Permadeath é um recurso interessante para quem gosta de um desafio acima da média, onde o perigo iminente de você perder todo o seu progresso ao morrer é um medo e uma adrenalina constante. Mais interessante ainda quando integram esse recurso a narrativa do jogo.

Hellblade: Senua’s Sacrifice é o novo jogo da Ninja Theory e parece está conquistando seu espaço entre os fãs e críticos. Porém, um de seus recursos pode ter polarizado os jogadores: ao morrer várias vezes, o sistema de permadeath é ativado e seu save é perdido.

“As trevas irão crescer cada vez que você falhar. Se a podridão chegar a cabeça de Senua, sua aventura irá acabar. E todo o progresso será perdido” é a mensagem que aparece ao iniciar o jogo. Sem muitas explicações, muita gente ficou com o pé atrás. Mas será que é assim mesmo?

Um redator do site PCGamesN escreveu um artigo sobre esse recurso se, de fato, ocorre o permadeath. O autor considerou isso um “blefe”, visto que em seus testes a dita “podridão” cresce até certo ponto mas não deleta o seu progresso. Outros usuários do NeoGAF, entretanto, dizem que o sistema é real e realmente deleta seu save em algumas situações.

A galera do Kotaku entrou em contato com a Ninja Theory para mais informações sobre esse recurso e diz esclarecer melhor as coisas quando uma resposta por parte da desenvolvedora foi fornecida. Hellblade: Senua’s Sacrifice lançou hoje para PS4 e Steam.