Grand Theft Auto V, carinhosamente apelidado pelos brasileiros de GTA V, pode ser o jogo mais caro da história dos video-games. Para ser produzido, foram gastos entre desenvolvimento e ações de marketing a bagatela de $265 milhões de dólares.

Um relatório divulgado pelo jornal escocês The Scotman coloca a Rockstar Games lado-a-lado às super-produções de Hollywood, perdendo apenas para o filme Piratas do Caribe: No Fim do Mundo em custo de produção, que teve um custo aproximado de $300 milhões de dólares.

No gráfico abaixo vemos o custo de produção do GTA V comparado a outros jogos, como seu antecessor GTA IV, Skyrim e Final Fantasy XIII.

game-budget-635x398nfs9b

No segundo gráfico, que é mais impressionante ainda, o custo de game é comparado às grandes produções do cinema, como Harry Potter 6 e Avatar, ficando atrás apenas das aventuras do capitão Jack Sparrow (Johnny Depp).

movie-budget-635x43469s63

Projeto ambicioso, não? Dizem que o game já tem 2.5 milhões de unidades vendidas, apenas na pré-venda. GTA V tem lançamento agendado para 17 de Setembro no exterior, e 19 de Setembro no Brasil, com cópias para Xbox 360 e PS3.