A Nintendo transmitiu nessa quinta-feira (07/05) mais uma edição do programa Nintendo Direct, dessa vez totalmente focado em Splatoon, novo exclusivo para Wii U. O jogo será lançado no dia 29 de Maio, e é uma das principais apostas da biblioteca do console para este ano.

A apresentação, de aproximadamente 30 minutos, destacou a premissa e a mecânica do jogo – que já era de conhecimento de muitos jogadores – mas também apresentou novas armas, modalidades de jogo e muito mais.

Assista a apresentação completa abaixo, ou confira o resumo em tópicos logo após o vídeo:

Do que se trata Splatoon?

Splatoon é um jogo de tiro em terceira pessoa, mas foge do convencional pois não controlamos humanos, e sim inklings, uma espécie de lula que move-se rapidamente pela tinta que corresponde à sua cor, e pode se transformar em humanoide munido de arma que dispara tinta.

O objetivo consiste em pintar a maior área do cenário com a cor da sua equipe, e impedir que a equipe adversária pinte o cenário com a cor dela. Para isto, os jogadores terão armas, vestimentas, especiais e o trabalho em equipe à disposição para obter vantagem sobre seus oponentes, mas a seleção dos cenários sempre deverá ser levada em consideração antes de partir ao combate, pois ela poderá influenciar nas estratégias das partidas.

As partidas transcorrem entre equipes compostas por quatro jogadores, mas Splatoon também irá dispor de uma modalidade single-player, onde o jogador deverá resgatar os chamados zapfishes, em missões que ensinarão tudo o que ele precisa saber sobre o jogo e de multiplayer local.

Splatoon

Armas e vestimentas

As armas de Splatoon possuem duas aplicações: pintar o cenário e atacar inimigos. Com o propósito de deixar as partidas dinâmicas, os jogadores poderão equipar seus personagens com uma arma primária, uma arma secundária, que normalmente é utilizada para suporte e consiste em um gadget, e uma arma especial, que pode ser utilizada eventualmente durante a partida

No universo do jogo, os inklings poderão aproveitar o tempo livre na Inkopolis Plaza para ir às compras. Nesta praça, há diversas lojas ao alcance dos jogadores, as quais vendem armas, camisas, acessórios, sapatos e muito mais. A customização de inklings também concede habilidades especiais a eles, como acréscimo na defesa, velocidade de movimento, quantidade de munição remanescente, etc.

Mais itens serão desbloqueados mediante a progressão, mas a Nintendo também prometeu disponibilizar mais conteúdo gratuitamente após o lançamento do jogo, envolvendo modalidades, cenários, armas, acessórios e vestimentas.

Splatoon

Demonstração nesse sábado

Uma das grandes novidades da apresentação foi a revelação da vinda de uma versão de demonstração. Com o término da transmissão, todos os jogadores já podiam acessar a eShop do Wii U e efetuar o download da chamada “Global Testfire Demo“.

Diferentemente do que acontece com as demais demonstrações da Nintendo, Splatoon estará jogável somente por um período específico. Abaixo, vocês podem acompanhar o cronograma no horário de Brasília:

Horários de funcionamento do Global Testfire:

Sábado (09), das 00h00 à 01h00;
Sábado (09), das 08h00 às 09h00;
Sábado (09), das 16h00 às 17h00.