O novo Spider-Man: Miles Morales, anunciado para PS5, completará o arco de amadurecimento de Miles, iniciado no jogo original, no PS4. As informações foram reveladas pelo diretor criativo Brian Horton, em entrevista à Entertainment Weekly.
A história de Spider-Man: Miles Morales acontece um ano após os eventos do jogo anterior. Agora, o bairro do Harlem, onde Miles vive, está correndo graves riscos causados por uma guerra entre uma empresa de energia e uma organização criminosa, armada até os dentes.
O jogo não é uma continuação direta do Spider-Man do PS4. Os planos para um novo jogo tendo Peter Parker como protagonista existem e possivelmente se tornarão realidade, embora ainda sem uma data definida. Spider-Man: Miles Morales será um spin-off mais curto, comparado em tamanho à expansão Lost Legacy, da série Uncharted.
“[O jogo] concluí o arco narrativo de Miles Morales, que começou em Spider-Man”, explicou Horton. “Estamos de fato completando o ciclo de amadurecimento desse herói em nosso jogo. É uma história completa”.
A escolha de uma narrativa menor veio em meio a discussões sobre como seria a jornada do herói de Miles no contexto dos jogos da Insomniac. Afinal, o personagem, de acordo com o cânone da Marvel Comics, não costuma existir na mesma realidade que Parker.
“Quando começamos a elaborá-lo”, lembra Horton, “percebemos que, com um estilo um pouco mais compacto de narrativa, poderíamos contar uma história com enorme impacto emocional e que se encaixaria muito bem nessa experiência envolvendo os dois jogos, fazendo justiça a esse personagem”.
Spider-Man: Miles Morales tem lançamento previsto para o final de 2020, exclusivamente no PS5.