Análise: Children of Zodiarcs é um excelente RPG Estratégico com elementos de gameplay inovadores

Análise – Children of Zodiarcs

Children of Zodiarcs é um daqueles jogos independentes que podem acabar passando despercebidos pelo público, devido à grande quantidade de lançamentos grandes que há recentemente. Porém, esse jogo merece a atenção de todo fã de RPG estratégico. Desenvolvido pela Cardboard Utopia e publicado pela Square Enix Collective, o jogo foi originalmente lançado em uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter e arrecadou mais de 200 mil dólares acima de sua meta original.

Crianças lutando para sobreviver

Children of Zodiarcs conta a história de um grupo de orfãos e adolescentes liderados pelo grande Zirchoff e em sua ausência, pela pequena Nahmi. O grupo vive nos subúrbios e para sobreviver às margens da sociedade, precisam roubar, enfrentar guardas e outras gangues de ladrões. Durante a história, há uma clara evolução dos personagens e você irá importar-se com eles logo nos primeiros momentos de tensão.

Entre as missões, existe a possibilidade de pequenos diálogos para que você conheça mais sobre o passado de cada personagem e suas interações. Esses diálogos são fundamentais para a evolução da história e é extremamente recomendado que você leia todos. A falta de narração ou voice-acting é um dos problemas encontrados, pois praticamente toda sua história é contada através de diálogos entre os personagens.

RPG, Cartas e Dados

O jogo vai muito além de ser apenas um RPG Estratégico, nos moldes de Final Fantasy Tactics. Além das batalhas em tabuleiro por turnos, há um meta-game baseado em cartas extremamente interessante que fornece uma profundidade adicional à estratégia de cada batalha. Cada personagem começa a batalha com 7 cards de um baralho que pode ser editado previamente; para cada ação que o personagem fizer, uma carta específica é utilizada, ou seja, você terá cartas para ataques diferentes, cartas para recuperação e cartas para magias específicas. Se você ficar sem cartas na mão, não poderá agir com aquele personagem, restando apenas a possibilidade de mover-se e usar a ação para comprar duas cartas. Assim, é necessário um micro-gerenciamento das cartas na mão de cada personagem.

Além disso, antes de cada ataque há uma rolagem de diversos dados que podem adicionar efeitos, aumentar o dano ou até curar seu personagem. Essa combinação de estratégia por turnos com um mini card-game e o elemento de rolagem de dados, compõem um dos mais diferenciados sistemas de combate dos RPGs modernos.

Deixe cada personagem do jeito que você quiser

Também Há um denso nível de customização presente no jogo. Os baralhos podem ser alterados e assim, os poderes indesejados podem ser substituídos por outros. Com cada nível evoluído, os personagens ganham acesso a novas cartas. Cada deck deve ter um mínimo de 18 cartas e o você poderá usar até 6 cópias de cada carta. Os dados disponíveis para cada personagem também podem ser customizados; alguns com mais atributos de dano, alguns com mais efeitos especiais e existem até alguns dados com debuffs e atributos negativos em alguma das faces. Essas customizações podem na tela para selecionar as missões de história.

A curva de dificuldade do jogo é alta e algumas vezes poderá te obrigar a voltar alguns estágios e disputar os chamados Skirmishes, que são pequenas missões opcionais para poder evoluir os personagens antes de iniciar a próxima batalha. Isso afeta gravemente o andamento do jogo e pode deixa-lo frustrado em alguns momentos.

Resumo

Children of the Zodiarcs é um jogo extremamente recomendado para qualquer fã de RPG Estratégico com seu estilo de combate que acrescenta elementos únicos para o gênero e sua arte símples e clássica. A curva de dificuldade pode ser um pouco íngrime demais, causando uma certa necessidade de grinding e consequentemente uma pequena frustração. A história das crianças também é interessante, mas a falta de voice acting pode fazer com que a atenção se perca em meio a tantos diálogos e algumas coisas passem despercebidas.