Em 2011, a PlayStation Network foi ataca por hackers, deixando os serviços da rede indisponíveis por 3 semanas, e os dados pessoais (como informações de cartões de crédito) de milhares de usuários vulneráveis, gerando um prejuízo de quase $170 milhões de dólares para a empresa.
Naquela época, a Sony eventualmente resolveu o problema e, como pedido de desculpas, ofereceu serviços e jogos gratuitamente aos usuários afetados com o programa Welcome Back. Algumas pessoas, entretanto, não acharam que isso foi suficiente, e abriram um processo contra a Sony.
Eis que hoje, 3 anos após o ocorrido, um juiz determinou a condenação da Sony, e a empresa será obrigada a oferecer mais benefícios aos usuários da PlayStation Network que foram afetados pelo hackeamento de 2011, uma punição equivalente ao valor de $15 milhões.
O acordo fechado com a empresa determina que a Sony forneça gratuitamente aos usuários afetados um jogo de PlayStation 3 ou PSP, temas para o PlayStation 3, ou três meses da assinatura do serviço PlayStation Plus. Os usuários que resgataram o benefício do programa Welcome Back em 2011 deverão escolher apenas uma destas recompensações, e os usuários que não resgataram o benefício do programa Welcome Back poderão escolher duas dessas recompensações.
A Sony deverá fornecer 14 opções de jogos de PS3 e PSP para os usuários escolherem. Os jogos deverão ter sido lançados, pelo menos, 6 meses antes da formalização do processo. Portanto serão jogos antigos, já que o processo é de 2011. Até o momento, a Sony divulgou o nome de apenas 9 jogos, que são:
- Infamous (PS3)
- LittleBigPlanet (PS3)
- Super Stardust HD (PS3)
- Rain (PS3)
- Dead Nation (PS3)
- LittleBigPlanet (PSP)
- Killzone: Liberation (PSP)
- ModNation Racers (PSP)
- Patapon 3 (PSP)
A Sony declarou para o site Gamespot que, apesar de garantir que nenhuma informação dos usuários foi vazada ou utilizada por terceiros durante o ataque hacker de 2011, ela não vai recorrer à decisão do juiz para evitar desgastes e custos processuais desnecessários.
“Até o momento, a Sony não recebeu relatos confirmados de roubo de identidade ligada aos ataques hackers de 2011, e não há nenhuma evidência de que as informações de cartão de crédito de ninguém foi acessado. Nós estamos contentes que as partes estão trabalhando em direção de uma resolução sobre este assunto, e que o nosso os jogadores continuarão desfrutando de nossos serviços de entretenimento”
A Sony ainda não se pronunciou publicamente sobre a decisão, e não sabemos como será o procedimento para resgatar os benefícios. O post será atualizado assim que tivermos mais informações.
E você, foi afetado pelo hackeamento da PSN em 2011? Quais benefícios você vai escolher? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: Gamespot | Polygon | GameInformer