Jogamos o beta de Marvel’s Avengers; confira nossas impressões do jogo

Começa nessa sexta, dia 7 de agosto, o beta de Marvel’s Avengers para quem já fez a compra do jogo durante a sua pré-venda digital no PlayStation 4. Mas graças à Square Enix nós aqui do Jogazera tivemos acesso antecipado a ele e jogamos um bom tanto do jogo que está sendo desenvolvido pela Crystal Dynamics.

O beta começa na missão de abertura do jogo e a única que permite que a gente jogue com Thor e Capitão América. Ela é um bom tutorial e uma excelente forma de mostrar o que cada um dos heróis da equipe dos Vingadores oferece quanto às suas características de gameplay.

Quem jogou Marvel’s Avengers durante a BGS 2019 deverá reparar que algumas coisas mudaram. Primeiro é que a luta final contra o Taskmaster está mais interessante e não é apenas “aperta quadrado para ganhar” igual a demo que estava disponível no evento. Além disso o beta também corrigiu um dos maiores problemas que eu tive com o jogo: os seus golpes agora tem impacto. Na demo da BGS parecia que os heróis batiam nos inimigos com uma pena molhada, mas agora você consegue ver que a Natasha está batendo com no Taskmaster no final dessa missão.

Logo após, o jogo avança alguns meses no futuro para a próxima missão da história em que Kamala Khan e Bruce Banner estão indo atrás do JARVIS. Essa missão é a primeira que nos permite realmente controlar os heróis de maneira menos linear, dando a chance de andar um pouco mais pelos cenários do jogo e experimentar um pouco as habilidades do Gigante Esmeralda e da Ms. Marvel. Essa missão também conta com uma luta contra outro chefão, o Abominável.

A terceira e última missão da história do jogo permite explorar uma vasta área aberta logo no início. Essa área aberta conta com alguns segredos, como paredes quebráveis que escondem baús com recursos e até mesmo algumas missões opcionais como resgatar agentes capturados da Shield. Fora isso a missão segue o que parece ser o rumo padrão das missões desse jogo: andar, enfrentar inimigos, andar, enfrentar mais inimigos, enfrentar inimigos um pouco mais fortes e voltar à base.

Quando você termina as três missões da história que estão disponíveis no beta, o jogo libera a HARM Room, que nada mais é do que um lugar em que você enfrenta ondas de inimigos. Após completar o tutorial da HARM Room você desbloqueia as War Zones e Drop Zones, missões para jogar cooperativamente com seus amigos ou junto com seus parceiros IA.

Acho que vale a pena comentar aqui que o marketing do jogo se esforça muito para botar a ênfase em como é uma experiência pessoal você jogar com as IAs, pois eles são os SEUS personagens que VOCÊ upou e VOCÊ decidiu as habilidades. Mas meu amigo, não caia nessa. O centro de Marvel’s Avengers é jogar com os amigos.

Não me leve a mal, a IA do jogo é muito boa e os personagens controlados pela inteligência artificial são bem decentes. Mas quando você faz todas as missões disponíveis e entra no looping de procurar equipamentos melhores para aprimorar seus personagens o beta começa a ficar repetitivo.

O beta que jogamos conta com 4 personagens jogáveis. São eles Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk e Kamala Khan. Cada um desses personagens tem uma árvore de habilidade para que você personalize seus golpes da forma que achar melhor. Cada personagem conta com duas barras que ficam no topo da tela. Uma é a vida do personagem e a outra é uma barra específica de cada herói.

A personagem que eu mais me diverti usando foi, para a minha surpresa, a Viúva Negra. Ela é rápida, conta com suas fieis pistolas para golpes de longo alcance, além de conseguir aparar golpes e contra-atacar após um aparo bem sucedido. Infelizmente a Natasha Romanoff não conta com nenhum ataque destrutivo como os outros heróis, tornando-a incapaz de quebrar paredes.

O Homem de Ferro, por sua vez, é o personagem com mais opções para longa distância. Seu ataque forte dispara rajadas de raio repulsor nos inimigos, além da possibilidade de poder mirar com o raio manualmente. Cada um de seus ataques de longa distância gasta um pouco da sua barra de energia que fica no topo da tela e para encher essa barra basta desferir ataques corpo-a-corpo nos inimigos, ou aguardar um curto período de tempo.

O Hulk é aquele personagem que todos esperam que ele seja: bate nos inimigos seu punho, bate nos inimigos com o cenário ou bate nos inimigos com outros inimigos. Quem jogou os clássicos jogos de luta desenvolvidos pela Capcom irão reconhecer um de seus ataques fortes, em que ele levanta parte do chão fazendo uma onda que machuca os inimigos que estiverem em seu alcance.

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos a Kamala Khan. A inumana tem a habilidade de se esticar e isso faz dela uma excelente faz tudo no time. Ela tem alta mobilidade e ataques destrutivos que pegam quase sempre em mais de um inimigo. Por incrível que pareça o personagem que eu achei mais chatinho de usar foi o Homem de Ferro, mas não quer dizer que ele seja ruim, pois todos os personagens do jogo estão muito bem equilibrados.

Acho importante dizer que o beta está 99% dublado em português, e a dublagem está excelente. Entretanto, por se tratar do beta do jogo, ainda há alguns trechos sem dublagem, então é normal você ouvir todos conversando normal e, logo depois ouvir alguma fala em inglês, seja algum herói ou até mesmo Jarvis dando alguma informação sobre a missão que você está fazendo. Ah, os nomes também são todos em inglês, ou seja, você não ouvirá um Vingadores ou Homem de Ferro e sim “Avengers” e Iron Man”, coisa que não faz o menor sentido, mas infelizmente foi o rumo tomado pela equipe de localização do jogo.

A experiência que eu tive com Marvel’s Avengers foi boa no geral. O beta conta com bastante conteúdo e com uma boa diversidade de heróis para você experimentar, entretanto, o loop de upar e procurar equipamentos melhores para seus heróis acaba ficando cansativo, afinal, temos uma quantidade limitada de missões para fazer.

O que me resta é torcer para que esse loop de farmar equipamentos e experiência para os heróis seja um pouco menos monótono na versão final do jogo, que será lançada no dia 4 de setembro.

Tem dúvidas sobre o beta? Fique a vontade para comentar aqui que eu farei o possível para esclarece-las o mais breve possível.