Vamos com muita cautela nessa informação. Sabe como funciona rumor, né? Então leia tudo descrito aqui com os dois pés atrás e acompanhe de perto o detalhamento das informações sobre essa suposta “versão melhorada” ou “upgrade” do PS4, que de acordo com essas fontes, está sendo chamado de “PS4.5”.
De acordo com o portal Kotaku, certas fontes vazaram informações para a redação do site sobre um upgrade do PlayStation 4 atual: melhoria gráfica e jogos rodando em resoluções 4K. Esse planejamento – de acordo com eles – está em processo inicial, e não é sabido se os jogadores que possuem um PS4 vão comprar espécies de “upgrades” ou financiar um sistema completamente novo. Porém, a Sony já estaria contando desenvolvedores sobre o assunto.
Nessas mesmas supostas conversas com desenvolvedores, foi dito que esse “PS4.5” incluirá uma GPU nova para suportar os games em 4K e oferecer poder de processamento dos jogos suportados pelo PlayStation VR – o headset de realidade virtual da empresa que lançará em outubro.
Se for o caso, além do aumento de resolução, as produtoras teriam uma margem maior de processamento livre para deixar os games ainda mais bonitos, ativando mais efeitos gráficos graças a essa nova GPU. Sem falar que caso essa possibilidade se concretize, será uma ótima oportunidade da Sony se igualar no mercado de realidade virtual com as grandes produtoras do ramo, como a Oculus e agora a HTC/Valve.
Pouquíssimos detalhes cercaram a redação do Kotaku, também. Apenas alguns redatores puderam confirmar as informações, enquanto na GDC 2016 os que estiveram presentes ouviram alguns desenvolvedores conversando sobre esse upgrade e o poderio gráfico da versão. Obviamente, quando contatados, a Sony negou qualquer especulação ou rumor sobre o assunto.
Vale lembrar que a Sony não é a única interessada sobre dar upgrades em seu videogame. A Microsoft vem falando sobre isso publicamente há um tempo, e não seria surpresa a concorrência também acompanhar para não perder espaço. Seria algo como Steam Machines? Embora eu duvide, há muito para se esperar ainda. Mais informações devem vir nos próximos meses com a chegada do PSVR.
Fonte: Kotaku