Sucesso de Bravely Default faz Square Enix rever prioridades

A Square Enix ainda é conhecida por seus clássicos JRPG’s, como Chrono Trigger e os vários títulos Final Fantasy da era de ouro, mas atualmente a empresa tem perdido o foco e tentado se tornar uma empresa mais global, com jogos cada vez mais diversificados.

Mas, dada a proporção do sucesso do recente lançamento da empresa, Bravely Default, a Square Enix pode voltar a ser o que era antes.

[one_half]Em entrevista concedida ao portal Nikkei Trendy, traduzido pelo site Siliconera, o presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, declarou que está cogitando mudar o foco da empresa de volta aos JRPG’s para agradar o público old school.

Bravely Default vendeu muitas cópias não só no Japão, como também no ocidente, o que fez a Square Enix perceber algo importante: as pessoas do mundo todo – e não só os japoneses – gostam de RPG’s japoneses. Só na América do Norte, o jogo vendeu 200 mil cópias na primeira semana.[/one_half]

[one_half_last]

Bravely Default
Bravely Default vendeu 200 mil cópias na primeira semana de vendas nos EUA

[/one_half_last]

“Pelo motivo de ter conceitos de jogos diferentes de acordo com a região do mundo, não pudemos perceber antes que os fãs de JRPG’s estão espalhados pelo mundo inteiro, e não só no Japão”

“Para os futuros jogos da Square Enix, nós vamos partir deste propósito, que pode soar meio extremo, mas queremos fazer JRPG’s pesados de verdade. Acredito que, dessa forma, podemos focar melhor no nosso público alvo, o que também nos trará resultados positivos de vendas.”

[one_half]

Hitman
Hitman tentou conquistar um novo público de jogadores mas perdeu o foco

[/one_half]

[one_half_last]Matsuda cita Hitman, que foi lançado em 2013, mas amargou nas vendas.

“O desempenho de Hitman: Absolution foi decepcionante. Os desenvolvedores implementaram uma vasta gama de novos elementos de gameplay para conquistar a massa, em vez de agradar o público fiel da série. Foi uma estratégia para conquistar um público novo. Entretanto, o que faz de Hitman um bom jogo é o apelo com o público fiel, e muitos fãs da série ficaram decepcionados com a perda de foco do jogo, o que resultou em fracasso nas vendas.”[/one_half_last]

Resumindo, Matsuda disse que vai mostrar aquilo que todos os fãs querem ver de Final Fantasy XV e Kingdom Hearts III na próxima E3. A volta da boa e velha Square Enix. Será?