O diretor de Final Fantasy XV, Hajime Tabata, concedeu entrevista ao portal Eurogamer afirmando que pretende deixar FFXV “mais casual” que os episódios anteriores da série.
“Com Final Fantasy XV, eu quero deixá-lo mais casual. Claro que a profundidade do jogo estará lá, mas eu quero fazer com que os jogadores possam experimentar a satisfação da profundidade do jogo mais facilmente.”
Declarou Tabata.
Um dos exemplos desse maior “acessibilidade” no jogo, é a introdução do veículo (que pode ser visto no trailer mais recente do jogo). Enquanto os jogadores podem dirigir do ponto A ao ponto B por conta própria, haverá também a possibilidade de deixar o veículo viajar sozinho, sem interferência do jogador.
Outro exemplo – talvez maior causador de rebuliço entre os fãs – é o novo sistema de combate.
“Com as especificações de hardware dos consoles da nova geração, é possível configura-las para que você tenha inimigos diferentes e diferentes opções de ataques, mas eu quero simplificar isso,” disse Tabata.
“Será basicamente um único botão de ação, e a Inteligência Artificial intuitivamente realizará a ação que ela achar melhor, dando ao jogador a sensação de satisfação imediata, que se conecta com um simples apertar de botão. Eu estou envelhecendo. Eu pessoalmente não quero ficar apertando botões freneticamente. Pretendo, também, utilizar a inteligência das especificações do hardware, e não ter muito trabalho ou problemas a fim de executar os movimentos.”
Como detalhado em entrevistas anteriores, o sistema de combate deixará que os jogadores troquem entre o esquema ofensivo e defensivo com um simples apertar de botão. Segurar o botão de ataque criará uma série de ataque interligados, trocando de armas pré-definidas automaticamente dependendo do contexto da batalha. Da mesma forma, segurar o botão de defesa armará a defesa dos personagens contra os ataques.
O último trailer mostrado na E3, deixou a impressão de que o sistema de batalha de Final Fantasy XV será muito semelhante ao de Kingdom Hearts. E, para ganhar mais apelo com um público maior, Tabata também declarou que quer deixar o jogo mais fundamentado na realidade.
“Eu senti que era o momento de deixar o jogo mais realista. Por exemplo, quando você estiver lutando contra um boss muito forte, como Behemoth, se você aborda-lo de frente sofrerá mais dano de seus contra-ataques. Você terá de pensar em servir de isca atacando-o de frente, enquanto os outros personagens atacam pelos lados. Quero dar a sensação de estar lutando com um animal de verdade, mas com controles fáceis de manipular.”
Tabata também disse que quer fazer de Final Fantasy XV o melhor FF já feito.
“Pessoalmente, estou trabalhando no XV para torna-lo o Final Fantasy mais emocional com o qual já trabalhei. Meu objetivo é fazer que os jogadores pensem que este é o melhor Final Fantasy que já jogaram.”
Final Fantasy XV está em desenvolvimento para PlayStation 4 e Xbox One. A demo do jogo chegará em Março de 2015, e virá junto com a cópia de Final Fantasy Type-0 HD.
Fonte: Gematsu