Returnal recebeu um novo trailer nessa quarta (17) graças à Sony Interactive Entertainment e a sua desenvolvedora, Housemarque.
O trailer do shooter roguelike traz diversos mistérios, tanto sobre Selene quanto sobre o planeta alien Átropos. Por conta disso Greg Louden, um dos responsáveis pela história de Returnal, deu explicações ao PlayStation Blog sobre quatro mistérios do trailer:
1. Uma missão de reconhecimento não autorizada que deu errado
“Nossa história segue Selene, uma exploradora do espacial ASTRA grego-americana que é uma personagem complexa e em camadas, inteligente e cheia de recursos. Pela primeira vez em sua carreira, ela vai contra as ordens de viajar para o planeta estranho Atropos para seguir o sinal de transmissão da “Sombra Branca”. Ao chegar, ela cai em uma floresta alienígena. Aqui, ela descobre as ruínas de uma civilização alienígena cheia de estátuas, portões, xeno-tecnologia e cadáveres alienígenas. Mas ela não está sozinha. A superfície do planeta está repleta de criaturas hostis que atacam Selene à vista, bem como outras ameaças deixadas pelos antigos habitantes do mundo.
Em Átropos tudo é hostil, estranho ou misterioso, deixando Selene como um de nossos únicos elementos humanos. Portanto, era importante para nós que nossa liderança fosse um personagem interessante e complexo pelo qual os jogadores torceriam e gostariam de entender melhor. Estou muito feliz em compartilhar que Selene é dublada por Jane Perry (recentemente Diana Burnwood na Trilogia Hitman), enquanto sua aparência visual e captura facial são de Anne Beyer.
—Nós queríamos que o traje de Selene contrastasse totalmente com o mundo escuro e estranho em que ela está presa. O design claro e limpo é uma tela para mostrar sua jornada e permite que você rastreie seu movimento em ambientes escuros e combates bullet hell.
—O traje ASTRA é uma peça de tecnologia impressionante, mas não torna Selene imune a danos, nem faz a luta por ela. Não queríamos que o jogador se sentisse seguro em uma armadura, mas sim que sobrevivesse graças à sua habilidade e raciocínio rápido.
2. Como o mundo muda para desafiá-lo
Durante sua primeira patrulha, Selene examina a xeno-tecnologia, se defende e encontra recursos úteis, mas eventualmente ela sucumbe aos elementos e morre apenas para despertar novamente na cabine de sua nave momentos antes do acidente. Ao deixar o local do acidente, ela descobre que o mundo mudou seu layout, tornando sua jornada para o sinal de “Sombra Branca” diferente a cada ciclo e renascimento. É um ciclo interminável onde nem mesmo a morte é uma escapatória.
Jogadores descobrem este mistério juntos com Selene e têm que lutar contra as criaturas hostis, armadilhas, perigos e elementos mais hostis de Atropos. É uma história que você deve ir descobrindo com Selene e interpretar por meio de nossos ambientes, design de som e elementos de história. Mostramos alguns desses ambientes em nosso trailer de história e há ainda mais ambientes e criaturas únicas para explorar, compreender e superar em Returnal.
Cada ambiente é um local especial que tem novas criaturas para encontrar, histórias para descobrir, e muito mais. Como você pode ver no trailer, as Overgrown Ruins são uma floresta opressiva semelhante a um labirinto, cheia com os restos da civilização alienígena que se reorganizam como um quebra-cabeça a cada ciclo. Em comparação, o Crimson Wastes é um deserto vermelho aberto com novas ameaças hostis e camadas de história para descobrir.
Cada local em Atropos muda e é reembaralhado a cada morte e renascimento, dando a Selene e aos jogadores um novo desafio a cada repetição. Felizmente, Selene é muito engenhosa e pode utilizar a xeno-tecnologia para encontrar atalhos, enquanto faz progresso permanente graças a certos itens que resistem ao ciclo. Outros itens também permitem que ela lute cada vez mais a cada ciclo.
3. Reviva outros ciclos que não são seus
Durante sua jornada por Átropos você descobre a história da civilização alienígena por meio de um conjunto de estátuas holográficas, chamadas de Xeno-arquivos, e as escritas perturbadas encontradas em Xenóglifos, que contam a mesma história de outro ponto de vista. Os xeno-arquivos são puramente visuais e precisam ser decifrados, enquanto os xenóglifos são escritos e precisam ser traduzidos por meio de amostras de linguagem coletadas no Átropos. É uma nova maneira de contar uma história e estamos muito animados para os jogadores tentarem descobrir os mistérios desta civilização alienígena.
Conforme mostrado em nosso trailer, Selene também descobre seus próprios cadáveres em Átropos. Esses cadáveres podem apresentar projeções de mortes de outros jogadores (por meio de nossos sistemas online), ou registros de áudio que são deixados para trás por outras versões de Selene que ela não consegue se lembrar de ter gravado. As projeções mostram mortes de outros jogadores em Returnal, e você pode decidir procurar esses cadáveres em busca de itens ou vingar suas mortes, desencadeando eventos que são mais interessantes de você descobrir quando jogar. O conteúdo da história de registros de áudio é uma narrativa feita à mão, uma vez que as projeções são todas criadas por meio da morte de outros jogadores e encontradas em todos os ambientes de Returnal.
4. Descubra um mistério ainda maior em primeira pessoa
Por último, mas não menos importante, como você notou em nosso trailer, Selene também descobre uma casa misteriosa que é estranhamente familiar. Returnal é focado em uma experiência de ação em terceira pessoa, mas Selene e os jogadores também podem escolher entrar nesta casa em Átropos em sequências atmosféricas de história em primeira pessoa, onde ela enfrenta eventos estranhos e familiares…”
Returnal chega ao PlayStation 5 dia 30 de abril