Steep é um jogo que combina esportes radicais e mundo aberto, lançado pela Ubisoft no dia 2 de dezembro de 2016. No entanto, com todo o hype dos grandes lançamentos do ano, esse jogo passou despercebido pelo público. A combinação inusitada de estilos resulta em um jogo onde a liberdade está presente em todos os momentos; não há linearidade e cada jogador pode definir sua progressão da maneira que melhor entender.

STEEP

Jamaica abaixo de zero

Existem quatro modalidades de jogo disponíveis em Steep: Snowboard e Ski (apesar de diferentes, ambos esportes compartilham os mesmos desafios), Wingsuit — de longe, o modo mais perigoso e divertido — e Paragliding: um modo mais lento em que o jogador poderá passear de paraquedas pelas montanhas nevadas. Os desafios variam entre cada modalidade, mas eles podem ser resumidos a corridas com checkpoints definidos, corridas livres, missões para seguir outro jogador e missões que o jogador deve pontuar fazendo manobras.

Apesar da imensidão de Steep, você nunca se sentirá sozinho nas montanhas: como o jogo requer constante conexão à internet, você sempre encontrará outras pessoas realizando os mais diversos desafios. Há a possibilidade de convidar jogadores ao seu grupo, embora apenas um jogador tenha aceitado meu convite durante todo o tempo que joguei. Em grupo, jogadores podem lançar desafios entre si, e as descobertas feitas são compartilhadas com todos, tornando o jogo mais rápido e incentivando a exploração para descobrir novas pistas e desafios.

Subindo a montanha, sem fazer manha

Os desafios de Steep são liberados conforme você aumenta o nível do personagem. Não é preciso completar uma área para liberar a próxima e são necessários apenas alguns desafios e outras minimissões para evoluir cada estilo de jogoTambém há um modo história, no qual cada montanha oferece uma missão única, contando alguma história por trás dela. Tais missões são as mais diferentes que você poderá encontrar, embora algumas delas possam ser bem cansativas.

Você pode até optar por pular alguns estilos de desafios. Eu não me dei muito bem com os desafios de Paragliding, por exemplo, então foquei nas outras duas modalidades e fui avançando sem problemas até chegar próximo do final do jogo, onde precisei voltar para realizar os desafios que havia pulado e, assim, liberar tudo do jogo. Para tentar novamente um desafio, você pode simplesmente segurar um botão e será colocado no início novamente; o mesmo pode ser feito para acessar o mapa e ir ao próximo desafio.

steep

Esquiando sem rumo

Uma das coisas mais gostosas em Steep é passear sem rumo definido. Você pode escolher algum ponto do mapa para que o helicóptero te deixe e, de lá, seguir para qualquer direção da maneira que você preferir. A exploração também te permite desbloquear novos pontos no mapa e até novos desafios, mas a sensação de apreciar a paisagem com a bela trilha sonora que o jogo possui é indescritível.

Se você for um amante de vídeos de esportes radicais, há um modo que você pode acompanhar todas as suas jornadas em primeira pessoa por meio de uma GoPro acoplada ao equipamento do personagem. Mas prepare-se, pois a velocidade e as manobras do jogo podem causar uma pequena tontura em pessoas suscetíveis.

Se você quiser ouvir mais da trilha sonora de Steep, ela está disponível no Spotify:

Apenas na aparência

Você poderá escolher entre 8 personagens para jogar, mas as diferenças entre eles são apenas estéticas. A customização se estende às roupas, pranchas, esquis, paraquedas e até a wingsuit, mas sem efeito na jogabilidade. Conforme a progressão no jogo, você ganhará dinheiro para comprar mais itens cosméticos para o personagem, personalizando-o da forma que preferir.

STEEP

Conclusão

Steep é um jogo diferente, que faz bom uso da mecânica de mundo aberto. Apesar de contar com uma grande diversidade de personagens e itens de customização, as opções são apenas visuais, não causando qualquer diferença no gameplay. No entanto, as paisagens e trilha sonora são extremamente bem construídas, fazendo com que apreciar o cenário seja tão gratificante quanto ganhar uma medalha de ouro ao completar uma missão. Se você está procurando algo casual para aproveitar as férias, Steep é uma boa escolha.

Análise: Mundo aberto e adrenalina são a combinação perfeita de Steep
Uso do Mundo AbertoSensação de LiberdadeCenário e Trilha Sonoras
Ítens de customização são apenas cosméticosAlgumas modalidades podem não ser tão divertidas
7.5Valor Total
Votação do Leitor 3 Votos
5.1