Review – Pokémon X & Y

Um dos grandes títulos da Nintendo, e provavelmente, um dos grandes responsáveis por transformar crianças do meu tempo no que são hoje, Pokémon dá na versão Pokémon X & Y um largo passo à frente. Distanciando-se um pouco do seu conservadorismo visto em suas últimas edições, nesta geração Pokémon trouxe novidades bem mais tangíveis que seus predecessores.

Gráficos diferenciados, sistema de batalha mais animado, personagens modelados em 3D, customização de personagens, mais sistemas integrados com as funções online, interação elaborada entre jogadores e até mesmo um comunicador por voz em tempo real. Esta é uma pequena lista para definirmos bem as adições encontradas em Pokémon X & Y. Acredito que, junto de você leitor, teremos uma longa conversa sobre minha experiência mais vívida, com a Nintendo, nos últimos meses.

O continente de Kalos

Ao iniciar sua aventura, o jogador se encontrará no continente de Kalos, uma região bem diversificada, com presença de desertos e de tundras. Como em todos os jogos da série, o seu personagem foi escolhido pelo professor para uma aventura na região.

Pokémon X & Y trazem as mega evoluções de algumas criaturas específicas
Pokémon X & Y trazem as mega evoluções de algumas criaturas específicas.

O professor em questão se chama Sycamore, e deseja concluir suas pesquisas em um campo novo ao universo Pokémon: as Mega Evoluções.Estas evoluções consistem de modificações temporárias, quando certos objetivos são alcançados pelo jogador:1. Primeiramente, o Pokémon em questão deve ser capaz de megaevoluir.
2. Em seguida, o jogador deve possuir uma pedra específica para o Pokémon que ele deseja evoluir.
3. Deve-se então sincronizar a pedra com o bracelete de megaevoluções, permitindo então que o Pokémon alcance a forma mega evoluída.

Mas se nos permitirmos, a região de Kalos passa por uma situação muito mais conturbada. Digo isto porque a princípio, se apenas passarmos os olhos pelos diálogos, não passa do clássico embate entre o protagonista e uma equipe qualquer. Porém, ao verificar mais a fundo, é possível desenvolver ideias da situação em Kalos. Estas pequenas conspirações do dia a dia você pode conferir neste artigo, que associa um pouco da nossa geografia atual com a temática da região de Pokémon X & Y.A história é breve e ao mesmo tempo completa, então, em meados das batalhas de ginásio o jogador será convidado a resolver problemas e verificar eventos no mundo Pokémon. Toda essa trama se passa na companhia de Pokémon, tanto novos desta geração, quanto velhos conhecidos de gerações passadas.

Redefinição de Pokémon Stadium

Se você, como eu, foi uma criança que vivenciou o tempo de Nintendo 64, então você conheceu Pokémon Stadium. Era como estar encarnado no Ash e viver no mundo de Pokémon, com criaturas em 3D e ataques animados. Pokémon Stadium foi como uma versão em HD dos jogos de Gameboy e Gameboy Color. E é exatamente neste ponto que Pokémon X & Y conseguiu tocar.

Com essa redefinição visual nas batalhas, as batalhas ficaram tão cativantes quanto o desenho nos deixava, sem piscar de frente a uma tela com criaturas se batendo. Pokémon X & Y tem tantas melhorias visuais, personagens mais detalhados (e customizáveis!), Pokémon com ataques mais deslumbrantes, animações diferentes, dando uma nova visão e dinamicidade aos combates.

Após a adoção do visual 3D, abandonou-se um pouco aquela clássica cartunização do personagem, quando ele é um rapazinho adolescente que vai encolhendo até se tornar um jogo de videogame (presente nas versões anteriores). Desta vez temos um mundo mais proporcional, com uma sensação de realidade bem mais agradável.

A única falha é que, durante algumas batalhas triplas, há uma leve queda de FPS nas animações entre golpes (aquelas câmeras cinematográficas, que mostram ângulos dos pokémon se encarando), provavelmente resultada de um excesso nas capacidades visuais do console.

http://www.youtube.com/watch?v=1ys0w3aHwjc

Quesitos técnicos

Um bom treinador conhece seus Pokémon pela voz

Acredito que boa parte dos jogadores de Pokémon, se não todos, se perguntaram: “Por que meu Pokémon, em vez de falar o seu nome igual no desenho, faz uns ruídos estranhos?”.

Bom, primeiramente porque seria caótico, existem Pokémon que não encaixam bem na ideia de falar seus próprios nomes. Mas os ruídos acabaram. Isso porquê nesta versão de Pokémon temos um som deveras mais audível. Me surpreendi de verdade quando, por curiosidade, decidi comparar o som atual do Kyogre (Pokémon lendário de água de gerações passadas) com o seu ruído antigo. Houve uma limpeza muito maior no som, como se toda aquela chiadeira antiga, que mais parecia um carro passando na rua, tivesse filtrada por uma caixinha de som macia e delicada.

Pokémon sempre incentivou bem o ponto de atenção com o áudio, onde Pokémon seriam reconhecíveis pelo seu som natural ao entrar em batalhas ou serem encontrados nos matos, porém desta vez, de verdade, o jogo dá a oportunidade de identificar de fato o som da criatura.Sem comentar na trilha sonora do jogo, que encaixa perfeitamente nas cidades, metrópoles com sons mais agitados, vilarejos com toques mais de campo. Pokémon X & Y acerta com sua trilha sonora, dando ares nostálgicos da série enquanto, ao mesmo tempo, agracia o ouvido dos jogadores com uma trilha sonora bem mais limpa.

Pokemon Amie permite que o jogador cuide de seus pokémons com alimento e mini-games
Pokemon Amie permite que o jogador cuide de seus pokémons com alimento e mini-games

No quesito de áudio, Pokémon tem seu conceito, renovando sua característica clássica de 8-bit com a modernidade dos equipamentos que temos hoje. Som, inclusive, que marca presença até mesmo no modelo 2DS, que apesar de possuir configuração apenas para mono, não deixa a desejar com as músicas e sons do jogo.

Então eu posso andar na diagonal?

Ponto marcante no jogo foi a sua jogabilidade, que está renovada. Nunca foi tão divergente receber “mais do mesmo” e sentir um ar de novidade tão forte em um jogo.

Andar na diagonal, sonho utópico dos antigos jogadores, agora é uma realidade. Adeus às velhas estratégias de “quantos passos devo dar à frente e aos lados para sair o mais rápido possível deste matinho?”. Além da adição dos patins. Lembro-me quando Pokémon adicionou os sapatos de corrida, tornando as caminhadas muito mais rápidas. Agora com os patins, o jogador tem a possibilidade de andar mais rápido, fazendo algumas “manobras” de quebra.

O Super Training é um metodo novo que facilita o treinamento avançado de Pokémons
O Super Training é um metodo novo que facilita o treinamento avançado de Pokémon.

Este é o ponto que quero chegar. A jogabilidade ficou tão renovada que o simples fato de caminhar no jogo é um choque ao iniciar a jornada. Mas as diferenças não acabam apenas nas caminhadas.O sistema de batalhas ainda é o mesmo. Turnos, golpes, estratégias. A diferença é no pesar que as batalhas dão. Antes, era até possível sentir um pouco de sono ou cansaço devido a falta de movimentos e combates relativamente parados. Mas em Pokémon X & Y, quando se faz a decisão de um golpe, você “sente” o golpe acontecer. Quando meu Pokémon realiza uma investida, ele realmente a faz. Quando se decide atacar com algum golpe de peso (Ex.: Hyper Beam), realmente dá a impressão de ser algo forte.

Isso sem contar nos infinitos ambientes e possibilidades para acessar após a finalização do jogo. Battle Maison, Battle Chateau, restaurantes que dão prêmios em dinheiro do jogo (muito, muito dinheiro!), lojas de roupas para o personagem, lojas de pokébolas, lojas de pedras de evolução, safaris que variam de acordo com os seus amigos no 3DS e mais.O continente de Kalos é vasto e dá muita acessibilidade aos personagens. Interessado em fazer um Pokémon para campeonatos? Bom, faça ovos, verifique os atributos da criatura e comece a treinar no sistema de Super Training. Interessado em ganhar dinheiro e ser recompensado por isso? Passe algumas horas no Battle Chateau e suba de posição, desde visconde até mesmo a um barão das batalhas. Quer conseguir alguns itens mais raros ou que adicionarão alguma tática diferente às batalhas? Que tal o Battle Maison, com seus pontos de recompensa, é possível arrecadar itens de uma lista massiva, com uma possibilidade absurda de inovação nas táticas de batalha.

Tudo isso é apenas o que se tem pra fazer APÓS a conclusão da jornada. Ainda temos o bom e velho sistema de ginásios, sem contar a história do jogo, que fica à parte da boa e velha perseguição ao sucesso de melhor treinador do continente. É ver para crer.

Batalhas, trocas e sistema de milhas

As funções online do jogo não deixam a desejar. Pokémon X & Y traz ao jogador um sistema novo de trocas: o Wonder Trade. É simples e pode ser definido em três passos:

1. Tenha 1 Pokémon
2. Ofereça o Pokémon
3. Ganhe qualquer outro em troca, de uma pessoa totalmente aleatória do mundo.

O jogo também oferece o Global Trade System, no qual o jogador pode oferecer um Pokémon de sua coleção em troca de uma espécie em específico. Fica bem mais fácil achar aquele lendário que falta na pokedéx. Utilizar desses serviços rende milhas ao jogador. Acumular estes pontos permite que, em um sistema sincronizado com o jogo, ele possa efetuar troca de pontos por itens de consumo (Ex: Rare Candy, Heart Scale).

O universo Pokémon ficou digitalmente mais vasto, e a comunicação online amplifica ainda mais este mundinho.

Há também o sistema de amigos, conhecidos e transeuntes no local, permitindo interação em tempo real com outros jogadores, sejam amigos próximos ou um chinês perdido no mapa em algum canto da Terra.Dentro do menu de interação, o jogador pode escolher realizar uma troca ou até mesmo enfrentar o oponente em uma batalha. As batalhas têm suas regras, sejam batalhas singulares, em duplas, em trios, ou o sistema de batalha com rotação. O interessante é que os jogadores testem os sistemas e elaborem estratégias (e Pokémon) especificos para times que tenham desempenho superior em cada tipo de batalha.

A Game Freak ainda faz bom uso das conexões online para enviar atualizações e reparos ao jogo, que é conhecido por ter alguns fãs mais espertos que os outros, e que utilizam de programas e hacks para sair em vantagem em batalhas ou trocas online. Essa atitude mantém o jogo sempre em condições boas para se jogar, considerando que não é de grande hábito a atualização de jogos portáteis.

yveltal-pokemon-x-and-y

Conclusão

Pokémon X & Y são obras primas da série. Caracterizados por trazer inovação e renovação a algo que já estávamos acostumados. É um grande potencial de vendas, não somente do jogo, mas de 3DS também. O que define bem a geração, em palavras pessoais, é que mesmo possuindo um bom acervo de jogos a minha disposição, o tempo gasto com o meu portátil é praticamente exclusivo de Pokémon.

Sempre há uma atualização ou algum canto de Pokémon que te chamará novamente para uma exploração. Seja para batalhar com amigos, seja para trocar criaturas pela internet. Pokémon X & Y acertou em cheio em todos os seus pontos, e vale cada centavo. Campeão em fazer consumidores adquirirem o portátil da Nintendo exclusivamente para jogar a série.

[infobox title=’Ficha Técnica’]Pokémon X & Y
Plataformas: Nintendo 3DS
Desenvolvimento: Game Freak
Distribuição: Nintendo
Data de Lançamento: 12/10/2013[/infobox]