Para facilitar a vida dos desenvolvedores de jogos independentes, a Microsoft anunciou recentemente que vai dar uma “alavancada”  no incentivo à produção de todo mundo que quer fazer jogos para ele. Todos os estúdios e devs que se inscreverem no ID@Xbox (um programa que facilita o acesso desse pessoal às ferramentas para desenvolver jogos no X-One) irão receber a Unity de maneira gratuita no início de 2014 para o console.

Essa boa jogada da MS vai incentivar ainda mais o desenvolvimento de jogos independentes na plataforma, assim alavancar as vendas deste também. Os indies, que tem agregado no espaço gamer já faz um tempo, tem se mostrado cada vez mais poderosos e brilhantes com milhares de games fantásticos e simples, como Hotline Miami, LIMBO, Amnésia dentre muitos outros.

A Unity Engine foi usada para criar jogos de uma maneira mais simples e prática, por ser um programa de código livre (o famoso open source) que permite qualquer programador e game designer criar seu jogo. Um ótimo exemplo disso foi Slender e seus milhares de mods.