O escritor Tom Clancy morreu aos 66 anos na noite desta terça-feira 1º de outubro.
Segundo o jornal The New York Times, ele estava internado no hospital de Baltimore, nos Estado Unidos e a causa da morte ainda não foi revelada.
Tom Clancy ficou conhecido por ser escritor de livors como “Os dentes do tigre” e “Caçada ao outubro vermelho“. Sua marca era sempre abordar temas como espionagem e conspirações em seus livros. Seu último livro, chamado “Command Authority” tem data de lançamento marcada para 3 de dezembro.
Seus livros ganharam versões cinamatográficas, em 1990 foi “Caçada ao outubro vermelho” estrelado por Sean Connery, em 1992 tivemos “Jogos patrióticos” e em 1994 “Perigo real e imediato“, ambos com Harrison Ford como protagonista, que fazia o papel do personagem mais conhecido criado por Tom Clancy, o agente Jack Ryan, que também foi interpretado por Ben Affleck e Alec Baldwin.
Mas porque um site de games está falando de um escritor?
Tom Clancy contribuiu e muito para os games. Em 1996 ele foi um dos fundadores da Red Storm, estúdio que desenvolveu os primeiros jogos com o nome do escritor no título, como por exemplo Tom Clancy’s Rainbow Six. Em 2000 a Ubisoft comprou o estúdio.
E não foi só aí, Tom Clancy também foi consultor em jogos famosos, como a série Splinter Cell e Ghost Recon, além do anunciado para próxima geração The Division. Somando todos os títulos, mais de 40 jogos foram baseados nas histórias e teorias de Tom Clancy e com enredo supervisionado pelo próprio escritor, sendo o último Splinter Cell: Blacklist.
O mundo da literatura e dos games sentirá bastante a falta deste ícone, que por sinal era uma das inspirações de Hideo Kojima.