A série é uma das aventuras mais viciantes dos últimos anos

Com toques de anime japonês, a série Bayonetta conta com dois jogos, Bayonetta, lançado em 2010, e Bayonetta 2, lançado em 2012. Dirigido por Hideki Kamiya, que também dirigiu Devil May Cry, a série apresenta a personagem com o nome título.

Ela é uma espécie de bruxa em uma realidade fictícia onde anjos e demônios ameaçam a existência dos humanos. A protagonista desperta de um sono que não faz ideia de quanto tempo durou. Em busca de saber da sua própria história, ela desbrava tanto a dimensão humana quanto a espiritual, lutando contra anjos, demônios, bruxas e entidades que são indecifráveis.

Com um design de personagens muito moderno, Bayonetta ousou apresentar ambientes de batalha insanos, com diversos ângulos imprevisíveis, inimigos gigantes e muitas cenas de ação.

Bayonetta 2

Bayonetta 2 conta com a mesma fórmula, funcionando como um pré-quel que também é sequência do primeiro jogo. Uma loucura que, depois que você joga ambos os títulos, fará muito sentido.

O jogo conta com cinco níveis de dificuldade, tendo um nível super fácil onde você pode dar todos os golpes apertando apenas um botão. No nível muito difícil, você pode fazer combinações de botões que geram combos especiais e dão muitos pontos, que se tornam medalhas no fim de cada capítulo do jogo.

O primeiro capítulo funciona como um tutorial, o que ajuda a aprender os controles do jogo. Você entende que tem que coletar aureolas de anjos para poder comprar poções, armas e armaduras para as batalhas que virão. Tudo isso recheado de cinematics exagerados com um storytelling bem humorado. Uma coisa legal são os skills que você pode ir comprando durante o jogo. Com eles, você pode dar golpes combinados, ganhar mais vantagem com a câmera lenta antes de atacar ou usar armas muito surreais nos sapatos da Bayonetta.

Ela tem uma arma em cada salto a permitindo atirar enquanto chuta.

Apesar de hiperssexualizada, Bayonetta é uma mulher com muita personalidade e isso se nota em diversos aspectos do gameplay, como você poder usar frases para provocar os inimigos. Além disso, ela tem golpes ultraprovocativos, como destruir um demônio com um beijo.

Os jogos foram produzidos pela Platinum Games, sendo Bayonetta disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Wii U e Microsoft Windows e Bayonetta 2 apenas para Wii U.