Se você joga FPS, qualquer que seja ele, você deve agradecer a um homem. Provavelmente você não o conhece, mas com certeza já ouviu falar de um de seus trabalhos. John Carmack foi o responsável por liderar e criar todo o conceito de Tiro em Primeira Pessoa que conhecemos hoje, com a criação das franquias mais aclamadas e elogiadas no mundo dos games: Wolfenstein, Doom e Quake. Junto de seus outros dois amigos, John Romero e Adrian Carmack, com suas vontades de entrar com tudo no mundo dos games, fundaram o que chamaria mais tarde de id Software.
Carmack, ao longo dos anos, foi deixando pouco a pouco o ramo dos jogos. Seu brilhantismo não se prendia apenas a isso e logo já estava trabalhando na NASA e, hoje em dia, na Oculus (sim, aquele óculos de realidade aumentada que está sendo bem discutido hoje em dia); embora a atual publicadora da id, Bethesda teria afirmado que Carmack não deixaria a empresa e continuaria liderando os projetos atualmente. Mesmo com sua saída, Tim Willits, diretor de estúdio da id, disse que o trabalho de Carmack na Engine id Tech 5 está completo e sua deixa não irá afetar os games em andamento ou qualquer outro projeto. “Temos uma equipe brilhante de programadores que trabalhou com John e manterá a qualidade de ponta dos jogos que a id sempre fez. Como colega há anos dele, desejo tudo de melhor” disse Tim. Como se a perda de Carmack não fosse muito grande, Todd Hollenshead, presidente da id, também deixou a companhia no começo do ano, por motivos de querer ter mais tempo para seus interesses pessoais.
Nos resta agora aguardar o futuro de próximos lançamentos mais esperados das franquias como Doom e Quake. Você pode conferir futuras notícias sobre esses games aqui no Jogazera.