Há alguns meses, o órgão que classifica mídias de entretenimento digital (Entertainment Software Rating Board – ESRB), deu uma nova classificação para Watch Dogs e revelou algumas coisinhas do que podemos esperar do próximo título de peso da Ubisoft. Podemos citar o consumo de drogas, forte conteúdo sexual, topless de personagens femininas, alta violência gráfica e muito mais que vai rechear de polêmicas e fazer o jogo ser proibido na Austrália, como de costume.
O jogo recebeu “M for Mature“/”M para Maiores” (o que já era meio óbvio) e vários detalhes, como dito anteriormente, foram acrescentados desde sua última classificação. Para aqueles que querem surpresas total do game, sugiro que não leia, já que possui leves spoilers do que iremos encontrar. Segue classificação mais atual, diretamente do ESRB:
“Este é um jogo em terceira pessoa de ação com elementos shooter no qual o jogador assume o controle de Aiden Pearce, um hacker tentando encontrar um chefão do crime. Os jogadores usam pistolas, metralhadoras, rifles de assalto, e explosivos para matar vários indivíduos (criminosos e policiais, por exemplo). Quando perto de um inimigo, o jogador pode matá-lo com um tiro na cabeça ou nocauteá-lo com um porrete. Jogadores tem a habilidade de matar (ou não) prisioneiros depois (principalmente) de interrogatórios que não são mostrados. As cutscenes retratam mais cenas de violência (um homem sendo esfaqueado no pescoço e alvejado múltiplas vezes).
O combate é ressaltado por gritos de dor, efeitos de jorradas de sangue, e tiroteio altamente realístico. O jogo inclui várias cenas de personagens femininas topless. Uma cena prolongada mostra uma personagem em um dormitório; outras cenas mostram vários ‘close-ups’ focados em outra mulher sentando também de topless. O jogo também inclui algumas instâncias de atividades sexuais, incluindo uma representação obscurecida de masturbação; uma mulher realizando sexo oral em um homem; e um homem pressionando uma mulher por trás – o ângulo da câmera durante o ato sexual muda e nenhuma nudez é mostrada. Durante o jogo, o protagonista algumas vezes consome largas quantidades álcool de uma vez (na sequência a tela fica embaçada, mostrando embriaguez); outra sequência é mostrada de um personagem utilizando drogas injetáveis. As palavras ‘p*rra’, ‘m*rda’ e ‘c*zão’, podem ser ouvidas em diálogos.”
[quote align=’right’]As “tags” do jogo pelo ESRB foram: Sangue, Violência Intensa, Nudez, Linguagem Forte, Forte Conteúdo Sexual, Uso de Drogas e Álcool[/quote]
Fazendo um comparativo com a descrição anterior, podemos fazer certas comparações que antes havia “Conteúdo Sexual” e foi para “Forte Conteúdo Sexual”; “Nudez Parcial” para “Nudez”; “Referência de Uso de Drogas” para “Uso de Drogas e Álcool”. Fato que foi um certo alavancador do game trazer um cunho mais maduro e adulto, no que se refere também a tráfico de pessoas e drogas. Caso você queira fazer um comparativo da descrição atual com a antiga, confira esse post no PlayStation LifeStyle (em inglês).
Watch Dogs chega para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC no dia 27 de maio e para Wii U sem data definida.
Fonte: DualShockers