Jogos comprados na Windows Store possuem várias limitações

Quando a Microsoft lançou a repaginada Windows Store no Windows 10 e anunciou um forte apelo para Games muita gente gostou pois traria mais um player ao mercado fazendo concorrência especialmente ao Steam – e como todo mundo sabe, concorrência é sempre bom. O problema é Microsoft sempre consegue nos surpreender negativamente.

De acordo com um tópico no Reddit, jogos adquiridos pela Windows Store possuem graves restrições por funcionarem em cima do framework UAP, ou Universal Application Platform, os chamados Aplicativos Universais.

Enquanto que para programas e até jogos simples isso não oferece nenhum problema, a questão é muito mais séria quando falamos de jogos como Rise of the Tomb Raider e o aguardado Quantum Break, que como noticiamos será lançado exclusivamente na Windows Store.

As limitações aparentemente são caudas pelo fato de Aplicativos Universais não possuírem arquivo executável (.exe) e serem protegidos de forma exagerada. Veja a lista:

  • SLI ou Crossfire: UAP não suporta multi-GPU e como não há arquivos .exe para os jogos não é possível forçar profiles.
  • V-SYNC sempre ligado: é algo padrão do framework e foi confirmado por desenvolvedores que não é possível desabilitar nem forçar através de drivers.
  • Fake full-screen: ou o chamado Windowed Borderless, que é o padrão do UAP para garantir que alt+tab funcione de forma satisfatória. O problema é que isso em alguns games limita a exclusividade das GPU’s e afeta a performance negativamente.
  • Mods / tweaks: arquivos e pastas protegidas de forma que não é possível instalar mods ou mesmo rodar aplicações como SweetFX.
  • Steam Controller: por não possuírem .exe não é possível adicionar ao seu Steam, o que significa não ter acesso ao Big Picture ou Steam Controller.
  • Overlays: programas de monitoramento de hardware / FPS não funcionarão, bem como o Steam Overlay.
  • Hardware Macros: nenhum software de macros para mouse ou teclado funcionarão, visto que é preciso informar o .exe.

É claro que nada impede que no futuro estes pontos sejam corrigidos, só que depois do enorme fracasso que foi a “Games for Windows Live” no passado sinceramente não esperava que cometessem o mesmo erro duas vezes.

Mas a Microsoft tem dessas, e se eu fosse você, ficava longe da Windows Store por enquanto.