MGS: Ground Zeroes, o prólogo para o todo poderoso The Phantom Pain, era, a princípio, um título para PSP. Confira:

Honestamente, eu realmente queria lançar ‘Ground Zeroes’ logo após ‘Peace Walker’. Fosse no PSP ou no PlayStation 3. Mas então tivemos problemas de desenvolvimento, alguns atrasos com ‘Metal Gear Rising’ também. E então ficamos sabendo da próxima geração chegando, então acabou sendo do jeito que está agora.

Claro que o ideal seria lançar ‘Ground Zeroes’ e a parte principal do jogo juntos, mas ao mesmo tempo, considerando que essa semana temos o lançamento da próxima geração de consoles chegando, muitos dos fãs queriam jogar algo mais cedo.

E considerando que o jogo principal é bem grande e ainda está em desenvolvimento, levará um pouco mais de tempo para lançá-lo. Decidimos ouvir nossos fãs e lançar ao menos o prólogo para que as pessoas possam ter a experiência.

Disse Kojima em entrevista ao Kotaku. O que foi até uma boa jogada para que nós pudéssemos experienciar algum título grande de Metal Gear novamente, em breve. Como The Phantom Pain ainda está sendo desenvolvido, talvez iremos ter notícias de lançamento só lá pro meio ou final do próximo ano, visto que será um jogo grandioso.

Paralelo a isso, Kojima comentou em seu Twitter que GZ terá uma trilha sonora customizável. Ele comenta que selecionou suas músicas favoritas de Pacific Rim para tocar no walkman que Snake possui.

E para completar, a Kojima Productions afirmou que Ground Zeroes terá diversas horas de gameplay, e não apenas “uma ou duas missões“. O produtor Sean Eyestone disse que Ground Zeroes é uma parte integral da experiência de Metal Gear Solid V, além de que as partes em GZ não estarão em The Phantom Pain. O jogo é grande e garante diversas horas de gameplay e contém várias missões que ainda não foram exibidas. O produtor ainda acalma os fãs e pede para ficarem sossegados enquanto a duração do game, garantindo que se você for fazer tudo o que tem para ser feito, levará ainda mais tempo.

Metal Gear Solid: Ground Zeroes tem data marcada para primavera americana de 2014.