Jason Schreier, um dos maiores nomes do jornalismo de videogames da atualidade que trabalha no Kotaku, divulgou uma notícia que pode pegar a maioria dos jogadores de surpresa: Horizon Zero Dawn, título first-party da Sony e lançado exclusivamente para o PS4 em 2017, está chegando ao PC em breve.

Schreier afirma que três pessoas familiares com os planos da Sony respaldam essa notícia, sendo um movimento nunca visto antes na empresa. Guerrilla Games, responsável por Horizon e os jogos da franquia Killzone, foi comprada em 2005 pela empresa japonesa, produzindo jogos exclusivos desde então para a plataforma PlayStation.

Horizon será o primeiro jogo a quebrar a linha de exclusividades da Sony, desde o primeiro PlayStation. De acordo com as fontes do jornalista, o game vai ser lançado no Steam e na Epic Games Store (embora esse detalhe ainda não esteja totalmente acertado).

Parando para analisar, a notícia não soa tão assustadora assim. Death Stranding, outro game que compartilha a mesma tecnologia (no caso a Decima Engine) também será lançado para PC, embora a Kojima Productions seja um estúdio independente e não comprado pela Sony. A Quantic Dreams, outra desenvolvedora independente que ficou sob o guarda-chuva da Sony por vários anos, recentemente lançou seus três últimos hits, Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit Become Human para PC, todos na Epic Games Store.

Caso o rumor se torne verdade, isso marca um novo ciclo para a empresa e em toda a indústria, evidenciando ainda mais o enfoque em ecossistemas do que em plataformas. Ainda não há janela de lançamento para quando isso vai acontecer, então as especulações continuam.