No último dia 26, domingo passado, foi publicada aqui no Jogazera uma notícia acerca da decisão da Microsoft de diminuir seu estoque de consoles Xbox One. Isso porque o video game estava perdendo em vendas para o PS4 e não estaria gerando os lucros esperados.
Pois bem, naquele texto eu havia citado alguns motivos pelos quais a Microsoft estaria passando por tal situação. Um desse motivos era o fato de que a micrsoft só vende seu console em 13 países e a sony vende o seu em 49. Felizmente o “fato” que eu acabei de citar, logo não será mais um fato. Em setembro desse ano, a Microsoft vai lançar o Xbox One na China.
Com essa jogada, talvez a Microsoft consiga reverter, um pouco, seu status de “console coadjuvante” no mercado. Digo “talvez” porque, no ano 2000, a China proibiu que consoles não chineses fossem comercializados legalmente dentro do país.
14 anos depois, essa lei cai por terra e agora se faz necessário que a Microsoft consiga se familiarizar com sua possível nova clientela e estabeleça uma sólida preferência, antes que outros consoles cheguem ao país mais populoso do mundo. Para tanto, a empresa já formou um parceria com uma emissora de TV chinesa, a BesTV.
Entretanto, de acordo com o analista de mercado P J McNealy, a venda do Xbox One na China, ao menos por enquanto, não é uma boa ideia. Segundo ele, o mercado interno de games chinês é forte e independente de consoles, além de já estar adaptado às leis e requisitos impostos pelo governo.
Contudo, o analista também diz que, segundo sua concepção, para o Xbox One ter um possível sucesso, deveria se focar em conteúdos mais locais e preços bem acessíveis.