Ao contrário de quem imaginava que Evolve logo se tornaria um jogo repetitivo, há muito mais do que a simples Caçada, carro chefe do jogo. Quatro modos distintos são amarrados por um quinto modo, Evacuação, que serve como uma espécie de campanha pelo Planeta Shear. Cada um destes muda consideravelmente a jogabilidade e o tipo de postura que os jogadores devem ter, afim de salvar (ou destruir) mais vidas conforme as missões de cada modo são dadas.
Caçada | Ninho | Resgate | Defesa | Evacuação
Caçada (Hunt)
Caçada é o modo “clássico” de Evolve, no qual o time de caçadores têm de rastrear, prender e matar o monstro antes que ele fique grande demais. Se assemelha muito com a brincadeira esconde-esconde, com a diferença de você poder matar e comer o cadáver de quem te encontrar.
O interessante nesse modo é que os caçadores, que são mais poderosos que o monstro até o segundo estágio, viram a caça quando o bicho chega ao terceiro estágio, podendo destruir o gerador e garantir a vitória.
Ninho (Nest)
O modo Ninho joga toda a responsabilidade da partida para os caçadores, que têm de encontrar e destruir todos os ovos do monstro. Para se defender, o monstro precisa evoluir, podendo inclusive chocar um dos ovos para trazer à partida um lacaio – um Golias estágio 1 controlado por IA que devasta o que encontra pela frente.
Com um time coeso e organizado, o modo fica fácil para os caçadores… mas será que todas as variáveis de uma partida estarão a favor deles?
Resgate (Rescue)
Já Resgate joga tudo para o monstro, que pode explorar vários pontos vulneráveis dos caçadores. Nesse modo,os caçadores têm de encontrar, reviver e guiar a maioria dos colonos que se perderam na selva até uma nave de transporte. O monstro tem de evoluir e dizimar essa maioria, assassinando os colonos que encontrar pela frente.
Defesa (Defend)
É estranho mas divertido ao mesmo tempo dizer que, em Defesa, Evolve vira uma espécie de Tower Defense. A última etapa do modo Evacuação, em Defesa a nave de evacuação já está cheia de civis e precisa ser reabastecida para a humanidade abandonar de uma vez o planeta Shear. Os caçadores são chamados para proteger geradores que eletrificam as paredes da estação de reabastecimento até o tanque da nave ficar cheio e eles picarem a mula dali.
O problema – e aí está o TD – é que hordas de lacaios liderados por um monstro estágio 3 não estão muito afim de deixar isso acontecer, e é assim que a evacuação termina: caçadores conseguindo proteger os geradores, e vazando pra sempre daquele planeta ridiculamente inóspito OU o monstro devastando a plataforma de reabastecimento, a nave e a colônica humana no planeta.
Evacuação (Evacuation)
Evacuação serve basicamente como um “modo campanha” em Evolve, e se alimenta dos outros quatro modos de Evolve, cada um com regras e jogabilidade severamente diferentes (conforme visto acima). Mesmo não tendo um roteiro específico e o jogo não sendo linear, há uma história a ser contada.
A colônia humana no Planeta Shear foi invadida por monstros e a ameaça claramente não pode ser controlada, fazendo-se necessária uma evacuação planetária em escala total.
A nave de evacuação deixará o espaçoporto em cinco dias e os caçadores foram convocados para reprimir a ameaça monstruosa enquanto a nave se prepara pra partir com os civis. Cada dia que se passa é uma missão, um modo de jogo diferente que os jogadores irão votar entre uma partida e outra, sendo o primeiro dia sempre o modo Caçada, e o último sempre Defesa.
O resultado da partida atual influencia unicamente no próximo mapa. Por exemplo: caso o monstro vença em um determinado território, um reagente químico é borrifado no próximo mapa, fazendo a vida selvagem passar por uma mutação que a deixa mais numerosa, e animais inofensivos e defensivos passam a ser agressivos. Já se os caçadores ganharem, há um modificador que traz mais quatro colonos armados que ajudam os caçadores na próxima luta.
São diversos modificadores contabilizando mais de 800 mil variáveis entre mapas, climas, classes, modos, monstros e efeitos de vitória/derrota.
O objetivo geral é vencer em cada missão para salvar (ou no caso do monstro, matar) mais colonos, que significa conseguir mais pontos de experiência. O vencedor do último dia leva a quantidade de experiência que acumulou durante todos os dias, além de um bônus de vitória.
De que lado você está?
Todos os modos estão disponíveis para jogar no modo solo (offline) e podem ser testados quando os jogadores quiserem. Além disso, é possível jogar cada modo independente do modo Evacuação, tanto jogando online com pessoas aleatórias quanto criando salas personalizadas para uma jogatina entre amigos.
Novos modos já foram sinalizados como DLCs futuras do jogo. Até lá, você tem uma Evacuação para resolver.
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