Uma das grandes novidades para quem começou a jogar Fallout 4 foi um novo e complexo sistema de crafting, no qual é possível criar desde as tradicionais armas até estruturas muito mais complexas, como abrigos e defesas. Mas como já era de se esperar de um Fallout, as coisas não estão lá muito bem explicadas, de forma que é bem provável que muitos novatos (assim como eu) encontrem algumas dificuldades ao iniciarem nesse mundo de criação de itens.

Uma das primeiras possíveis bases de operações que você irá encontrar no jogo é a Parada de Caminhoneiros Red Rocket (aquele local onde você encontra o Dogmeat pela primeira vez, assim que sair de Sanctuary e que aparece na imagem no início desse post). Trago agora três dicas de criação que você pode começar a testar uma vez que chegar lá.

1. Guardando e melhorando sua Power Armor

Uma das mudanças mais significativas em Fallout 4 diz respeito à maneira como nos relacionamos com as icônicas Power Armors, marcas registradas do jogo. Em Fallout 4, nossas armaduras potentes não ficam mais em nosso inventário; na verdade, elas se assemelham mais a um veículo no qual você pode embarcar e desembarcar. Assim, uma vez que você saia da Power Armor, ela continuará naquele lugar até que você volte para busca-la (ela fica assinalada com um ícone no mapa, assim não há riscos de perdê-la).

fallout 4 crafting

Power Armor posicionada em uma estação

Se você deu uma olhada nos trailers e materiais de divulgação do jogo, deve ter percebido que existe uma estrutura específica para estacionar e reparar sua Power Armor. No Red Rocket, ela fica na lateral direita, no mesmo cômodo onde estão a Oficina e a Bancada de Armas. Para guardar sua armadura potente na estação, basta se posicionar em frente a ela e segurar X (PS4). Você irá sair de dentro da veste e ela automaticamente irá aparecer na estação. Uma vez guardada, basta se aproximar da estação e selecionar a opção “criação de itens” para poder começar a fazer os reparos e modificações em sua Power Armor.

2. Criando itens na Oficina

No mesmo cômodo da estação para Power Armor, há uma bancada vermelha, a Oficina. Ela basicamente serve para assinalar que aquele é um local onde você pode construir coisas e modificar o cenário ao seu redor. Mas algo que muitos demoram a perceber é que você não precisa necessariamente ir até à Oficina para começar a criação. Basta segurar o touchpad (PS4) por alguns segundos e o menu de criação irá se abrir, em qualquer lugar do Red Rocket no qual você se encontrar (uma vez aberto o menu de criação, as fronteiras do local serão mostradas em verde).

fallout-4-workshop-table

Você encontrará várias oficinas como essa ao longo do jogo

Aqui, meus caros, você terá o primeiro surto do jogo ao se deparar com a quantidade de coisas já pré-disponíveis para criação, indo de paredes a privadas. Num sistema de menus que lembra vagamente The Sims, você pode selecionar entre as categorias e ver quais os materiais necessários para começar a construir coisas e deixar a sua base mais estilosa. Se há algum material faltando, você pode marcá-lo com uma lupa, assim fica mais fácil de lembrar dele caso o encontre durante suas jornadas pela Wasteland.

Para posicionar suas criações, é só selecioná-las e se movimentar pelo cenário até o ponto onde deseja coloca-las. É estranho no início, mas logo você se acostuma.

3. Coletando material para a criação de itens

Uma dúvida que logo virá em sua mente, uma vez aberto o menu de criação, é: onde conseguir material? A boa notícia é que praticamente tudo que existe dentro dos limites do Red Rocket pode ser desmontado a fim de se obter matéria prima para criar novos itens.

Tá vendo aquela pilha de pneus amontoados ali no canto? Tá vendo aqueles carros enferrujados lá do outro lado? Mãos à obra e comece a reciclagem: basta iniciar o menu de criação, se aproximar do item e selecionar a opção “desmontar”. Você poderá visualizar, antes de finalizar a ação, quais materiais aquele objeto irá lhe proporcionar uma vez que você o desmonte. Se você fizer isso com todo o lixo disponível ao seu redor, conseguirá muita coisa para utilizar em suas novas criações.

scrap fallout 4

Nessa imagem vemos um lindo pneu pedindo para ser reciclado

Ah, um último detalhe: alguns tipos de sucata, como pneus, por exemplo, irão reaparecer eventualmente no cenário quando você se ausentar e retornar ao Red Rocket. Parece que a guerra afetou a natureza de uma maneira estranha, haha.

Assim que você dominar esses princípios básicos de crafting, poderá se aprofundar um pouco mais e iniciar um assentamento. Mas isso já é assunto para um novo guia. Por agora, espero que as dicas tenham sido úteis e que você consiga construir coisas formidáveis (fiquem à vontade para postar os prints de suas bases!).

Tem mais alguma dica de crafting? Deixe seu comentário!

Leia também: Aprenda a conseguir uma das melhores armas de Fallout 4 logo no início do jogo

____

Esse artigo foi adaptado a partir do original (em inglês) e de experiências com o jogo rodando num PS4