Casa dos gênios por trás de Half-Life, Portal, Counter-Strike e criadora da tão famosa plataforma Steam, a Valve sempre foi extremamente expressiva para os PC gamers, que durante um bom tempo foram esmagados pelo “boom” dos consoles. Não que videogame de mesa seja algo novo ou que só tenha começado a fazer sucesso agora, mas a grande preocupação da Sony e Microsoft em garantir jogos exclusivos para suas respectivas plataformas, deixou o PC sem diversos títulos.
Essa relação íntima entre a Valve e os apaixonados pelo PC gaming foi ficando cada vez mais forte conforme o Steam foi crescendo mais e mais. Primeiramente, era um portal para os jogos da empresa, depois tornou-se confortavelmente a plataforma mais utilizada para divulgar grandes lançamentos no PC, e recentemente deu um grande apoio ao mercado independente que voltou com tudo nos computadores.
Agora, é a vez da Valve ir mais além e colocar o PC no mesmo patamar de popularidade do Xbox e PlayStation e despertar o interesse das desenvolvedoras. Essa nova fase está bem explicada no site da empresa:
Nós estamos trazendo tudo que faz do PC excelente – os melhores jogos, as maiores comunidades e as tecnologias mais interessantes – a novos destinos.
CALMA! Você que acha que eu estou “fazendo propaganda” da Valve e desmerecendo os consoles, fica sossegado, não é esse o caso – afinal, eu mesmo tenho dois consoles. É que este trecho resume bem o objetivo da empresa, que é expandir sua área de atuação, indo além do software e investindo no hardware. Eles querem o Steam também na sua sala de estar, não mais apenas no seu computador no cantinho do quarto.
O primeiro sinal disso, é o Controle Steam. Essa releitura dos populares joysticks que conhecemos, traz um novo mapeamento de botões, trackpads duplos e resposta por toque. Tudo isso em busca da mesma precisão do teclado e mouse, que hoje em dia é parcialmente sacrificada nos controles de videogames. É um novo jeito de aproveitar seus jogos, só que sentado no sofá.
Valve revela o design do Steam Controller
A segunda aposta da empresa é o Steam Link. Este pequeno e elegante aparelho tem o objetivo de transmitir o que está acontecendo no seu monitor para sua TV. Dessa forma, fica ainda mais interessante a ideia de ser um PC gamer de sofá.
Valve anuncia Source 2, Steam Link e outras novidades
As Steam Machines fazem parte de um passo muito importante não só para a Valve, mas para todo o cenário do PC gaming. As Machines têm a mesma proposta dos consoles: ser uma plataforma simples, objetiva e estável. Os aparelhos têm preços variados, mas todos com um grande poder de hardware, além da rica biblioteca Steam e o mais importante – um sistema operacional dedicado exclusivamente para games, sem desperdiçar desempenho da máquina com outras tarefas, algo que acontece no Windows.
Valve revela os preços das Steam Machines
Por último, de longe o passo mais ousado da Valve, completando sua nova geração e deixando claro que eles levam o computador a sério. O Vive é um aparelho de realidade virtal (como o Project Morpheus, da Sony) desenvolvido em parceria com uma grande empresa de tecnologia (mais conhecida fora do Brasil): a HTC. Quem disse que os computadores ficariam fora dessa moda?
Headset de realidade virtual da Valve se chama “Vive”
Eu sempre fui muito fã de jogar no computador e claro, sempre muito feliz por ter o Steam unificando quase tudo de relevante nessa indústria em uma plataforma só. A Valve está tomando passos extremamente atrevidos, apostando em uma experiência que nós já temos há muito tempo, só que de uma perspectiva totalmente diferente.
Todas as novidades citadas chegam neste ano (no caso do Vive, será uma versão de testes). Fique atento também ao serviço de livestream do Steam e a nova engine Source 2, continuação do motor gráfico mais consagrado dos últimos tempos no PC e que foi utilizado em Half-Life 2. É o início de uma nova era para os fãs de computadores.
PC gamers, animem-se!