Aeon Must Die! recebe novo trailer em meio a acusações de crunch, não pagamento dos funcionários e roubo de IP

Aconteceu no fim dessa tarde mais uma das edições da State of Play, que também é conhecida como “PlayStation Direct” graças ao modelo similar da Nintendo Direct de abordar os conteúdos da apresentação. Na apresentação de hoje rolou diversas novidades, inclusive o um novo trailer Aeon Must Die!, um jogo de ação beat-em-up 2D que será publicado pela Focus Home Interactive com lançamento previsto para PS4, Xbox One, Switch e PC.

Logo após a apresentação da State of Play o jogo voltou a chamar atenção do público, mas dessa vez por motivos muito piores: Acusações de roubo de propriedade intelectual, crunch e até o não pagamento dos funcionários por trás do desenvolvimento de Aeon Must Die!

Em um vídeo publicado no Youtube intitulado “Aeon Must Die! (original version) TRUTH IN DESCRIPTION”, que em português significa “Aeon Must Die” (versão original) VERDADE NA DESCRIÇÃO”, Erkki Poots, usuário que fez upload do vídeo, explica na descrição tudo o que aconteceu durante o conturbado processo de desenvolvimento do game. Confira abaixo uma tradução do que Erkki Poots escreveu:

Esse trailer foi criado com abuso, manipulação, roubo.
Veja a verdade sobre o desenvolvimento desse jogo aqui.
As pessoas que trabalharam em cada cena disso não estão mais na empresa detentora dos direitos da propriedade intelectual. Alguns sequer foram pagos pelos seus trabalhos.
Este trailer tem um conflito pendente de propriedade intelectual.
A propriedade intelectual real do jogo foi roubada dos criadores por meio de jogo sujo.

O conteúdo mostrado por Erkki Poots no dropbox linkado acima é o mesmo que está linkado na descrição da página oficial da Limestone Games no Twitter, mostrando que provavelmente ele teve parte no desenvolvimento do jogo em algum momento. A Focus Home Interactive não se manifestou até o momento do fechamento dessa matéria. Assim que houver alguma atualização sobre a situação iremos informar.

Atualização – 07/08

A Focus Home Interactive emitiu uma nota em suas redes sociais comentando o caso de Aeon Must Die! e sua equipe de desenvolvimento:

A Focus Home Interactive sempre elogiou e deu suporte aos seus estúdios parceiros e seus desenvolvedores que compõem seus times criativos. Nós nos orgulhamos por tratar nossos empregados e os desenvolvedores terceirizados de forma justa e respeitosa e isso não mudará.

Focus Home Interactive foi informada de alegações sérias que foram levantadas por alguns dos desenvolvedores da Limestone que trabalharam na criação do vídeo game Aeon Must Die!.

Essas queixas são direcionas à Limestone, empregador direto dos desenvolvedores.

Como distribuidora desse vídeo game, a Focus está olhando cuidadosamente nessas alegações e chegará a conclusão necessária caso ela prove ser bem fundamentada, e aí tomaremos todas as medidas apropriadas.

Nenhum comentário adicional será compartilhado até nós termos uma ideia clara e completa sobre esse assunto.

A nota da Focus Home Interactive serve para mostrar que eles não são os vilões da história, entretanto, no dropbox divulgado por Erkki na descrição do vídeo do youtube que comentei no começo dessa matéria, há capturas de imagens em que é dito que os funcionários da Limestone entraram em contato com a Focus meses atrás e, em vez de apoiar os desenvolvedores, a distribuidora os delatou ao chefe do estúdio, piorando ainda mais a situação da equipe.

Essa história ainda tem muito a ser esclarecida, mas algo para mim ficou bem claro após tudo isso que foi apresentado: não comprarei Aeon Must Die!