Talvez o nome Patrice Désilets não chame atenção à primeira vista. No entanto, o cara já carrega uma boa bagagem, tendo dirigido Prince of Persia: The Sands of Time, Assassin’s Creed e Assassin’s Creed 2, entre outros trabalhos.
Agora, o novo e modesto desejo de Désilets é contar toda a história do desenvolvimento de nós, seres humanos, em um único jogo. Em recente entrevista à Games Radar, Patrice revelou ser vidrado em História, surgindo daí a ideia para seu novo projeto, o game episódico Ancestors: the Humankind Odyssey.
Cada episódio irá focar em um novo estágio evolucionário do homem, sendo o primeiro deles, nas palavras do próprio Patrice, voltado ao “dia em que fizemos algo único”. Fogo? Roda? Nada disso. A primeira parte da história será a respeito de quando finalmente fomos capazes de ficar de pé (sim, é isso mesmo). Os que esperam mais ação podem ficar tranquilos; os capítulos seguintes tratarão do desenvolvimento de nossa inteligência, trazendo entre os personagens figuras como Orrorin, um de nossos ancestrais mais antigos, e outras mais conhecidas, como o Australopithecus.
O jogo já conta com 20 capítulos pré-planejados, com menções à criação da roda e ao uso de ferramentas, em meio a várias outras questões fundamentais, como contar a história da primeira pessoa que teve a ideia de tirar leite de uma vaca. Game of the Year, sim ou com certeza?
Patrice também pretende combater algo que ele vê como um grande problema dos jogos em episódios: “uma vez que você termina [cada capítulo], não há mais nada a fazer”, aponta. Por esse motivo, Ancestors: The Humankind Odissey será focado tanto na narrativa como na sobrevivência em um mundo aberto:
“Da maneira como eu estruturei o jogo, você tem 15 minutos de sequência de ação. Eu te coloco em um estado emocional e depois disso te deixo em um playground para que você sobreviva. Um mundo aberto onde você irá desenvolver seu personagem. É linear, como Uncharted, e de repente ganha aspectos de sobrevivência, como em Rust”
Os episódios possuem uma continuidade e irão convergir para um ponto em comum em determinado momento da história. As ações tomadas também resultarão em diferentes consequências, em um sistema aos moldes de RPG. Você pode decidir guiar sua tribo para um caminho similar ao de um guerreiro, com upgrades de caça, ou então apostar na função de herbalista, investindo na relação com os recursos oferecidos naturalmente pelo seu habitat, por exemplo.
Ainda não há informações disponíveis sobre a data de lançamento de Ancestors: The Humankind Odissey ou sobre quais plataformas o game estará disponível. Resta torcer para que não demore mais uma era evolutiva até o jogo ser lançado.
E você, o que achou da proposta de Ancestors?