Se você não é um marinheiro de primeira viagem na franquia, certamente estranhará algumas das novas mecânicas vistas nos novos (e badalados) Pokémon Let’s Go. Os dois novos título de Pokémon, para o híbrido Nintendo Switch, não são exatamente um grande desafio – principalmente se você for o sabichão dos IVs, breeds de Pokémon e etc.

Confira também: Análise Pokémon Let’s Go Pikachu! & Let’s Go Eevee!

Mas arruma o boné, pega um caneta e um caderninho que essas dicas podem ajudar bastante!

Resultado de imagem para pokemon lets go

Ande com seu parceiro fora da Pokébola 

Apesar do jogo automaticamente deixar Pikachu ou Eevee fora da Pokébola, se você acompanhou algum dos trailers de pré-lançamento deve ter visto a opção de andar com outros Pokémon te seguindo – e isso traz algumas vantagens. Andar com um monstrinho ao seu lado resulta no encontro de algumas coisas – em sua maioria Berrys e itens que podem ser vendidos. Basta acessar o menu da sua Party e apertar o botão + do Switch para liberar o seu favorito. Sem contar que você ainda pode ficar interagindo com seu Pokémon!

Não se preocupe (tanto) com Poké Balls 

O sistema de captura em Pokémon Go – que foi, de certa forma, replicado nos novos títulos – te induzem a ter mais e mais Poké Balls. Mas aqui, se você escolher batalhar com todos os NPCs possíveis, vai ganhar muitas Poké Balls (visto que cada treinador que você derrota te dá uma média de 3 Poké Balls como recompensa). Se você não for o Pior Arremessador de Pokébolas da sua cidade, provavelmente suas Poké Balls nunca irão acabar.

Os movimentos são opcionais (ou quase isso)

Se você for o tal do “Pior Arremessador de Pokébolas da sua cidade” não se desespere. Jogar Pokémon Let’s Go no modo portátil pode ser a salvação para os seus problemas – e, possivelmente, mais deixa tudo mais divertido também. É simples: No modo portátil o sistema de captura é simplificado – no máximo você terá que apontar o console para onde o Pokémon se moveu e apertar o Botão A. Se estiver tentando um Catch Chain, jogar desta forma pode ser a melhor e menos demorada opção.

Evolua seus Pokémon com Catch Chain

Como eu disse na segunda dica, os treinadores Pokémon te dão Poké Balls como prêmio pelas vitórias. E, vai por mim, esse é o maior benefício das batalhas. A experiência obtida em combates não vale tanto a pena, principalmente se você tem a opção de fazer um Catch Chain – que acontece sempre que você captura vários Pokémon da mesma espécie em sequência. Atualmente esta é a melhor forma de ganhar experiência e evoluir seus Pokémon mais rápido.

Além disso você ainda pode conseguir um Pokémon Shiny no meio do caminho – visto que as Chains facilitam MUITO a chance de um brilhante aparecer no seu caminho.

Em resumo: Se você não for um amante das batalhas, pode meter o pé quando encontrar alguns treinadores e passar mais tempo nos matinhos capturando (mas aí prepara o bolso para comprar mais Pokéballs!)

Faça uso dos Lures

O Lure, item famoso em Pokémon Go por atrair uma quantidade maior de Pokémon, também está presente no Switch – e cumpre basicamente o mesmo papel. Seguindo a dica anterior, você pode usar os Lures para ajudar em suas Catch Chain – ou simplesmente para fazer mais Pokémon aparecerem e ganhar mais experiência e Candies. Lembrando que você pode explorar bem algumas situações para ganhar mais experiência: Pokémon “Huge”, com uma tacada Excelente e dentro de uma Catch Chain podem te dar uma quantidade enorme de pontos extras!

E os Candies? Servem para que? 

Diferente do game mobile, Pokémon Go, aqui os Candies são um pouco diferentes. O sistema de evolução é muito mais “Pokémon” do que “Go”, por nível e experiência. Os Candies, que assim como em Pokémon Go são obtidos quando transferimos um Pokémon para o Professor Carvalho, servem para você upar os status de seus Pokémon. E aí vai uma dica: Não segure muitos Candies – e nem seus Pokémon repetidos. Mande-os o quanto antes para o Professor e escolha os principais status de seus Pokémon favoritos, para evoluir com Candies.

Favorite seus Pokémon mais poderosos

Nesse vai e vem de mandar Pokémon para o Professor Carvalho em busca de Candies, você pode acabar se enrolando. O sistema de “Favoritos” é o ideal para manter sua lista organizada e ficar despreocupado. Marque aqueles que você mais usa, que estão para evoluir ou que merecem mais atenção por ter características que te agradam mais.

E aí? Todos se divertindo no retorno a Kanto? Espero que as dicas ajudem sua viagem, caro treinador. Pokémon Let’s Go Eevee e Pokémon Let’s Go Pikachu já estão disponíveis e são exclusivos do Nintendo Switch.

Gotta catch em all!