikmin para 60 por estágio. O outro destaque está para o split-screen Co-op, que permite que o jogo seja jogado inteiro por dois jogadores na mesma tela, deixando a experiência bem mais divertida e estratégica.

A performance do jogo também se mantém constante e não foi observada nenhuma queda na taxa de quadros de Pikmin 3 Deluxe. O estilo visual e gráfico se mantém moderno e charmoso, mesmo para um jogo lançado em 2013.

Resumo

Pikmin 3 Deluxe veio para agregar à seleção de jogos que podem ter passado despercebidos no WiiU, mas tiveram sua segunda chance no Nintendo Switch. Para fãs de estratégia e puzzle que não conhecem a série, essa é uma boa oportunidade, já que o título traz desafios interessantes em uma jogabilidade fluida e bastante divertida.
Se você já conhece a série Pikmin, pode ir tranquilo, que essa é a melhor versão da série até então.
Estamos apenas curiosos com o que será de Pikmin 4. Será que o sucesso de Pikmin 3 Deluxe incentivará a Nintendo a lançar o próximo jogo?

Obs: Essa análise foi feita a partir de um código gentilmente cedido pela Nintendo.

Análise: Pikmin 3 Deluxe é mais um dos destaques do WiiU que tem sua segunda chance no Switch
CONCLUSÃO
Pikmin 3 Deluxe é a melhor versão do jogo lançado para o Wii U e é uma excelente oportunidade para novatos terem seu primeiro contato com a série.
POSITIVOS
Excelente combinação de estratégia e quebra-cabeças
NEGATIVOS
Limite de tempo pode parecer curto para as missões
9
Excelente