Análise – Hammerwatch

Hammerwatch foi um dos grandes indies lançados em Fevereiro de 2013, mas recém descoberto por mim, graças a um Humble Bundle. O jogo chegou na Steam no dia 12de agosto de 2013, graças à Steam Greenlight. Desenvolvido por duas pessoas: Jochum SkoglundNiklas Myrberg e inspirado por Gauntlet, Hammerwatch pode reviver os velhos tempos da geração 8 e 16-bits.

Não há uma história profunda, a situação é simples: você acorda dentro de uma torre e atrás de você, encontra-se uma ponte quebrada. Como não há muito o que fazer, a escolha é simples: subir a torre.

Monstros, desafios e segredos

A torre contém 12 andares, divididos em 4 atos, três andares por ato. Cada ato tem uma temática única, com inimigos, desafios e puzzles próprios e o que deixa o jogo mais interessante ainda é a quantidade de segredos que podem ser descobertos pelo jogador como paredes falsas, rachaduras que levam à salas secretas, vendedores escondidos e também um portal que leva a uma sala de bonus, que é encontrado uma vez por ato.

A dificuldade padrão do jogo não é alta, mas se você se descuidar, pode acabar cerdado de inimigos e morrer facilmente. Porém, quando você chegar no último andar de cada ato, que é onde o Boss se encontra, você perceberá que o jogo não está de brincadeira, cada chefão tem uma mecânica única e suas habilidades aumentam conforme ele vai morrendo. Há um salto de dificuldade incrível, deixando as lutas muito mais interessantes.

Escolha seu herói

  • Thief: Especialista em combate corpo a corpo, utiliza duas adagas e seu arco de ataque é de 180º, podendo atingir inimigos de várias direções. Suas habilidades são: Fan of Knives, que atira várias facas ao redor; Grapple Chain, uma corrente que te leva até um inimigo, deixando-o atordoado ou até alguma parede próxima e Smoke Bomb, uma bomba de fumaça que deixa os inimigos ao redor atordoados.
  • Wizard: O personagem mais frágil, com menos defesa e menos vida mas o mago é o mais letal, capaz de dar a maior quantidade de dano. Seu ataque básico é uma bola de fogo que resulta em um dano em área e suas habilidades são: Flame Spray, uma baforada de fogo que continua ativo enquanto você tiver mana; Ice Nova, estilhas de gelo que são lançadas do personagem, deixando lentos os inimigos e Meteor Storm, que invoca três meteoros de grande dano que caem aleatoriamente na tela.
  • Paladin: O tanker do time, com mais vida e mais defesa, o Paladino é a linha de frente do grupo. Com seu escudo é possível bloquear flechas e outros projéteis atirados em sua direção, o arco de ataque é menor que do Thief e suas habilidades são: Charge, que é uma investida para frente, dando dano nos inimigos no caminho; Healing, uma das poucas skills de cura do jogo, cura o paladino e os aliados ao redor e Holy Storm, onde o Paladino gira sua espada ao redor dando dano nos inimigos.
  • Warlock: uma combinação de ataques à distância e corpo-a-corpo, o Warlock possui uma adaga e um cajado. Seu ataque não tem arco e pode causar um dano contínuo de veneno nos inimigos e suas habilidades são: Lightning Strike: uma bola de eletricidade que acerta vários alvos ao mesmo tempo; Life Steal Nova: uma onda de energia que faz você drenar a vida dos inimigos quando eles levam dano e Electrical Storm: uma nuvem se forma sobre a cabeça do Warlock e raios atingem os inimigos, causando uma grande quantidade de dano.
  • Ranger: o personagem com maior área de ataque, suas flechas podem atravessar os inimigos mas o dano é diminuido com a distância. Suas habilidades são: Bomb: uma bomba que causa um dano em área; Overgrowth: uma armadilha que prende um inimigo e Flurry: similar ao Fan of Knives do ladrão, essa habilidade faz o Ranger atirar flechas ao seu redor.

Diferente de Diablo, não há uma skill-tree, as habilidades vão sendo compradas de acordo com os vendedores encontrados pelos andares da torre, desta forma você pode customizar seu personagem conforme seu dinheiro deixar, por isso recolha todos os tesouros possíveis.

Ajustando o jogo ao seu estilo de gameplay

Outro ponto importante no jogo é a customização, vários modificadores podem ser adicionados no jogo para deixá-lo mais fácil ou mais difícil como:

  • 1 de HP para seu personagem,
  • Quantidade de vida dividida pelos players,
  • Sem regeneração de HP e Mana
  • Regeneração reversa de HP ( você perde vida ao invés de ganhar ao longo do tempo)
  • Vidas infinitas
  • Dano duplicado

2014-06-29_00013

Nostalgia e Alegria

Na questão dos gráficos, Hammerwatch prova que mesmo com uma simples pixel art, é possível fazer ambientes belos e balanceados e que passam aquele sentimento saudosista. Com a trilha sonora, o mesmo acontece, as músicas são estilo 8-bits e legais, mas ao longo do tempo podem se tornar repetitivas e a melhor escolha a ser feita é abaixar o volume do jogo e colocar sua própria trilha sonora.

Review - Ficha Técnica Hammerwatch

[one_half]

  • Jogabilidade simples;
  • Mecânicas dos chefes desafiadoras e criativas;
  • Multiplayer extremamente divertido;

[/one_half]

[one_half_last]

  • Muito curto;
  • Músicas podem se tornar repetitivas;
  • Dificuldade padrão relativamente baixa;

[/one_half_last]