Procuro incentivar as pessoas que conheço e que ainda não têm afinidade com os jogos a conhecerem e se tornarem boas jogadoras. Não com a intenção de fazê-las competir ou aparecer no YouTube, mas pela satisfação de seguir uma campanha ou um modo online adiante de forma bem jogada, evitando grandes frustrações. Acredito que há algumas dicas para aumentar as chances de alguém se tornar um bom jogador e os passos são os seguintes:

Comece desde cedo

crianca-jogando-videogame

Existem jogos para todas as faixas etárias e isso acontece justamente porque crianças se encantam pelo mundo dos videogames assim que botam seus olhos em um. Cabe aos responsáveis incentivá-las a jogar, jogos que estejam de acordo com sua faixa etária, para que se divirtam com essa ferramenta que também proporciona diversos benefícios, como a melhoria da coordenação motora, do raciocínio e da memória.

Crianças têm uma facilidade muito grande de aprender e se adaptar às coisas novas e, sem duvidas, serão jogadoras habilidosas se praticarem. Suas chances serão ainda maiores seguindo os demais passos.

Experimente as “verduras”

experimentar-outros-jogos

Não é certo que alguém pode ser mestre em qualquer gênero de videogames, sequer gostar de todos eles, mas devemos nos dar a oportunidade de testar todo jogo possível, incluindo os mais antigos e os de produtoras independentes.

Mesmo que você não se apaixone por jogos de corrida, luta, tiro ou terror, por exemplo, ter uma nova experiência com eles de tempo em tempo afinará sua habilidade de raciocínio gamer, aquele instinto que te leva a seguir um caminho no cantinho da tela, quando o caminho principal é óbvio demais, pois é onde você vai encontrar aquele item ou aquelas balas a mais que farão diferença.

Assim como nosso paladar muda ao longo dos anos, nossos gostos por jogos podem se alterar também, pois amadurecemos e nos interessamos por diferentes temas. Além disso, por mais que um gênero não te atraia porque um jogo dessa categoria não foi bom e interessante, o inverso pode acontecer também: seu interesse por uma categoria x pode ser estimulado após jogar um título do mesmo gênero.

Consuma outras mídias

lendo-livro

Além de viver fantasias nos videogames, procure consumir outras formas de entretenimento, como cinema e livros, pois neles você terá contato com conteúdos diferentes que podem refinar seus gostos e interesses, além de praticar seu senso crítico para julgar se um enredo, visual ou até mesmo a sonoplastia de um jogo foi bem desenvolvida. Compreender as características históricas e audiovisuais em outros meios sem dúvida fará de você um jogador melhor e mais inteligente.

Mexa seu corpo

exercicio-gamer

Não é uma regra, assim como qualquer item desta “receita”, mas a prática de atividades físicas é um hábito que pode ajudar muito em seu caminho à maestria nos jogos.

Praticar esportes e outras atividades como danças melhoram sua condição física, fazendo com que seus reflexos e coordenação motora sejam apurados. Além disso, fatores psicológicos também serão desenvolvidos, como paciência, foco, controle de estresse, determinação e trabalho em equipe.

Leve o multiplayer para sua vida

videogame-amigos

Uma das maneiras de ser bom em alguma coisa é trocando informações. Discuta sobre o universo dos games ou sobre um jogo com seus colegas e com comunidades. O fluxo de informações entre usuários sempre rende uma experiência a mais que você não teria ou penaria para conseguir se estivesse frente à TV ou ao PC jogando sozinho. Lembra daquele detonado ou daquela lista de segredos do seu RPG favorito, né? Então.

Além de aproveitar o que outros sabem, falar sobre o que você sabe ajudará a firmar suas conclusões em sua mente e até mesmo melhorar aquilo que afirma, como táticas e macetes naquele jogo que você manda bem. Lembre-se que mesmo que suas estratégias funcionem, pode haver alguém com uma ideia mais eficiente.

Preguiça não dá XP

snorlax-xp

Pratique, treine bastante e experimente todos os jogos que puder, e caso se apaixone por um gênero ou mais, dedique-se muito a eles. Estude os combos dos personagens do jogo de luta, as curvas do simulador de corridas, as skills dos personagens do MOBA, cada pedacinho do mapa daquele FPS e adquiria experiência. Outro fator importante é aprender, mesmo que isso signifique perder. Afinal, a derrota faz parte do jogo, e é sabendo lidar com ela que finalmente se constrói um ótimo gamer.

Ninguém é obrigado a se tornar um profissional dos eSports ou um mestre das artes secretas dos jogos digitais, mas mesmo o jogador casual que deseja aproveitar este universo pode se beneficiar desses ingredientes citados. O videogame é hoje uma das grandes formas de entretenimento digital, e ganha força a cada ano. Isso ocorre devido às melhorias tecnológicas e à contribuição criativa dos grandes e pequenos produtores de jogos e de conteúdo sobre eles. É um mercado democrático, exceto pelos valores, que pode abranger os gostos de qualquer um que tenha o mínimo de interesse em jogar, por conta própria ou incentivado por alguém.

Dica secreta

Quer saber mais sobre vídeo games e debater conosco? Entre agora para a comunidade Jogazera no PlayStation 4 buscando pelo nome em seu console e fique ligado em nosso grupo na Steam.