Em entrevista a Polygon, diretor criativo do jogo Tim Willits confirmou que Quake Champions será na sua essência free-to-play, com a opção de compra de um pacote de personagens.
Basicamente o jogo gratuito dará a opção de jogar apenas com Ranger, que é o personagem principal de Quake, e para ter acesso ilimitado aos demais personagens você poderá comprar o pacote “Champions Pack”.
Além disso, o jogo também terá uma “moeda interna”, chamada Favor, que será adquirida durante as partidas e com ela os jogadores poderão testar outros personagens por um tempo limitado. Willits clarifica que essa moeda será de fácil aquisição durante as partidas para que os jogadores não se preocupem em ser um grind interminável. Com elas também será possível comprar backpacks para acessar os desafios Rune Challenges e ganhar relíquias, que ao serem abertas premiarão os jogadores com itens cosméticos e poderão liberar outros personagens, como Nyx, que foi revelada no vídeo abaixo recentemente:
Willits explica que a única diferença entre quem decidir comprar o Champions Pack e quem decidir jogar gratuitamente será somente o acesso aos personagens, não haverá nenhum modo de pay-to-win e ambos competirão nas mesmas arenas e divisões, reforçando o gameplay focado em skills que sempre fez parte da franquia.
A decisão por este modelo segundo Willits é o desejo que a Bethesda e a iD Software possuem de levar Quake Champions para o maior número de jogadores possíveis. Segundo ele há uma grande quantidade de pessoas hoje jogando CS:GO e Overwatch que inicialmente jogavam e amavam Quake, então com esse modelo eles esperam captar esses jogadores novamente e então expandir as opções com campeonatos e ligas competitivas.
Certamente a decisão é uma ótima notícia, eu que iniciei minhas jogatinas online com Quake 3 Arena particularmente não vejo a hora de testar Quake Champions.
O jogo será lançado exclusivamente para PC ainda em 2017 (uma versão para consoles ainda está em discussão), e um beta fechado aceitando inscrições será realizado em breve.