Dicas Dragon Ball FighterZ

O tão esperado Dragon Ball FighterZ finalmente chega nessa sexta (26 de Janeiro) e com ele inúmeros fãs da franquia estão pondo suas mãos pela primeira vez em um jogo de luta nos moldes clássicos.

Também tem aquele grupo de pessoas que sempre jogaram jogos de luta com seus amigos offline, mas nunca se deram muito o trabalho de realmente estudar as mecânicas do jogo, e com o lançamento de FighteZ, pretende realmente se tornar bom.

Então, com esses públicos em mente, decidi criar esse mini guia com algumas dicas para você chegar no Dragon Ball FighterZ e, talvez, passar um pouco menos de raiva durante o processo de aprendizado do jogo.

O que é Dragon Ball FighterZ?

Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 2.5D (os personagens são 3d, mas o cenários é 2D) com a mecânica de 3 vs. 3, mecânica popularizada pelo clássico Marvel vs. Capcom 2.

Por atrair um público mais casual para o jogo, a Arc System Works, famosa por criar jogos de luta extremamente complexos, deixou as mecânicas iniciais de FighterZ bem simples. Por exemplo: todos os golpes especiais do jogo são executados com o clássico movimento de “meia lua pra frente” ou “meia lua pra trás” e algum outro botão. Além disso, há a presença de auto-combos, permitindo os jogadores a fazerem combos pré definidos ao apertarem consecutivamente os botões de ataque baixo e médio.

Agora que tiramos a apresentação de lado, vamos ao que interessa:

Aprenda a nomenclatura de jogos de luta

Geralmente, quando estamos conversando com alguns amigos sobre um jogo, nós comentamos “ah, é só você apertar pra baixo e soco forte para fazer tal coisa”. Mas na internet escrever tudo isso dá muito trabalho, ainda mais quando estamos falando de combos. Por isso existem certos termos e abreviações que comentarei a seguir:

A principal nomenclatura usada para jogos de luta de anime, como BlazBlue, Guilty Gear e Under Night In-Birth, por exemplo, é substituir as direções do direcional por números, como a seguir:

  • 789
  • 456
  • 123

Onde o número 5 representa seu personagem em estado neutro, 2 ele agachado, 6 apertando para frente, e assim por diante.

Além das nomenclaturas para as direções em que apertar para efetuar certos comandos, há também uma certa nomenclatura para saber qual botão de ataque estamos falando. Isso acontece por FighterZ lançar para dois consoles que tem botões diferentes para o mesmo comando, tornando confuso uma pessoa falar com os botões do PS4 e outro com os do Xbox One. São eles:

  • Ataque Fraco = Quadrado (PS4) – X (XOne) = L
  • Ataque Médio = Triângulo (PS4) – Y (XOne) = M
  • Ataque Forte = “Bolinha” (PS4) – B (XOne) = H
  • Ataques de Ki = X (PS4) – A (XOne) = S

Então, caso você veja na internet o ataque 236S com Goku, significa meia lua pra frete + botão de ki. A princípio isso pode parecer confuso, mas com o tempo vai ficando mais natural, acredite.

Use o sistema de tag

Por ser um jogo de 3 vs. 3, muitas pessoas que jogam jogos de luta mais convencionais ou que jogam os jogos de anime de arena que a Bandai Namco costuma lançar acabam esquecendo que existe a possibilidade de você trocar de personagem no meio da luta.

E meu amigo, acredite, só o fato de você substituir um personagem pelo outro vai garantir algumas vitórias no começo do jogo. Afirmo isso pois quando você troca de personagem, o personagem que foi substituído começa a recuperar sua vida até, no máximo, completar a barra azul de vida que ele tem.

Então sempre que seu personagem estiver passando por apuros, lembre de que há outros dois no seu time para socorre-lo.

Cuidado com o Super Dash

“Como assim cuidado com o Super Dash? Ele me faz ir muito rápido na direção do inimigo, onde quer que ele esteja na tela, e ainda por cima tem como começar um combo com ele. É a melhor coisa do jogo!”

Concordo, o Super Dash é uma ferramente bem forte em Dragon Ball FighterZ. Ela é “safe” (não tem como punir mesmo se o oponente defender) e caso ele não defenda abre a possibilidade de diversas coisas. Mas existe uma forma extremamente simples de contra-atacar isso: apertando “baixo + ataque forte”, o famoso anti-aéreo universal.

Esse ataque é invencível na parte superior do corpo, e, caso conecte, permite que você use o seu Super Dash e puna o oponente por abusar dos Super Dashes aleatórios.

Fica a dica: Treine sua reação para dar anti aéreos nos Super Dashes e ganhe diversas partidas.

Defenda

Isso parece algo óbvio, mas sempre que inicio um novo jogo de luta vejo como as pessoas que estão começando subestimam a capacidade de defender e querem simplesmente “fazer coisas”.

Essa vontade de fazer coisas sem parar é um problema, pois quando você está a meia tela de distância de seu oponente apertando botões simplesmente por apertar, seu personagem fica vulnerável a qualquer tipo de ataque, principalmente aos devastadores Level 3.

Então treine sua paciência e bloqueie. Quando perceber que seu oponente fez algo bem estúpido, como dar um ataque forte na sua defesa, puna-o com um combo. Você vai reparar que vai perder bem menos vida por bobeira.

Use os auto-combos, mas não dependa deles

Dragon Ball FighterZ traz dois tipos de auto-combos, combos pré definidos em que basta apertar o botão de ataque leve, ou médio, e saem alguns combos simples, mas até que eficientes.

Para quem está começando, os auto-combos são de grande ajuda e conseguem tornar a experiência de aprender um novo jogo de luta bem menos frustrante do que, digamos, tentar aprender os combos de um Street Fighter ou Mortal Kombat.

Entretanto, os combos dos auto-combos não são nem um pouco otimizados, sendo possível, com um pouco de treino, criar outros combos que são ainda mais eficientes que eles. Mas para isso é necessário passar aquele bom e velho tempo no modo treino, e sei que muitos acham isso chato.

Então não tenha vergonha de usar o auto-combo, só não dependa tanto deles conforme for avançando no jogo, pois seus oponentes não dependerão.

Procure vídeos de outros jogadores usando seu personagem no YouTube

Uma das coisas que mais me ajudou a crescer no Street Fighter foi assistir diversas partidas de pro-players que usam o meu personagem, o Vega, no caso. As vezes isso pode parecer desencorajador, afinal, o nível de execução desses jogadores é extremamente superior ao de pessoas comuns, como eu e você, mas ainda assim é possível aprender coisas novas.

Graças a isso, durante o beta aberto de FighterZ, eu consegui aprender combos mais otimizados para o Cell, algumas estratégias melhores para o Freeza e um combo no canto da tela para fazer com o Goku Black. Tudo coisas que, por minha conta, era capaz de eu demorar semanas, se não meses, para descobrir sozinho.

Alguns canais que eu recomendo são os seguintes (infelizmente é necessário saber inglês para aproveitar 100% o que eles tem para passar):

Maximilian Dood no Youtube e Twitch – O Maximilian é um dos principais criadores de conteúdo para jogos de luta e está jogando MUITO o Dragon Ball FighterZ. Ele tem uma série de vídeos que explica o básico da maioria dos personagens do jogo, além de outros diversos vídeos de partidas com um diverso leque de personagem.

SchiacciSempre no Twitch – Antonello, ou ShiacciSempre, é um italiano que chegou a pegar rank Ultra Diamond com diversos personagens diferentes em Street Fighter V e agora está se dedicando ao Dragon Ball FighterZ. O diferencial dele é que, caso você pegue uma de suas streams, ele está quase sempre aberto a responder dúvidas e ajudar com dicas de alguns personagens. Caso você visite seu Twitch a tarde durante uma de suas lives, diz que o Luccas que recomendou.

E o mais importante: se divirta

Isso é uma dica que parece óbvia, afinal, pra que jogar um jogo se você não estiver se divertindo?

Então… Ai que entra o problema de jogos de luta. Muitas vezes pela necessidade de tentar provar alguma coisa para você mesmo, você se força a continuar jogando partidas online derrota após derrota. Isso pode acabar fazendo com que você fique cada vez mais estressado, e consequentemente, fazer com que perca mais partidas. No fim do dia já sabemos pra quem sobra, né? O coitado do seu controle e da parede de sua casa.

Então se reparar que está ficando estressado com o jogo, simplesmente desligue-o e jogue outra coisa, ou ligue aquele Netflix e bote as séries em dia.